quinta-feira, 10 de maio de 2012

PLANO DIRETOR DE MANAUS É O CÚMULO DA DESORGANIZAÇÃO


Plano Denorex: Parece,mas não é.
Só depois de duas semanas que o projeto chegou à Câmara, é que o prefeito enviou a mensagem que deve capear o projeto.
Ontem, da tribuna, aconselhei o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Isaac Tayah, a devolver ao prefeito projeto do novo Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus (PDUAM), que tem como principal objetivo organizar a nossa capital, tornando-a uma cidade melhor para se viver.
E por que fiz isso? Muita gente não vai acreditar, mas no projeto que a Câmara recebeu, não consta uma única linha sobre o item transporte de massas, ou seja, sobre a questão viária da cidade, hoje mergulhada no caos; um problema que está piorando a cada dia que passa. O mais grave nisso, é que, em razão da demora do prefeito, em enviar à CMM o projeto do Plano Diretor, os integrantes da Casa correm o risco de, não o aprovando no prazo estabelecido pela Lei, enfrentar processo por crime de improbidade.
Outro fato que ninguém vai acreditar é que, só depois de duas semanas que o projeto chegou à Câmara, é que o prefeito enviou a mensagem que deve capear o projeto. É o cúmulo da desorganização. Nenhum projeto de lei pode chegar à Câmara desacompanhado da mensagem assinada pelo prefeito. Depois de quase 30 anos de mandato eletivo, essa é a primeira vez que vejo tal coisa.
Acredito que tais fatos estejam ocorrendo porque o homenzinho não pára de fazer turismo. Ora viaja à São Paulo para descansar, a exemplo do que aconteceu quando Manaus ficou por 48 horas paralisada em razão de uma greve ilegal, organizada por setores do Sindicato dos Rodoviários. Agora, mais recentemente arrumou as malas e foi passear em Miami, deixando para trás parcela da população de Manaus em desespero, com as águas do rio Negro invadindo as suas casas. Tudo isso acontecendo e o Negão não está nem aí. Para ele as pessoas dessas áreas alagadas que se danem, que se explodam.   
Depois que denunciei da tribuna a ausência do plano viário no bojo do Plano Diretor, o vereador Homero de Miranda Leão, um dos líderes do Amazonino na Casa, explicou-me que, mais adiante, o prefeito vai enviar à Câmara a parte relativa ao sistema viário da cidade. E aí brinquei: ‘quer dizer que, por enquanto, o que temos é um projeto meia sola? E quando, finalmente, ele vai enviar o projeto por inteiro à Câmara e não aos pedaços como ocorre’?
Entre as maiores preocupações dos organizadores da Copa está a questão da organização do transporte de massas nas cidades que foram escolhidas para recepcionar os jogos. Bem, se depender dessa administração do Amazonino, Manaus, com certeza, vai continuar com o sistema caótico que enfrentamos hoje.  Quem aposta o contrário?  
Por: vereador Mário Frota
Líder do PDT na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM