sexta-feira, 30 de abril de 2010

FICHA LIMPA: LUGAR DE CRIMINOSO É NA PENITENCIÁRIA


CHEGOU A HORA DE LIVRAR O BRASIL DOS CRIMINOSOS DE GRAVATA. FICHA LIMPA NELES. Que seja aprovada, pelo Congresso Nacional, na semana que vem, a lei que passou a ser conhecida pelo nome de “ficha limpa”. O Brasil precisa de transparência. A classe política não pode continuar na condição de espelho do lado mais podre da sociedade, mas deve espelhar, sim, o lado melhor, o lado mais ético do nosso povo. Chegou a hora da depuração dos candidatos que deverão ser votados para os mais diversos cargos públicos do país. Lugar de criminoso é nas penitenciárias e não nos parlamentos. Estou como cidadão e como homem público, torcendo para que essa lei seja aprovada na Câmara dos Deputados na semana que vem. A sua aprovação representará um marco na história política do país, ou seja, vai delimitar duas épocas: o antes, quando qualquer assaltante, qualquer bandido, podia ser eleito a cargo político, o que infelizmente acontece hoje, e o depois quando haverá um processo de triagem pela Justiça Eleitoral para impedir que meliantes, ou melhor, o lado podre da maçã contamine a vida pública nacional. Mas isso não é tudo. É obvio que essa nova lei vem ajudar, mas é preciso muito mais, é necessário que o nosso povo escolha com mais critérios os candidatos a cargo eletivos, e muita gente deixe de votar por dinheiro, sacola de rancho e, às vezes, até por cachaça. Como também deixe de votar nos chamados justiceiros, no fundo pilantras que passam a usar programas de televisão e rádio para conseguir se eleger a cargos políticos. Oportunistas e demagogos de carteirinha jogam para se dar bem. Eleitos, passam a defender o governante de plantão, seja ele quem for. Alem da lei da “ficha limpa” a ser aprovada, o eleitor, também, deve fazer a sua parte livrando o Brasil de ser governado pelo lado mais sombrio da sociedade.
Vereador Mário Frota
Líder do PDT na CMM
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

quinta-feira, 29 de abril de 2010

GASODUTO: UMA BOMBA QUE PODE EXPLODIR


A TUBULAÇÃO PARA O GÁS, POR FALTA DE RAIO X NAS SOLDAS PODE, NO FUTURO, PROVOCAR UMA TRAGÉDIA, A EXEMPLO DO QUE ACONTECEU EM CUBATÃO, ONDE UMA FAVELA DESAPARECEU DO MAPA. A tubulação para o gás está preocupando muita gente porque pode, no futuro, causar graves danos ao povo de Manaus. O que se sabe é que não estão passando raio x nas soldas, o que é fundamental por questão de segurança. Uma solda trincada pode levar a um vazamento de gás que pode causar grandes estragos, a exemplo do que aconteceu em Cubatão, onde uma pequena favela, depois de sucessivas explosões, desapareceu do mapa.

O que está sendo feito é criminoso. O correto é fazer a solda dentro da caneleta e não fora como está ocorrendo. E o pior: depois de enterrados, por razão que não deu certo, são desenterrados, suspensos por guindastes e, depois, recolocados nas valetas. Fato mais grave porque, frente a tal manipulação, é possível ocorrer rachaduras nas soldas.

É preciso que o Ministério Público se manifeste sobre o assunto. A continuar como está o povo de Manaus pode ter uma bomba debaixo dos pés que poderá explodir a qualquer momento. Pessoalmente, na condição de representante do povo de Manaus, vou entrar com uma representação junto ao Ministério Público, com o propósito de se evitar que Manaus seja, no futuro, palco de uma tragédia a exemplo de Cubatão.

Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

quarta-feira, 28 de abril de 2010

GASODUTO: AMEAÇA À POPULAÇÃO DE MANAUS


Mário Frota teme desastre com a tubulação de gás. Citando o artigo do jornalista João Bosco publicado na edição do jornal Em Tempo de hoje (27), o vereador Mário Frota (PDT) alertou sobre a questão dos tubos condutores de gás que estão sendo colocados nas ruas da cidade de modo inadequado. De acordo com o parlamentar, a forma como a tubulação está sendo implantada representa uma ameaça à segurança da população de Manaus.
Ele assegurou que técnicos apontaram que a tarefa de soldar os tubos tem que ser feita na caneleta, e não na parte de cima do terreno. "Não fazem análises para determinar se o solo está perfeito e estão colocando as soldas antes de assentar os tubos. Da maneira como isso está sendo feito, podem ocorrer rachaduras nas soldas, o que representa um grande perigo de vazamento de gás e de explosão, no futuro", garantiu. O vereador lembrou que há algum tempo ocorreu uma explosão, na favela de Cubatão, em São Paulo, devido à mesma situação. "A favela praticamente desapareceu", recordou.
Mário Frota disse que fará uma denúncia ao Ministério Público Estadual, para evitar que ocorra em Manaus um desastre semelhante ao ocorrido em São Paulo.
Fonte: Chris Reis
Fotografia: Heraldo Rocha

segunda-feira, 26 de abril de 2010

MINISTRO ORLANDO SILVA FALA BESTEIRA


OU O MINISTRO DOS ESPORTES ORLANDO SILVA É UM BRINCALHÃO, OU AGE DE MÁ-FÉ QUANDO FALA EM NOME DA FIFA E DIZ QUE SE O VIVALDÃO NÃO FOR DESTRUÍDO E A ARENA CONSTRUÍDA MANAUS SAI DA COPA DE 2014.

O ministro dos Esportes do Lula, Orlando Silva, não tem nada a ver com o seu homônimo que terminou consagrado como um dos maiores cantores do Brasil. O cantor Orlando Silva abria a boca para cantar e, quando o fazia, encantava quem o ouvia. Inspirou até a bossa nova de João Gilberto, pelo menos é o que afirmam os estudiosos da música popular brasileira. Ao contrário, o ministro do presidente Lula abre a boca para dizer besteira, a exemplo do que foi publicado nesse último domingo, dando conta que, ou o governo implode o Vivaldão e constrói o Arenão, ou Manaus deixa de participar da Copa de 2014.

Outra cômica do ministro é que o governo federal vai proporcionar muitos jogos amistosos entre as seleções nas capitais que não conseguiram emplacar como sub-sedes dos Jogos de 2014. Boa Vista, capital do Estado de Roraima, seria um dos beneficiados, diz o ministro. Ora, em 2014 o Lula não é mais o presidente da República e esse Orlando também não será mais ministro. Ele promete o que não mais estará sobre o seu controle. É um tremendo cara-de-pau. Na semana passada, a pesquisa feita pela Data-Folha apresentava José Serra com 10 pontos na frente da candidata petista.

Ou esse ministro é um brincalhão, ou age de má-fé, tentando plantar no espírito das pessoas que até 2014 o presidente Lula e a turma do dinheiro na cueca ainda vai estar no poder. É muita pretensão. Afinal, o ministro é porta-voz do governo, ou está a serviço das empreiteiras que querem meter a mão nos 500 milhões de reais que serão destinados à construção da Arena? Ele fala em tom ameaçador, ou seja, deixando a todos a impressão de que quem está falando não é o ministro dos esportes do Brasil, mas um agente operoso das empreiteiras que estão loucas para meter a mão nessa grana alta, dinheiro com o qual poderíamos construir 250 escolas, com 20 salas, devidamente climatizadas, com quadras polivalentes, ao preço de dois milhões de reais a unidade.

Por que ao invés de fazer o jogo das empreiteiras, o ministro Orlando Silva não força o Distrito Industrial, que tem uma receita de 30 bilhões de dólares/ano a investir um pouco no esporte no Amazonas, em especial no futebol, que hoje está absolutamente falido? Essas mesmas indústrias financiam os times da região Sul e Sudeste do País, mas, aqui, o que eles dão é uma banana quando algum dirigente de time local vai procurá-los nas empresas.

Vamos lá ministro. Vá para cima deles. Antes de qualquer projeto megalomaníaco, como essa tal de Arena, o que primeiro se deve fazer é lutar pelo renascimento do futebol no Amazonas. Por que implodir um estádio que, segundo cálculo feito pela revista Exame, vale 400 milhões de reais? Não fica mais barato adequar o que já temos e, de forma racional, utilizarmos o dinheiro a ser usado na construção da Arena em setores prioritários, como saúde, educação, saneamento e segurança? Fique do lado do povo ministro e não das empreiteiras. Estamos de olho no senhor, ministro, e bem abertos.

Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

terça-feira, 20 de abril de 2010

AMAZONINO: ESCLEROSE OU POÇO DE CINISMO?



Amazonino: Esclerose, ou poço de cinismo.
Há duas semanas o prefeito Amazonino afirmou, em alto e bom som, que os corujinhas não passavam de caça níqueis. Deu a entender que se tratava de uma malandragem da Prefeitura para arrancar dinheiro do bolso do povo. Pelo menos é o que todo mundo, medianamente inteligente, entendeu. O reizinho é um poço de cinismo ou está esclerosado.

Agora vem anunciar, pelos mesmos jornais, que a prefeitura vai instalar 72 corujinhas em lugares estratégicos da cidade. Trata-se de absoluta falta de pudor. Ontem tachou os 39 corujinhas já existentes de caça níqueis e, agora, na maior cara de pau, diz que daqui a 60 dias serão instalados 72, ou seja, quase o dobro. O negão é o cara. Um dia ele manda cacete nos corujinhas, tachando-os de caça níqueis; no outro, ele anuncia que vai contratar uma outra empresa, a Consiadei, que é de um amigo que o ajudou com dinheiro na campanha passada. Só que agora não serão mais 39 corujinhas caça níqueis, mas 72. Não tem nada melhor do que ser amigo do rei.

Tivesse ele um mínimo de seriedade não teria emplacado na IMTT o incrível Siqueirinha, um ex-juiz com cara de gnomo que só entende de trânsito porque aprendeu a dirigir carro. Pois bem, esse Siqueirinha embolsou nada menos de seis milhões de reais a título de uma desapropriação feita no passado pelo próprio Amazonino. Coisa de pai para filho. É o que se pode chamar de administração dos amigos e para os amigos. A escolha do secretariado não é feita pelo critério do mérito, mas recai nos que adulam, bajulam e beijam o pés do chefe.

Enquanto que só pela educação, ou seja, através de campanhas orientando o povo a respeitar a sinalização do trânsito, a dirigir preocupado em proteger a vidas dos seus semelhantes, é que vamos diminuir os acidentes de trânsito. Por que, ao invés de corujinhas, os governantes não investem em programas educativos sobre o trânsito nas TVs e pelas rádios? Falta espírito público nessa turma que só pensa em arrecadar para ter mais dinheiro para meter no bolso.

Combati, com todas as minhas forças, os militares que tomaram o poder em 1964. Combati e orgulho-me de ter, ao lado de milhares de brasileiros, que não se renderam á prepotência do autoritarismo das baionetas, participado da derrubada daquele infame regime de força. Agora, o que não entendo, é porque a ditadura mensalmente patrocinava amplas campanhas educativas pela televisão e pelas rádios, não apenas sobre trânsito, mas também relacionadas à higiene pessoal (a exemplo da campanha que envolvia o personagem Sugismundo), enquanto, depois, na fase democrática, os governantes simplesmente se omitiram, lavaram as mãos, não se preocupando com campanhas educativas.

É por isso que o prefeito Amazonino prefere encher a cidade de corujinhas, de preferência instalar um desses caça-níqueis em cada esquina, para ajudar o amigo que o apoiou com grana na eleição passada. Quem se atreve a falar em campanha educativa para o Negão ele bota para correr. Não perca o seu tempo.

Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

ALÇA VIÁRIA EM FRENTE À UFAM


ALÇA VIÁRIA EM FRENTE À UFAM. O vereador Mário Frota apresentou requerimento, em forma de indicação, junto à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), solicitando ao prefeito Amazonino Mendes que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a realizar estudos de viabilidade técnica para a construção de uma Alça Viária na Avenida Rodrigo Otávio, em frente ao Mini Campus da Fundação Universidade do Amazonas, com a finalidade de desafogar o trânsito no trecho compreendido entre os bairros de Coroado e Japiim.
Gabinete do Vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Roberto Pacheco
Jornalista – Drt/AM 426



Manaus/AM., 05 de abril de 2010


REQUERIMENTO: 0561/2009
AUTOR: Vereador Mário Frota


Assunto: Requerer ao Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a realizar estudos de viabilidade técnica para a construção de uma Alça Viária na Avenida Rodrigo Otávio, em frente ao Mini Campus da Fundação Universidade do Amazonas.

Senhor Presidente, Senhores Vereadores e Senhoras Vereadoras.
Requeiro, em forma de indicação ao Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a realizar estudos de viabilidade técnica para a construção de uma Alça Viária na Avenida Rodrigo Otávio, em frente ao Mini Campus da Fundação Universidade do Amazonas, bem como, a retirada do sinal controlador do trânsito, com a finalidade de facilitar o acesso à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e descongestionar o tráfego de veículos naquela artéria.

JUSTIFICATIVAS

O desvio, controlado por um sinal de trânsito, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, em frente ao Mini Campus da Fundação Universidade do Amazonas, no sentido Coroado/Japiim está-se constituindo num verdadeiro gargalo, complicando a vida dos motoristas que trafegam na área e dificultando os trabalhos dos operadores da Engenharia de Trânsito.
No horário de pique, apesar da construção do Viaduto do Coroado, o trânsito fica totalmente congestionado no trecho que compreende aquele complexo viário, no início da área do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) até o desvio localizado em frente à UFAM.


Atenciosamente.

Vereador Mário Frota
Líder do PDT na CMM
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM





DEU NA IMPRENSA

Resumo das principais notícias veiculadas na mídia impressa referente às atividades parlamentares do vereador Mário Frota, no período de janeiro a abril de 2010.
Gabinete do vereador Mário Frota

MÁRIO FROTA NEGA ACORDOS FECHADOS
O vice-presidente do PDT, vereador Mário Frota disse que ninguém tem procuração para falar individualmente em nome do partido. A declaração tem o objetivo de desmentir a informação de que o PDT apoiará o nome indicado pelo presidente Lula.
Coluna: Fale com a gente
Jornal Diário do Amazonas
Domingo, 18/04/2010


CACIQUE
O vereador Mário Frota informou que seu partido, o PDT, vai discutir com todos seus membros qual candidato irá apoiar para o governo do Estado, nas eleições de outubro. Frota disse que ninguém está autorizado a falar pelo partido e que o PDT não tem cacique, por isso as decisões são tomadas pelo coletivo. O vereador adiantou que o PDT marcha com a candidata do PT, Dilma Rousseff, à Presidência da República e que terá candidato próprio ao Senado.
Coluna: Perfil
Jornal de Comércio
Sábado e Domingo, 18 e 19/04/2010


CACIQUE
O vereador Mário Frota (PDT) ficou incomodado com os rumores de que o PDT teria fechado acordo com o PR de Alfredo Nascimento. “Não tem essa de favas contadas. Não temos caciques. Somos um partido democrático e não vamos aceitar imposições de cima para baixo”, rebelou-se.
RESISTÊNCIA
Esta é a segunda vez, nos últimos dois anos, que Frota se rebela contra decisões de cúpula nacional. A primeira foi se opor à entrada do deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) na legenda. Na ocasião, Frota venceu a peleja.
Coluna: Contexto
Jornal: A Crítica
Sábado 17/04/2010


PDT INDEFINIDO
O vereador pedetista Mário Frota informou, ontem, em seu blog, que o PDT ainda não fechou com nenhuma candidatura majoritária, apesar de o presidente da sigla, senador Jefferson Praia, já ter acenado para o ex-ministro Alfredo Nascimento (PR).
DEFINIÇÃO PRÓXIMA
Segundo Mário Frota, o anúncio do nome que será apoiado pelo PDT será feito no encontro com os militantes nos dias 21 e 22 do mês que vem. Agora, tudo é especulação.
Coluna: Contexto
Jornal: Amazonas Em Tempo
Sábado, 17/04/2010


EVANDRO CARREIRA
Tarde, mas vai acontecer. O ex-governador Evandro Carreira, 83, será homenageado pela CMM com a mais importante honraria da Casa, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus. A homenagem foi proposta pelo vereador Mário Frota (PDT) há quase três anos.
Coluna: Sim & Não – Pinga Fogo
Jornal: A Crítica
Quarta-feira, 15/04/2010


EVANDRO CARREIRA
O vereador Mário Frota (PDT) vai insistir no apelo para que a CMM entregue ao ex-senador Evandro Carreira, 83, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus.
O reconhecimento a Carreira foi aprovado pela Casa em 2007, mas até agora não entregou a medalha.
Coluna: Sim & Não – Pinga Fogo
Jornal: A Crítica
Quarta-feira, 14/04/2010


CHAPA
A assessoria do vereador Mário Frota distribuiu informação ontem de que o PDT vai lançar no dia 1º de Maio o senador Jefferson Praia como pré-candidato a deputado federal para as eleições de 2010. Frota, segundo a notícia, vai encabeçar a chapa como candidato a governador.
HUMILHAÇÃO
Do vereador Mário Frota (PDT), sobre a nomeação do ex- prefeito Manoel Ribeiro para o Implurb: “ Para o Amazonino (Mendes) foi um problema de crise de consciência, mas para o ‘Maneca’ foi uma humilhação. Ele saiu da prefeitura (em 1988) escorraçado pelo Amazonino.”
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Sexta-feira, 09/04/2010


SE
O vereador Mário Frota (PDT), que tenta na justiça evitar a demolição do Vivaldão, apresentou a condição que o fará recuar da medida. “Se o Governo mostrar que a Fifa exigiu a demolição de estádio, eu retiro minha assinatura”.
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Quinta-feira, 08/04/2010


EMBATE
Dos posicionamentos contrários a ação contra a demolição do Vivaldão, tanto na Aleam quanto na CMM e do vereador Mitoso (PV), ontem, na CMM, talvez, tenha sido o mais contundente. Mitoso encarou o colega Mário Frota (PDT), questionou o porquê dele não ter se manifestado antes, já que é da Comissão de Esportes, e o acusou de ser contra a Copa em Manaus.
CANDIDATOS
O vereador Mário Frota e o deputado Luiz Castro – candidatíssimos à eleição de outubro - assinaram a ação do Instituto Amazônico da Cidadania, que tenta barrar a demolição do Vivaldão. Na Aleam, Castro foi o alvo da maioria dos parlamentares.
Coluna: Contexto
Jornal: Amazonas em Tempo
Quarta-feira, 07/04/2010


LEITURA
O governador Omar Aziz reagiu ontem ao vereador Mário Frota (PDT), que tenta na justiça impedir a demolição do Vivaldão. Disse que a discussão deveria ser puxada por Frota antes da licitação e pediu que o parlamentar estude mais o assunto.
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Terça-feira 06/04/2010


ABRAÇO
O deputado Luiz Castro (PPS), o vereador Mário Frota (PDT) e Instituto Amazônico da Cidadania planejam fazer uma manifestação contra a demolição do Estádio Vivaldo Lima. O ato consiste em um abraço simbólico em torno do Estádio. Resta saber se a iniciativa contará com tantos adeptos.
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Terça-feira 05/04/2010


PANFLETAGEM
O vereador oposicionista Mário Frota começou o pré-aquecimento para disputar as próximas eleições. Com a revitalização da Santa Casa de Misericórdia como uma das suas principais propostas, vai lançar sua candidatura à Aleam pelo PDT.
Coluna: Júlio Ventilari
Jornal: A Crítica
Terça-feira 30/03/2010


ELE É DEUS?
Do vereador Mário Frota (PDT), sobre o projeto do Executivo, que pretende acabar com satisfação que o prefeito Amazonino Mendes (PTB) tem que prestar à CMM antes de sair do País. “Quem ele pensa que é? Mais do que o presidente? Ele pensa que é Deus?”
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Terça-feira 30/03/2010



QUE HORROR...
Uma prova de total irresponsabilidade com a coisa pública, pode ser constatada por quem quiser: numa sala cheia de paredes rachadas, goteiras e cupim, no que sobrou do prédio da Santa Casa de Misericórdia, jogados no chão, encontram-se os balancetes e as prestações de conta da administração do doutor João Lúcio Machado, ex-provedor daquela instituição. Tudo no lixo, como, alias, está o próprio hospital, que, segundo bocas e bicos, dificilmente voltará a ser um lugar de cuidados com a saúde. Talvez até um point para abrigar artistas e seus trabalhos regionais. Para que a SC volte a funcionar, seria necessário uma injeção de mais de R$ 20 milhões, suficiente para a construção de dois hospitais modernos. *** Sobre a Santa Casa, Mário Frota falará no programa “Nosso Encontro” de hoje, no canal 4.
Coluna: Baby Rizzato
Jornal: A Crítica
Sábado 20/03/2010


BALBÚCIOS
O vereador Mário Frota (PDT) emitiu nota para explicar porque deixou o plenário da Casa antes do fim do discurso do prefeito: “Ele não distribuiu a mensagem, a acústica do plenário é péssima e, além disso, o Amazonino não fala, balbucia”.
Coluna: Sim & Não
Jornal A Crítica
Terça-feira, 09/02/2010


ESPERANÇA DO VEREADOR
O Vereador Mário Frota (PDT) tem a esperança de enquadrar o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, no Artigo 82-A da lei Orgânica do Município, que obriga os prefeitos a cumprirem suas promessas.
Coluna: Contexto
Jornal Amazonas Em Tempo
Domingo, 31/01/2010

ÁGUA
Os vereadores Hissa Abraão (PPS) e Mário Frota (PDT) vão visitar na próxima semana onze bairros para verificar o problema da água na cidade. Eles são integrantes da comissão especial criada pela CMM para investigar a falta d’água em Manaus.
Coluna: Sim & Não
Jornal A Crítica
Quarta-feira, 20/01/2010


sexta-feira, 16 de abril de 2010

FORMANDO CONSCIÊNCIA PARA CIDADANIA


Mário Frota cobra responsabilidade do poder com a acessibilidade. Ao abrir nesta sexta-feira, 16, o "I Seminário de Acessibilidade Formando Consciência para a Cidadania", o presidente da Comissão de Direitos da Câmara Municipal, vereador Mário Frota (PDT, disse que "é preciso que haja responsabilidade da sociedade, em especial dos homens e mulheres que nós colocamos no poder" em relação aos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais.

O vereador lamentou que, "às vezes, os que estão no poder dão muito pouca importância às pessoas com deficiência" e lembrou o desrespeito aos direitos humanos como uma das raízes dos males sociais que afetam essas pessoas. Ele alertou para a necessidade de "se olhar para as pessoas portadores de deficiência com amor, com compaixão, porém nunca com preconceito".

Mário Frota lembrou que durante o período em que foi deputado estadual, sua grande preocupação foi criar a Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado, tarefa para a qual enfrentou muitas dificuldades. "A comissão foi criada na porrada. E a partir daquele momento começou-se a falar em direitos humanos no Amazonas. A comissão começou a convocar secretários e até o comandante da PM para prestar esclarecimentos sobre práticas contra os direitos humanos", recordou.

Como exemplo o vereador citou o caso de um adolescente que passou três anos na cadeia por uma suspeição de ter roubado um celular. "Eu nunca tinha visto uma coisa daquela natureza. Se aquele menino era bom, deve ter se transformado diante da violência sofrida na cadeia, porque um fato desses é uma violência sem igual para uma pessoa", disse.

Para Mário Frota, o momento hoje é outro, de uma nova consciência social sobre os direitos humanos "e essa consciência, que é mundial, está crescendo cada vez mais no seio da sociedade". O presidente da Comissão de Direitos Humanos elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo e lembrou que o seminário deve ser "o momento inicial de uma grande jornada que ainda teremos pela frente".

Fonte: Isaias Oliveira
Fotografia: Heraldo Rocha

DESATIVAÇÃO DE CORUJINHAS É MANOBRA


Os jornais noticiam que a partir de segunda-feira todos os corujinhas serão desativados por 60 dias. Ora, em recente entrevista, o prefeito Amazonino Mendes tachou os corujinhas de caça níqueis. Traduzindo: que só servem para, de forma desonesta, tomar o dinheiro do povo. Pelo menos foi isso que todo mundo medianamente inteligente entendeu.

Agora vem a história de desativar os corujinhas por 60 dias. O que se sabe é que se trata de mera manobra para entregar esse tipo de serviço terceirizado a uma outra empresa, dessa vez, uma ligada ao esquema do Negão, basta ver a grana que ela depositou, no período eleitoral, para a campanha do dito cujo.


Tudo bem. Já que o prefeito entendeu que as multas eram cobradas de maneira imoral e ilegal, por que ele não autoriza que todas as multas efetuadas no período sejam anuladas? Essa pergunta, todos querem fazer ao prefeito Negão. Ou seja, ele as considera ilegítimas, mas, mesmo assim, vai cobrar. Tem cheiro de moral de prostíbulo. Mas o que se pode mesmo esperar do sr. Mendes? Para dizer o que disse e não anular as multas, de duas coisas podermos desconfiar: ou ele agiu de má fé, com o fito de fazer politicagem, ou está esclerosado e, sendo assim, deveria estar num hospital e não à frente da Prefeitura.


Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da CMM

PDT VAI DISCUTIR APOIO POLÍTICO


Antes de negociar acordos ou decidir apoiar qualquer candidatura ao governo do Estado, o Partido Democrático Trabalhista (PDT/AM), pretende conversar com os candidatos oficiais para conhecer e avaliar seus programas de governo visando eleger o que achar mais adequado para fomentar o desenvolvimento da região. À presidência da República, o partido deverá apoiar Dilma Rousself, pré-candidata do PT, que tem no ministro do Trabalho, Carlos Luppi (PDT), um aliado em nível nacional.


De acordo com o vereador Mário Frota, vice-presidente do PDT, o partido pretende sair com candidatos próprios a Deputados Estadual e Federal e ao Senado da República que, quando confirmados, terão o apoio irrestrito da legenda. Para o parlamentar, ninguém tem procuração para falar individualmente em nome do partido que tem uma Comissão Provisória Estadual, composta de onze membros, e deve decidir, em conjunto com os demais filiados, os destinos do PDT no Amazonas.


A declaração do vereador tem o objetivo de desmentir boatos de que o PDT do Amazonas já teria fechado acordos e que iria marchar com o nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mário Frota lembra ainda que nada impede a direção do partido conversar democraticamente com todos os candidatos, mesmo porque o prazo das convenções partidárias vai até 30 de junho para definir nomes que deve dar origem aos arcos de alianças.


Para analisar o quadro político do Amazonas e estudar a viabilidade de apoiar candidaturas majoritárias que estão embrionárias para as próximas eleições, o PDT vai realizar nos dias 21 e 22 de maio, um Seminário em Manaus com vereadores, vice-prefeitos do interior do Amazonas e demais filiados do partido.


Mário Frota adianta ainda que o partido sempre delibera de forma democrática, lembrando que nas eleições de 2006, o ex-senador Jefferson Peres decidiu apoiar Eduardo Braga (à época no PPS), para governo do Estado enquanto o restante do partido caminhou com Serafim Correa (PSB). “O PDT, ao longo dos tempos, sempre discutiu abertamente as suas decisões políticas porque não tem caciques dentro da legenda e qualquer menção individual de apoio a nomes é mera especulação de fórum íntimo”, finaliza Mário Frota.


Gabinete do Vereador Mário Frota

Fonte: Roberto Pacheco

Assessor de Comunicação - (Mtb 426)

DEMISSÃO DE GARIS CONTESTADA


Mário Frota volta a criticar prefeito pela demissão de garis. Abrindo o grande expediente desta quarta-feira (14) no plenário Adriano Jorge, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Manaus, vereador Mário Frota (PDT) voltou a criticar o prefeito Amazonino Mendes que não recontratou os 300 garis demitidos pela prefeitura, desobedecendo a uma liminar judicial que preserva o emprego dos trabalhadores temporários do município. "Como o prefeito da capital pode desacatar uma decisão judicial?", questionou.

Ainda durante o pronunciamento, o vereador garantiu que o prefeito pode mandar nos secretários, mas de maneira nenhuma pode fazer isso com os juízes do Amazonas. Para Frota, é desumano ver o sofrimento dos garis que foram demitidos, alguns com mais de 50 anos de idade, enquanto a prefeitura paga uma indenização milionária ao presidente do IMTT, Rafael Siqueira. "O prefeito não se importa com a situação das pessoas", concluiu.
Fonte: Chris Reis
Fotografia: Heraldo Rocha

EVANDRO CARREIRA SERÁ CONDECORADO

Presidente da Câmara Municipal de Manaus, Luis Alberto Carijó (PTB)

CMM vai marcar data para homenagear ex-senador Evandro Carreira.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Luis Alberto Carijó (PTB) encarregou o líder do PDT na Casa, Mário Frota, a marcar junto ao Cerimonial a data em que o ex-senador Evandro Carreira receberá a medalha de mérito que lhe foi concedida há três anos pelo Legislativo municipal.

A medalha de ouro Cidade de Manaus foi concedida a Evandro das Neves Carreira através do Decreto Legislativo No. 016/2007, de autoria do vereador Massami Miki (PSL), e aprovado no mesmo ano.


Ao pedir do presidente Carijó que determinasse a data para entregar a comenda ao homenageado, Mário Frota destacou que o ex-senador Evandro Carreira é um amazonólogo que levou o Senado da República e o Brasil a repensarem a Amazônia através de uma série de pronunciamentos transformados em livros, titulados como ‘Recado Amazônico’. Frota lembrou que a medalha foi conferida há três anos por unanimidade do plenário. "Vamos homenageá-lo enquanto ele está vivo, porque sua idade está avançada. Chegou à idade provecta, em torno de 82 anos, vamos fazer essa festa aqui porque ele tem direito de receber essa comenda", apelou o líder pedetista.

Diante do apelo, Carijó disse que Mário Frota, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM, está encarregado de marcar a data para entregar a comenda. "Com certeza a medalha é justa, porque o ex-senador Evandro Carreira foi sempre um combatente pela causa amazônica, um homem de posições polêmicas, mas de princípios inegavelmente sólidos, então temos o dever de reconhecer o valor desse amazonense", acentuou o parlamentar.

Fonte: Gabriel Andarde
Fotografia: Heraldo Rocha

quarta-feira, 14 de abril de 2010

NEGÃO DESACATA JUDICIÁRIO


NEGÃO DESACATA JUDICIÁRIO MAS NÃO MANDA NA JUSTIÇA DO AMAZONAS. Só na época da ditadura vi decisão de juiz ser desacatada. Agora, em plena democracia, o prefeito Amazonino Mendes deixa claro que não vai cumprir a liminar expedida pelo desembargador Aristócrates Thuri, que determina pelo retorno dos garis que foram demitidos com mais de cinco (05) anos de trabalho.

O prefeito bate o pezinho e pronto. Acredita ele estar acima do judiciário, do papa e, quem sabe, até de Deus. O que vai fazer o Tribunal agora? Engole a agressão do Negão, ou vai obrigá-lo a engolir o desaforo? Tudo indica que ele andou lendo “A desobediência Civil”, de David Thureau, só que entendeu pelo avesso. Quem entendeu direito foi Ghandi, daí o sucesso da revolução pacifica em que a Índia derrotou os ingleses sem dar um único tiro.

E agora, o que fazer para o Amazonino entender que ordem judicial se cumpre e, querendo, apela-se à instância superior. O problema é que o dito Negão continua pensando que é o dono do Amazonas. A oligarquia que o pariu sempre agiu assim, rindo da cara da oposição e de algum juiz que tendesse se rebelar não aceitando ordens emanadas do poderoso de plantão no Palácio do Governo. A turma da oligarquia pensa, aliás, sempre pensou, que juiz é empregado dele e, em razão disso, deve ser submisso e não encher o saco de quem manda no pedaço. O Amazonino só teme os donos de ônibus. Basta ver as carroças que transportam o nosso povo. É interessante que ele afronta o Tribunal, mas fica de quatro para os donos de ônibus que humilham os manauaras, que apodrecem nas paradas, enquanto o ônibus não aparece porque está quebrado por aí.

Todo mundo está preocupado com a sorte de centenas de garis, muitos com mais de cinco anos de serviço na Prefeitura e com idade acima de 50 anos, ou seja, fora de um mercado de trabalho que bate a porta na cara de que já chegou aos 40. O problema é que o soba de Eirunepé quer é que os pobres se lixem. A preocupação dele é ajudar o gnomo que colocou na IMTT, o esperto Siqueirinha que, só de uma paulada, ou melhor, canetada, encheu-lhe o bolso com uma bagatela de 6 milhões de reais. O gnomo está feliz, cheio da grana, e ri da cara do nosso povo, o que dá para lembrar de uma famosa música de Vinícius e Toquinho que diz que rico ri à toa.

Enquanto Amazonino e o seu duende de estimação se divertem com o dinheiro do povo, aproximadamente 5 mil garis estão sendo jogados no olho da rua. De uma lado o Negão, o Gnomo e um primo escocês, um tal de Johnnie Walker, 18 anos, dançam e gargalham ao som de 6 milhões de reais e, do outro, os pobres garis, agora, desempregados, que não sabem como dizer aos filhos que vai faltar comida na mesa porque perderam o emprego. E quanto à decisão do Desembargador de fazer os garis retornar ao trabalho? Bem, ou Tribunal age e manda o reizinho cumprir a liminar, ou também se desmoraliza aos olhos do povo. Pessoalmente, acredito que o Tribunal vai reagir e dizer que ele, o Negão, manda no Siqueirinha, no Braguinha, vulgo Dr. Sábado e no Goraieb, mas NÃO MANDA NA JUSTIÇA DO AMAZONAS.

Vereador Mário Frota
Líder do PDT na CMM
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

CONTRA A IMPLOSÃO DO VIVALDÃO

Mário Frota: "Não sou contra a Copa do Mundo de 2014.
Sou contra a implosão do Vivaldão".

Foto do Estádio Vivaldo Lima extraída do site:
www.fussballtempel.net/conmebol/BRA/Vivaldao.html

Não sou contra a Copa do Mundo de 2014. Sou contra a implosão do Vivaldão. Por que alguns setores ficaram tão exaltados quando souberam que eu e o deputado Luiz Castro havíamos ingressado na Justiça com uma ação popular com o propósito de impedir a implosão do estádio Vivaldo Lima? No primeiro dia, pensei que, se saísse à rua poderia sofrer um linchamento por parte dessa turma? Mas por que tanto alvoroço?

Sejamos sensatos: é justo derrubar o Vivaldão que, segundo a revista Exame, vale hoje 400 milhões de reais. É um absurdo, mais do que isso, uma irresponsabilidade. Por que não adequá-lo à nova realidade? Há quarenta anos, Severiano Mário Porto, o autor do projeto do Vivaldo Lima, venceu em primeiro lugar um concurso nacional de arquitetura.

A sua inaugurarão foi uma apoteose. Travou-se um grande jogo. De um lado a seleção do Amazonas e, do outro, a seleção brasileira, que tinha em campo jogadores com Pelé, Tostão, Gerson, Rivelino, Jairzinho, entre outros. Goleou a seleção amazonense por 4X0. Saiu daqui para ser tricampeão na copa do México.


Mas por que querem destruir o Vivaldão? Será que o propósito é beneficiar empreiteiras de amigos? Não há lógica nisso. Pelo que consta, em nenhum momento a FIFA exigiu a demolição desse grande estádio. Fosse assim, a FIFA também teria exigido a derrubada do Maracanã, do Morumbi e de outros estádios brasileiros. O Maracanã, o maior estádio do País, comporta 100 mil pessoas, o Morumbi 80 mil e o Pacaembu, 70 mil, os dois últimos localizados em São Paulo, a maior cidade da América do Sul. O Vivaldão tem capacidade para 52 mil pessoas. Comparado ao Rio e a São Paulo Manaus é um ovo.


Para uma população de 2 milhões de habitantes o Vivaldão é um grande estádio. É, atualmente, o maior e mais moderno da Região Norte do País. E então porque querem derrubá-lo e, no seu lugar, construir um outro? Essa pergunta tem que ser feita ao ex-governador Eduardo Braga e ao atual Omar Aziz.


Recentemente, em Manaus, o arquiteto Severino Porto afirmou que se o problema é cobertura, ele resolve. Se o problema é aumentar a capacidade para receber mais gente, ele projeta mais arquibancadas.


E então o que está faltando? Não é mais barato reaproveitar e readequar o atual estádio e investir os 500 milhões destinados a construir a tal de Arena na melhoria do transporte coletivo de Manaus, hoje uma droga, o pior do País; fazer investimento na educação, saúde, saneamento e segurança; construir um porto para as embarcações regionais, haja vista que é uma vergonha Manaus não ter um atracadouro para embarque e desembarque de milhares de pessoas que diariamente chegam à Manaus oriundas do nosso interior e de outros estados vizinhos.

Como querer implodir um estádio que, há coisa de 10 anos, no governo de Amazonino Mendes, passou por uma reforma e, nele, se gastou o equivalente a 20 mil milhões de dólares. Tais gastos, à época, foram noticiados pela imprensa. O estádio foi modernizado e ganhou placar eletrônico, vestuário moderno, acomodação para os jogadores, além de cadeiras individuais Foi instalada, nos banheiros, uma banheira para cada jogador. Um luxo. Tudo de acordo com as exigências da FIFA. E por que agora desejam implodi-lo? Bem, por tudo isso, é que assinei a Ação Popular que tramita na Justiça Federal, que tem como propósito impedir a derrubada do Vivaldão.


Alguns dizem que, com esse ato, posso forçar a FIFA a retirar Manaus da copa. A bem da verdade, mais importante do que os jogos que aqui vão se realizar, são os investimentos em infra-estrutura para a nossa Manaus.
Quantos jogos aqui serão realizados? Há quem fale em dois, outro em três. O Brasil vai jogar aqui? Pessoalmente não acredito. O anfitrião pode escolher onde jogar, essa é a regra. O que se sabe é que a semifinal será no Morumbi e, a final, no Maracanã, o que nos parece justo por se tratar dos dois maiores estádios posicionados nas cidades mais populosas do País. Com certeza, aqui, seremos espectadores de jogos desimportantes, a exemplo de partidas de times de países andinos disputando com alguma seleção da África ou nação asiática. Caso alguém entenda que estou errado em tal prognóstico, por favor, peço que me corrija.

Vereador Mário Frota
Líder do PDT na CMM
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM
www.fussballtempel.net/conmebol/BRA/Vivaldao.html

terça-feira, 13 de abril de 2010

EVANDRO CARREIRA É PRATA DA CASA

Medalha de Ouro esquecida. O ex-senador Evandro Carreira foi agraciado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, por intermédio de uma propositura de autoria do vereador Massami Miki, ‘em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa bioecológica da Amazônia e ao despertar da consciência ambiental no Município de Manaus’. A promulgação do Projeto de Decreto Legislativo foi publicada no Diário Oficial do Município, do dia 14 de novembro de 2007 e assinada pelo então presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Leonel Feitoza.
Acontece que até a presente data, depois de quase três anos, o agraciado ainda não foi chamado à sede do Poder Legislativo Municipal para receber a sua justa homenagem. O eternamente senador Evandro Carreira tem 83 anos e seria muito importante que fosse condecorado pelos vereadores de Manaus, pois ele é um cidadão do mundo, estudado e reconhecido pelas classes acadêmicas, tendo participado do filme ‘Terceiro Milênio’, realizado pela Televisão Alemã e traduzido em 26 idiomas – em português, pela Vídeo Globo.

O advogado Evandro das Neves Carreira nasceu em Alvarães, município do Amazonas, foi vereador em Manaus, eleito em 1959 e reeleito em 1963 e Senador da República em 1974, tendo exercido o mandato por 8 anos. Amazonólogo, expositor e conferencista sobre a temática amazônica em seminários, ciclos de debates, conferências e simpósios em Universidades, Diretórios Estudantis e outros organismos. Em 1981 proferiu palestras na Escola Superior de Guerra dos E.U.A., National Defense University e National War College - Forte Mc Mer, Washington, D.C.
A sua principal obra, Recado Amazônico, foi publicada em 10 volumes pelo Senado Federal, onde está inserida suas atividades como Senador da República pelo Amazonas e a genial afirmação que se constituiu um verdadeiro axioma: A Vocação Hidrohelio-Fitozoológica da Amazônia, valendo todos os corolários que decorrem deste axioma, como soem ser as vocações varzeana, ictiológica, ribeirinha, hidroviária, extrativista, fotossintética e pomicultora.
De acordo com a justificativa que acompanha o projeto de Massami Miki, há 40 anos, antes da onda ecológica, Evandro Carreira condenou a implantação de modelos convencionais de desenvolvimento e preconizou a adoção de outro, diferente, respeitador do meio ambiente e adaptado às nossas condições naturais. À época, a tese soava estapafúrdia, porque na cabeça de quase todos, aqui o interior se desenvolveria com a substituição da floresta pela agropecuária de grande porte.
Portanto, quando ainda não se falava em ecologia, Evandro Carreira já defendia essa tese. Ele estava quase meio século à frente das pessoas normais porque enxergava o futuro com sua visão privilegiada pela natureza e abençoada por Deus. É por isso que o nosso povo tem o maior carinho e respeito por este ‘ícone da floresta’ que luta em defesa da biodiversidade amazônica. O seu reconhecimento com a Medalha de Ouro por parte deste Legislativo é uma questão de justiça, pois ele é a prata da casa que o mundo reverencia.

Vereador Mário Frota.
Líder do PDT na CMM
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Para conhecer mais sobre Evandro Carreira:
www.senadorevandrocarreira.blogspot.com

Mário Frota elogia livro de Orlando Farias


Mário Frota elogia 'A dança dos Botos', livro de Orlando Farias
Uma aula de história contemporânea digna das melhores universidades foi como o líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus, vereador Mário Frota, definiu o livro do jornalista Orlando Farias, lançado no sábado à tarde pela Livraria Valer. A obra ‘Dança com Botos e outros mamíferos do poder’, entretanto, não retrata fatos que são do conhecimento do pedetista, por isso ele se propôs a relatar o que sabe ao escritor, para efeito de uma possível revisão futura da obra. O parlamentar aconselhou a leitura do livro fundamentalmente pela classe política local, pois segundo ele contou, a obra aborda desde a década de 50, do ex-governador Plínio Coelho aos dias atuais, e equivale a um curso das melhores universidades do Amazonas sobre a política contemporânea amazonense. “O livro tem a acuidade, percepção e espírito investigativo de um jornalista brilhante que já ganhou por três vezes o Prêmio Esso de Jornalismo”, apontou o vereador, para quem “o companheiro Orlando Farias nos brindou com uma jóia muito preciosa, um livro importante para a história local, que envolve aspectos informativos sobre a política amazonense”. Mário Frota também comentou o discurso do presidente da CMM, Luis Alberto Carijó (PTB) que defendeu a construção de hotéis em Manaus e a preservação do Tropical Hotel, em face da inclusão de Manaus como uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Entretanto, como o torneio mundial de futebol acontece no máximo por 15 dias, Frota tem dúvidas quanto ao interesse de empresários em fazerem grandes investimentos em hotelaria para apenas duas semanas. Ele citou o Festival de Parintins que ocorre durante uma semana no ano, razão pela qual nenhum grande empresário decidiu-se por investir em hotelaria naquela cidade. Mas na questão do Hotel Tropical, Mário Frota declarou que concorda com Carijó porque não se pode deixar ocorrer com aquele hotel o que houve com o Hotel Amazonas, que hospedou vários presidentes da República, entre os quais Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek, mas acabou transformado numa coisa horrorosa, em função do destino que lhe foi dado depois que foi vendido. Fonte: Gabriel Andrade Fotografia: Heraldo Rocha

sábado, 10 de abril de 2010

NOVO PORTO PARA MANAUS




DESCASO
Vereadores fogem de discussão sobre construção de novo porto

O vereador Mário Frota requereu, pela segunda vez, audiência pública para discutira viabilidade em um novo porto para passageiros. Segundo, os vereadores fogem da discussão desde o ano passado.

A criação de um novo porto alternativo para embarque de passageiros voltou a ser proposto na CMM (Câmara Municipal de Manaus) pelo vereador Mário Frota (PDT). Em outubro de 2009 o parlamentar já havia feito um requerimento para a realização de uma Audiência Pública para discutir a construção do porto, mas, sem nenhum apoio dos colegas vereadores, a proposta foi engavetada. O vereador agora apela para a mobilização popular e empresarial para forçar a atenção das autoridades (prefeitura de Manaus e governo do Estado) a iniciarem debates sobre a obra.
“Não há interesse do poder político, acredito. A prefeitura prefere gastar o dinheiro público em um terminal pesqueiro que não existe e que não vai servir pra nada, em vez de investir nessa obra que seria uma solução para desafogar o transporte fluvial de Manaus”, comentou Mário Frota.
Para o vereador a construção de um novo porto alternativo para embarque e desembarque de passageiros poderia aliviar o trânsito no centro da cidade. De acordo com o parlamentar, o local onde antes funcionava a Siderama (Companhia Siderúrgica do Amazonas), próximo ao Ceasa, seria apropriado para a construção desse novo porto para resolver a situação de congestionamento de veículos nas proximidades da Manaus Moderna e do Roadway. Para começar a debater o assunto, Frota requereu, esta semana, uma Audiência Pública. “Os vereadores precisam discutir a relevância da obra para levarmos, depois, o assunto ao prefeito de Manaus e ao governador”, afirmou.
O vereador explicou ainda que o local sugerido, onde funcionava a Siderama, uma área de 300 mil metros quadrados, compreendia de vários galpões de produção e do setor administrativo, foi passada a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) que instalaria no local o Eizof (Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus), criado em 1992 e que funcionou de maneira provisória de 1993 até o inicio de 2000, no Porto de Manaus. Após esses anos, apesar da Suframa ter um projeto pronto, não conseguiu viabilizar recursos junto ao Governo Federal para instalação desse porto.
“Nesses últimos anos foram criados dois grandes portos para descarga de containeres: O Porto Chibatão e o Super Terminais, ambos localizados na Colônia Oliveira Machado. Contamos, também, com o velho Rodway e há a possibilidade de construção do Porto das Lages, mas a cidade precisa de um porto para embarque de pessoas, porque 90% do público que viaja para o interior é via barco e a situação atual a que estão sendo submetidos é vergonhosa”, disse Frota, lembrando que as pessoas que viajam ao interior precisam se submeter a situações perigosas de assaltos, muito comuns na área da Manaus Moderna e enfrentar a superlotação do local. “Há perigo, não apenas às pessoas que viajam, mas às embarcações também, que têm dificuldade até para encostar no porto, porque fica superlotado, correndo risco de colisão”, lembrou.
Hoje, a cidade de Manaus possui o porto histórico e oficial da cidade, que começou a ser construído pelos ingleses em julho de 1902 e os portos Chibatão e Super Terminais, destinados à movimentação de contêineres. Na opinião do vereador, a viabilização de um porto destinado à população é importante também para se adequar a padrões de logística que uma cidade-sede da Copa de mundo de 2014 exige. “A meu ver, é um investimento necessário. Gasta-se uma fortuna para implodir o Vivaldão (estádio Vivaldo Lima), o que é um absurdo, mas não há interesse em oferecer segurança e conforto à população que viaja pelo interior de barco, pois os preços das passagens aéreas para o interior são verdadeiros absurdos”, ressaltou.
Novo porto permitiria rearranjo no trânsito
A instalação de um porto na Siderama, como alternativa para substituir o complexo de embarque e desembarque de passageiros da orla do centro da cidade vai reduzir o fluxo de caminhões e carretas na Manaus Moderna. Essa medida vai refletir no bolso do usuário com a redução de deslocamento, uma vez que cerca de 60% dos passageiros que viajam de barco vindos do Oeste do Pará e de outras regiões do Estado, residem na Zona Leste e Norte. “Assim reduziríamos o engarrafamento diário na área da Manaus Moderna, acentuando-se que, com a instalação desse porto seriam reativados os grandes armazéns da antiga Ceasa, levando-se em conta que comerciantes atacadistas que hoje estão isolados nas proximidades do Mercado Adolfo Lisboa migrariam para o Ceasa”.

Por: Lílian D’Araújo
perfil@jcam.com.br
Jornal do Comércio
Sexta-feira – 09.04.10 – Página A3

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PDT TEM NOVA COMISSÃO



O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem nova Comissão
que vai comandar os destinos da legenda durante 2010.

COMISSÃO PROVISÓRIA ESTADUAL DO PDT/AM/2010
Jefferson Praia Bezerra
Presidente
José Mario Frota Moreira
1ª Vice-Presidente
Dermilson Carvalho das Chagas
2ªVice-Presidente
Stones Machado
Secretário Geral
Milson Pascholino
Tesoureiro

MEMBROS
Jorge Alberto Souto Loreiro
José da Rocha Freire
Lana Elisa Matos Gomes
Paulo Carlos De´Carli
Paulo Onofre Lopes de Castro
Rui de Oliveira Gomes

PDT - O AMAZONAS QUE O POVO QUER

Partido Democrático Trabalhista-PDT - Comissão Provisória Estadual no Estado do Amazonas. O Partido Democrático Trabalhista do Amazonas (PDT-AM) deu a largada na cruzada ‘O Amazonas que o povo quer’ para colher sugestões sobre os anseios e prioridades da população, em vários aspectos, como saúde, educação, transporte segurança pública, meio ambiente e outros.
As reivindicações serão colhidas por meio de formulários (anexos) que serão depositados em caixas coletoras (urnas). Não é obrigatório se identificar ao fazer o preenchimento.
As caixas deverão ser colocadas á disposição da população em mercados, praças, entidades de classe, comércios, bares e etc. A campanha prossegue ate junho de 2010. Após esse período, os formulários preenchidos deverão ser remetidos á sede do Partido, situada na Rua Ipixuna, nº 1.111, Cachoeirinha, Cep: 6965-000.
As sugestões serão sistematizadas num documento a ser entregue ao candidato que o PDT apoiar para o governo do estado do Amazonas.
Espaço na rede
A população também devera participar da cruzada por meio do blog cruzadadopdtamazonas.blogspot.com ou mariofrota.blogspot.com. Na página, o internauta poderá acompanhar as ações da cruzada, enviar sugestões, fazer comentários e críticas. Além disso, a participação poderá ser feita também, pelo e-mail cruzadadopdt@gmail.com ou mariofrotaemacao@gmail.com.
A cruzada é um canal de representatividade do povo amazonense. Participe. Dê sua sugestão.
Para mais informações:
Sede do PDT: (92) 3233-6139
Gabinete vereador Mário Frota: (92) 3303-2790

Senador Jefferson Praia
Presidente da Comissão Estadual do PDT-AM

Vereador Mário Frota
Vice-presidente da Comissão Estadual PDT-AM

DEMOLIÇÃO DO VIVALDÃO


Mário Frota defende preservação do estádio Vivaldo Lima. Na manhã desta quarta-feira, 07, o vereador Mário Frota (PDT) defendeu seu ponto de vista com relação à demolição do estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, para ser construído no local a arena esportiva da Amazônia que abrigará jogos da Copa do Mundo de 2014. Em discurso no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Frota voltou a falar sobre a demolição do estádio e justificou sua assinatura na ação judicial em parceria com o deputado estadual Luis Castro, para tentar preservar o Vivaldo Lima.
De acordo com o parlamentar, é um absurdo que um estádio, cujo projeto arquitetônico já foi premiado, seja demolido. Mário Frota disse que desconhece qualquer decisão ou acordo da FIFA que imponha a demolição do estádio. “Dei entrada numa ação judicial para impedir essa demolição, porque o Vivaldão é reconhecidamente o melhor estádio de futebol do Norte do país e, recentemente, o governo do Estado gastou muito dinheiro na recuperação do local”, justificou.


Fonte: Chris Reis
Fotografia: Heraldo Rocha

quarta-feira, 7 de abril de 2010

POLO OLEIRO DO AM SOFRE RECUO

Produção do polo oleiro do AM sofre recuo de 25% no trimestre
Falta de matéria-prima travou setor, que já esta com duas fábricas paradas.

O Polo Oleiro Cerâmico de Iranduba (a 34 km de Manaus em linha reta) e Manacapuru (a 68 km de Manaus) está trabalhando com uma media de produção 25% menor neste trimestre em relação a igual período do ano passado. A Associação dos Ceramistas do Amazonas (Aceram), aponta que a tendência é reduzir ainda mais a produção por falta de material de queima que alimenta os fornos das olarias. Duas empresas do setor estão paradas.
O presidente da Aceram, Sandro Santos, disse que a situação é delicada principalmente com a paralisação do polo de Manacapuru, há mais de 20 dias, decorrente de fiscalização dos órgãos ambientais. A crise do setor começou em novembro de 2008 com a operação 'Fogo Limpo', realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal. Fiscais dos dois órgãos federais multaram e fecharam várias olarias no Estado por estarem alimentando seus fornos com material de queima oriundo de áreas irregulares.

Artigo publicado no Jornal do Comércio, do dia 30 de março de 2010 - Pág. A7
Por Margarida Galvão.
economia@jcam.com.br

terça-feira, 6 de abril de 2010

PROJETO PARA CRIAÇÃO DE NOVO PORTO EM MANAUS

Mário Frota apresenta projeto para criação de um novo porto. Em outubro do ano passado, o vereador Mário Frota (PDT) apresentou proposta junto à diretoria da Câmara Municipal de Manaus (CMM) requerendo uma Audiência Pública com o propósito de se discutir a construção de um porto alternativo para embarque e desembarque de passageiros com a finalidade de desafogar o trânsito no centro da cidade (Requerimento nº 2708, de 22.10.09). De acordo com o parlamentar, o local onde antes funcionava a Companhia Siderúrgica do Amazonas (Siderama), próximo ao Ceasa, é o local apropriado para a construção desse novo porto para resolver a situação do congestionamento de veículos nas proximidades da Manaus Moderna e do Roadway. Entretanto, a proposta não foi colocada em votação, no ano passado como estava prevista, porque o vereador não teve o apoio da maioria dos seus pares. Agora a mesma proposta foi reapresentada (Requerimento nº 0487/2010), conforme pode ser lida na íntegra, a seguir.

REQUERIMENTO Nº 0487/2010

Autor: Vereador Mário Frota

Assunto: Requerer Audiência Pública com o propósito de discutir a construção de um porto alternativo para embarque e desembarque de passageiro.

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores e Senhoras Vereadoras,

Requeiro, ouvido o Plenário, a realização de Audiência Pública, com o objetivo de se promover, neste Poder, uma ampla discussão sobre a precária situação em que se encontra o Porto de Manaus, bem como, a construção de um porto alternativo para embarque e desembarque de passageiros nas dependências onde antes estava instalada a SIDERAMA.

JUSTIFICATIVAS:

Há aproximadamente 13 anos a SIDERAMA, localizada próxima ao Porto da CEASA, numa área de 300 mil metros quadrados, compreendida de vários galpões de produção e do setor administrativo foi passada à SUFRAMA que instalaria no local o Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus (Eizof), criado em 1992 e que funcionou de maneira provisória de 1993 até início 2000, no Porto de Manaus. Após esses anos, apesar de a Suframa ter um projeto pronto, não conseguiu viabilizar recursos junto ao Governo Federal para instalação desse porto.

Nesses últimos anos foram criados dois grandes portos para descarga de containeres: o Porto do Chibatão e o Super Terminais, ambos localizados na Colônia Oliveira Machado. Contamos, também, com o velho Rodway, porto histórico e oficial da cidade, que começou a ser construído pelos ingleses em julho de 1902, com sua ponte flutuante em forma de “T”, com duzentos metros de comprimento e vinte de largura. Entretanto, durante a década de 70 esta ponte foi avariada por uma grande embarcação, perdendo as suas características originais, tornando-se imóvel, sobre pilares de concreto. Por outro lado, além desses três portos, existe, ainda, um projeto em andamento para a construção do Porto das Lages;

Devido ao exposto, fica praticamente inviabilizado esse grande investimento que seria a construção do Porto do Eizof na área da SIDERAMA;

Sugerimos então que seja construído um porto na área onde estava instalada a SIDERAMA, considerando que o intenso movimento de cargas, transeuntes e veículos que existe na Manaus Moderna não oferece condições de segurança e conforto aos passageiros que chegam e saem da capital do Estado, seja na época da enchente ou da vazante.

Na época da vazante, por exemplo, os passageiros sujeitam-se a caminhar pela praia lamacenta, existente no local, até aos barcos, via de regra enfrentando as intempéries do tempo, pois nesse período convivemos em nossa região com o inverno que dificulta o acesso de passageiros às embarcações.

A instalação de um porto na SIDERAMA, como alternativa para substituir o complexo de embarque e desembarque de passageiros da orla do centro da cidade vai reduzir o fluxo de caminhões e carretas na Manaus Moderna. Essa medida vai refletir no bolso do usuário com a redução de deslocamento, vez que cerca de 60% dos passageiros que viajam de barco vindos do Oeste do Pará e de outras regiões do Estado, residem na Zona Leste e Norte. Assim, reduziríamos o engarrafamento diário na área da Manaus Moderna, acentuando-se que, com a instalação desse porto seriam reativados os grandes armazéns da antiga Ceasa, levando-se em conta que comerciantes atacadistas que hoje estão instalados nas proximidades do Mercado Adolfo Lisboa migrariam para o Ceasa.

Pelo exposto senhor Presidente e Vereadores e Vereadoras, vou solicitar uma Audiência Pública para que esta casa possa discutir esse problema que aflige grande parte de nossos munícipes que utilizam o transporte fluvial como meio de transporte. Assim sendo convocaremos todas as autoridades, empresas e entidades do setor de transportes fluviais para discutir a questão.


Atenciosamente.


Vereador Mário Frota
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM
Líder do PDT na CMM


segunda-feira, 5 de abril de 2010

MÁRIO FROTA CONTRA IMPLOSÃO DO VIVALDÃO

ESTÁDIO VIVALDO LIMA
Implosão é questionada
O Instituto Amazônico da Cidadania (IACi) protocoliza hoje à tarde na Justiça Federal uma Ação Popular com pedido de liminar para suspender a demolição do estádio de futebol Vivaldo Lima. O deputado estadual Luiz Castro (PPS) e o vereador Mário Frota (PDT) também assinam a ação. O estádio Vivaldo Lima, popularmente conhecido como “Vivaldão”, completa hoje 40 anos de existência.
Fonte: ANDRÉ ALVES
DA EQUIPE DE A CRÍTICA