segunda-feira, 28 de março de 2011

MINISTRO PELUSO DIZ QUE POLÍCA MILITAR DO AMAZONAS É DESPREPARADA

Cezar Peluso diz que os policiais militares revelaram má pontaria e despreparo.

COMENTÁRIO INFELIZ O DO MINISTRO ANTÔNIO CEZAR PELUSO, PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, SOBRE A CRUELDADE E COVARDIA DE POLICIAIS BANDIDOS QUE ATIRARAM À QUEIMA ROUPA NUM MENINO DE 14 ANOS: “SÃO POLICIAIS RUINS DE PONTARIA E DESPREPARADOS”. Talvez por não ser suficientemente inteligente não entendi, confesso, a declaração do Ministro Antônio Cezar Peluso, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o episódio em que policiais da nossa Polícia Militar (PM) atiraram à queima roupa num menino de 14 anos, um filho da sociedade pobre de Manaus. Em síntese, diz o Ministro que, no caso do garoto que levou três balaços no corpo, os policiais revelaram má pontaria e despreparo.

Mas será que, para o ilustre Ministro, a situação seria outra se os policias tivessem usado de melhor pontaria, por exemplo, mirado na cabeça ou em cima do coração, e pronto?

Das duas uma: ou o Ministro se expressou mal, ou ocorreu equívoco da imprensa, ou seja, interpretou errado e mandou brasa. Não posso acreditar que a interpretação do bárbaro e covarde crime cometido pelos policiais termine por merecer comentário tão despropositado do Ministro Cezar Peluso, que carrega sobre os ombros a responsabilidade de ser hoje o presidente da mais alta corte de leis do País.

Se o problema das Polícias do País passa pela falta de pontaria não é difícil de resolver, pois basta que, semanalmente, os integrantes das nossas polícias tenham treinamento de tiro. Mas será que é só isso? A situação é mais grave, gravíssima. O Ministro, eu e todo mundo sabe, que os problemas que enfrentam as Polícias passa pela disciplina, educação no sentido de fazer o policial conhecer as responsabilidades da função que exerce na sociedade, principalmente na questão dos direitos humanos e cidadania, pelos salários, cursos de especialização e aperfeiçoamento, entre outros.

Só numa coisa concordo com o Ministro, ou seja, no que diz respeito à unificação das duas polícias (civil e militar). Em todo o mundo civilizado, a exemplo dos Estados Unidos da América (EUA), só existe uma polícia. Dependendo da função para a qual foi determinado, o policial trabalha fardado ou em trajes civis. O importante é que todos trabalham sobre a batuta do mesmo maestro, o que evita enciumadas, esbarrões na base do ‘sabe com quem está falando’, em termos do: ‘eu sou coronel e você quem é’? Bem, quando há somente uma polícia os conflitos, se existem, são bem menores e podem ser mais facilmente administrados.

Na minha opinião o Ministro Cezar Peluso deve escolher melhor as palavras, assim como selecionar melhor e as pessoas que o assessoram na área de imprensa.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da CMM