segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mário Frota quer explicações sobre estatal dos transportes coletivos


No seu pronunciamento no pequeno expediente de hoje (02), no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Mário Frota (PDT) informou que apresentou um requerimento solicitando que o prefeito Amazonino Mendes compareça à CMM para prestar esclarecimentos sobre o projeto de criação de uma estatal para comandar o transporte coletivo urbano.
“Acho que chegou o momento do prefeito descer do trono de onde ele acha que está sentado e comparecer à Câmara onde reside a soberania de Manaus, pois aqui está representada a vontade do povo”, disse o parlamentar.
De acordo com Mário Frota, a questão deve ser debatida na Câmara com a presença do prefeito, pois segundo o líder pedetista, a situação do transporte coletivo está insustentável, uma vez que sistema funciona precariamente, com ônibus sucateados e o valor da passagem entre os maiores do país. “Comparando com outros Estados brasileiros, Manaus é a única cidade em que o governador abriu mão do ICMS sobre combustíveis e nem por isso o valor da passagem é menor. Com tudo isso, o prefeito ainda ajuda os tubarões que vem de fora”, alegou.

Fonte: Chris Reis
Fotografia: Plutarco Botelho

Mário Frota quer prefeito esclarecendo projeto


O vereador Mário Frota (PDT) apresentou requerimento solicitando a presença do prefeito na Câmara Municipal de Manaus para explicar seu projeto de criar uma empresa estatal para cuidar do sistema de transporte coletivo. "Esse sistema está envolto em corrupção e é preciso que o prefeito se digne a vir conversar com os vereadores e ouvir nossas preocupações", afirmou Mário Frota em discurso que abriu hoje a sessão ordinária.

www.blogdafloresta.com

Política

02-Ago-2010

ESTATAL DO TRANSPORTE: MÁRIO FROTA QUER AMAZONINO NA CÂMARA


O líder do PDT no Poder Legislativo Municipal, vereador Mário Frota, apresentou requerimento junto à mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na abertura da sessão ordinária desta segunda-feira, convocando o prefeito Amazonino Mendes, para prestar esclarecimentos sobre o projeto municipal apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a criação de uma empresa estatal, com o propósito de comandar o destino dos transportes coletivos da cidade.
De acordo com Mário Frota a ideia de criar uma estatal para o transporte coletivo de Manaus é historicamente ultrapassada porque não deu certo em nenhum estado em que foi implantada, mas ele defende que existem outras fórmulas melhores e mais sensatas para evitar o sofrimento dos passageiros que são explorados de forma criminosa pelas empresas de fora e que aqui se estabelecem sem nenhum compromisso com a região.

Com a finalidade de solucionar grande parte dos problemas que afetam o sistema de transporte coletivo de Manaus o vereador pedetista defende o fortalecimento das empresas locais organizadas em cooperativas, que vivem sob forte perseguição por parte do IMTT (Instituto Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos), por pressão das concessionárias, mas que dão conta do recado e, sem elas, o transporte na cidade estaria pior.

Para justificar a sua proposta, Mário Frota lembra que os ônibus das cooperativas são novos, bem cuidados, limpos, motivo de orgulho para todos porque o veículo é dirigido pelo seu proprietário ou por motorista que ele conhece e pode confiar.

Em matéria veiculada no seu blog (www.mariofrota.blogspot.com), Mário Frota aconselha Amazonino: “Tome juízo, prefeito! O senhor está lembrado do que alegou, quando propôs a venda do BEA e da COSAMA? Entre outras, afirmou que 'empresas estatais são deficitárias porque o estado é um péssimo gestor e que somas elevadas terminam descendo pelo ralo da ineficiência e corrupção’. O senhor até pode estar esquecido da argumentação que usou para vender o BEA e a COSAMA, mas o povo, não. Cuidado, há muita gente aí, principalmente os funcionários do ex-BEA, que não o perdoam pela entrega, numa bandeja, do Banco do Estado do Amazonas, ao Bradesco. Assim, também, como muita gente, entre os quais eu, ainda quer saber onde foram parar os 180 milhões de reais da venda da COSAMA”.


Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)