segunda-feira, 27 de maio de 2013

EM TEMPO MOSTRA ESTADO DEPLORÁVEL DA SANTA CASA


O ex-senador Evandro Carreira e Mário Frota por ocasião do mutirão de limpeza da Santa Casa
Texto: Vereador Mário Frota*
Em quatro páginas, de forma competente e realista, os repórteres que integraram a equipe do Em Tempo relatam tudo, não deixando nada de fora. Lendo a matéria não pude segurar a minha revolta, assim como, acredito, todos que a leram.
Quero, daqui, deste humilde blog, parabenizar o excelente trabalho do jornal Amazonas em Tempo, no caderno Dia a Dia, sobre a Santa Casa de Misericórdia, sob o título Nove Anos de Abandono, matéria de quatro páginas, em minha opinião a mais completa reportagem sobre o hospital que as nossas autoridades, de forma vergonhosa, o relegaram ao mais soberano esquecimento.
Em quatro páginas, de forma competente e realista, a repórter Ive Rylo, que integra a equipe do Em Tempo, relata tudo, não deixando nada de fora. Lendo a matéria não pude segurar a minha revolta, assim como, acredito, todos que a leram. Por que, nesses nove anos, nenhuma autoridade deste Estado mexeu uma palha para salvar a nossa Santa Casa de Misericórdia, que pede Misericórdia?
Eduardo, Amazonino e Omar fecharam os olhos. Em outras palavras, deixaram que o pior acontecesse, ou seja, que a nossa Santa Casa terminasse no estado deplorável em que se encontra, hoje com as suas dependências saqueadas e frequentadas por pessoas viciadas em drogas. Os telhados, construídos com caibros de madeira e cobertos com telhas cerâmicas, abrem espaços para a água das chuvas, que também penetram no prédio pelas janelas sem vidros, ou simplesmente quebradas, ou melhor, despencadas das dobradiças.
Sobre esse grave assunto tenho conversado com o Arthur Virgílio, a única autoridade que, até a presente hora, prometeu-me que vai lutar pelo soerguimento desse grande hospital. Dia desses revelou-me que está atento para o fato, até porque, “não se pode pensar na reabilitação do centro de Manaus, sem lembrar a Santa Casa de Misericórdia, não só pelo monumento arquitetônico que ela representa, mas, também, em respeito aos benefícios na área de saúde que, por mais de um século, proporcionou os melhores serviços ao nosso povo”.
A matéria publicada no jornal Amazonas em Tempo nos empurra a uma tomada de atitude na defesa da única Santa Casa de Misericórdia fechada em todo o País.  Há poucos anos, a Santa Casa de Belém passava por maus momentos, em nada diferente ao que aconteceu aqui com a nossa.  A então governadora Ana Júlia Carepa, depois de muita negociação com a direção da entidade resolveu transformá-la em fundação e, feito isso, passou a fazer investimentos nas suas dependências, construiu novos pavilhões e renovou equipamentos obsoletos por outros de última geração.
O atual governador Adib Jatene, que é medico de profissão, vem injetando mais recursos na Santa Casa de Misericórdia de Belém e, hoje, ela já desponta como hospital de referência na capital paraense. Por que os governantes deste Estado - com exceção do atual prefeito Arthur Virgílio, que demonstra vontade de ajudá-la - viraram as costas para a nossa Santa Casa? Pessoalmente não consigo entender porque isso aconteceu. Aliás, nunca vou entender.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.