quinta-feira, 7 de outubro de 2010

NÃO DESISTA, ARTHUR!



Por: MÁRIO FROTA

É possível que o Amazonas, nos próximos 20 anos, não tenha um senador à altura do Arthur Virgílio Neto, isso, naturalmente, se ele não retornar à Casa de Rui Barbosa daqui a quatro anos.

A imprensa nacional o considera o melhor orador do Congresso Nacional, pelo menos é o que, dia desses, ouvi da boca de vários cientistas políticos entrevistados pelo jornalista Tarcísio Holanda. Mais do que isso: o entrevistador deplorou a sua futura ausência do Senado, por se tratar de um político que, segundo ele, é culto, íntegro, experiente e excelente articulador.

O que está por trás da derrota de Arthur Virgílio Neto? O ódio e rancor de Lula que, por diversas vezes teve projetos de seu interesse derrotados pelo senador amazonense no plenário do Senado, incluindo a CPMF, um imposto criado com propósito de retirar a saúde do buraco e depois ser revogado, mas que, infelizmente, terminou por se estender, desnecessariamente, até bem recentemente.

Outros fatores de natureza local, somados a antipatia que Lula nutre por Arthur, não teriam concorrido para a criação de um complô para impedi-lo de retornar ao Senado? Ou seja, os ressentimentos de Lula, mais questões paroquiais, não seriam essas as razões determinantes para a formação de um rolo compressor, como de fato aconteceu, jamais visto no Estado, com propósito de derrotar o senador tucano?

Tanto ressentimento trouxe prejuízos irreparáveis para o Amazonas. Entre mim e o Arthur há mais coisas que nos aproximam do que nos separam. Eleito deputado estadual pelo PSDB, por criticar a administração do Amazonino, terminei aconselhado a abandonar o partido. Segundo o emissário de Arthur, a razão era porque o Negão o havia prometido fazê-lo seu sucessor. Ri, e disse ao ilustre emissário: ‘não tem problema, vou deixar o PSDB, mas diz ao Arthur que ele está agindo como um bobo, sonhando, pois o Amazonino faz parte de uma oligarquia onde não há lugar para ele’. Dia seguinte deixei o PSDB e ingressei no PDT de Jefferson Péres, onde permaneço até hoje.

Apesar desse fato, continuei amigo de Arthur, reconhecendo, na sua pessoa, atributos que nos levam a ter orgulho dele em razão do grande senador pelo Amazonas que é. Talvez porque também me impediram, na marra, de chegar ao Senado em l986, é que entendo melhor do que ninguém a extensão do seu sofrimento em ver o seu futuro mandato ceifado pela gigantesca máquina, colocada em prática, para impedi-lo de voltar ao Senado, onde tão bem vem defendo os interesses do Amazonas e do seu povo. Essas coisas só nos restam colocar nas mãos de Deus.

Não desista, Arthur! Com absoluta certeza os homens e mulheres politizados do Amazonas votaram em você. Às vezes o povo acerta, às vezes erra, principalmente quando manipulado por forças negativas, como aconteceu agora. A história, a grande mestra da vida, está cheia de exemplos, muitos deles terríveis, a exemplo da massa que foi manipulada pelo Sinédrio a libertar Barrabás e não Jesus, e, mais recentemente, no século passado, um psicopata conseguiu envolver o povo alemão, levando-o, de forma trágica, a descer as escadarias do inferno.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM