segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CÂMARA VOTA AMANHÃ PROJETO QUE PREVÊ FIM DO ‘AUXÍLIO PALETÓ’ A VEREADORES



Mário Frota é o autor da proposta e acredita na aprovação por unanimidade
Após tramitar por oito meses na Casa e ter sido ‘engavetado’ durante todo o período eleitoral, o projeto está na pauta de votações desta terça-feira.

Manaus - Depois de muita polêmica, o projeto que acaba com o pagamento do auxílio-paletó aos vereadores será votado na sessão de amanhã da da Câmara Municipal de Manaus (CMM), segundo o presidente da Casa, vereador Isaac Tayah. Caso o salário dos parlamentares, que hoje é de R$ 9,2 mil, sejam reajustado, o benefício pode chegar a R$ 15 mil.
Após tramitar por oito meses na Casa e ter sido ‘engavetado’ durante todo o período eleitoral, o presidente anunciou na semana passada a votação da matéria para esta terça-feira, o que foi confirmado ontem.
Após as eleições municipais, vereadores que não conseguiram a reeleição passaram a pedir, com urgência, a votação do projeto para que ele seja aprovado antes do recesso legislativo, que começa no dia 20 de dezembro, e assim o benefício não seja pago a partir do ano que vem.
Um dos mais empenhados em extinguir o benefício foi Leonel Feitoza (PSD), que chegou a trancar a pauta de projetos, para pressionar a Mesa Diretora para colocar a proposta em pauta.
De acordo com o autor da proposta e presidente da Comissão de Justiça (CCJ) da CMM, vereador Mário Frota (PSDB), a matéria deve ser aprovada por unanimidade entre os parlamentares. Ele disse não acreditar que alguém esteja pensando em votar contra. “Se isso acontecer, vai ser muito constrangedor e quem fizer isso vai ter que enfrentar a fúria da opinião pública”. Mesmo confiante, Frota diz que, pode ser que algum vereador peça vista para evitar que eles não recebam o valor no início do próximo ano.
O relator da proposta, Joaquim Lucena (PSB), também acredita na aprovação. De acordo com ele, todos os colegas com quem tem conversado se mostraram favoráveis ao fim do auxílio e disseram que pretendem votar de acordo com o parecer elaborado por ele.

EMENDAS

Isaac Tayah também informou que os vereadores terão até amanhã, ao meio dia, para apresentar emendas a Lei Orçamentária Anual (LOA), que, segundo ele, deve ser votada a partir da próxima semana. A data inicial para a votação era amanhã.
De acordo com Tayah, o motivo do atraso, foi um problema nos arquivos enviados aos vereadores, que não possuíam as dotações orçamentárias de algumas secretarias. Ele informou que, apenas após a votação do orçamento é que será possível votar o reajuste nos salários dos vereadores para o próximo ano.

03 Dez 2012 - 19:07 h . Martha Bernardo.