DENUNCIO AQUI: O ESQUEMA DA LICITAÇÃO PARA O TRANSPORTE COLETIVO É UMA FARSA MONTADA PARA BENEFICIAR AS EMPRESAS DONAS DOS CACARECOS. POR QUE FICARAM DE FORA AS COOPERATIVAS DOS ÔNIBUS EXECUTIVOS? FALA AMAZONINO! Neste último sábado, a imprensa local noticiou que somente as empresas donas dos ônibus cacarecos apresentaram todos os documentos exigidos pelo edital de licitação publicado pela Prefeitura para a contratação das empresas que, em futuro próximo, vão transportar o povo de Manaus.
Alguém surpreso? Quem ficou surpreso é porque é leso, como dizemos por aqui. Ei pessoal, esse é um jogo manjado, com cartas marcadas. Qualquer um, com um mínimo de inteligência e de informação, sabe que existe um grande cartel nacional, que tem, por objetivo, proteger essas empresas, criando, para elas, uma espécie de reserva de mercado na área do transporte coletivo.
Ninguém mete a cara e fica impune. Trata-se de um jogo bruto, muito pesado. Empresa em atividade em Estados do Nordeste não entra no Sul, e vice-versa. As do Norte não se aventuram a entrar no Nordeste, ou no Centro-Oeste. E vai por aí. Por isso é que eu já sabia que nenhuma empresa nova de fora levaria qualquer vantagem nessa licitação promovida pela Prefeitura, através da IMTT. Muitas vezes só participam do processo licitatório tão-somente para dar foro de legalidade.
A questão é que os tentáculos do cartel não só controlam as empresas, mantendo-as nos seus respectivos quintais. Elas controlam também governantes, manipulando-os a fazer o que elas desejam. Um exemplo: por que o prefeito Amazonino Mendes não permitiu que as Cooperativas dos ônibus executivos participassem do tal edital? Resposta: para não contrariar os interesses dos proprietários dos ônibus cacarecos que nos exploram de forma impune.
É por isso que as Cooperativas ficaram de fora. Essas empresas, ao contrário das tradicionais do transporte convencional, são limpas de bandalheiras, os ônibus são novos e todos os veículos são dirigidos pelos próprios donos. Qual a vantagem dessas empresas participarem do processo? Respondo: Primeiro porque, como os donos são daqui, há mais consideração e respeito pelos usuários desse tipo de transporte; segundo porque, aceitando a participação das empresas associadas em Cooperativas, Manaus passa a ficar menos dependente das empresas de fora, que chegam não se sabe de onde, sem nenhum compromisso com o povo desta terra, a não ser ganhar dinheiro aqui e levá-lo para outras regiões do País.
Bem, encerro, e passo a palavra ao prefeito Amazonino que gostaria que explicasse ao povo a razão porque nessa licitação todas as portas foram escancaradas para as empresas de fora e nenhuma janela foi deixada aberta para as Cooperativas organizadas pelo nosso povo.
Por: vereador Mário Frota
Líder do PDT na CMM
Foto: www.meutransporte.blogspot.com