segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ARTUR NETO MANDOU O AMAZONINO ‘PLANTAR BATATAS’


O vereador Mário Frota, líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus (CMM), afirmou do plenário desta Casa Legislativa, que Artur Virgílio Neto (PSDB) foi o último prefeito a conceder três reajustes salariais aos servidores do município, em 1987, logo após a sua posse. Antes de Artur chegar ao Poder, Amazonino (o Negão) e Alfredo Nascimento, tinham administrado o município de Manaus, mas nenhum melhorou, em um centavo, os salários dos servidores. “O pessoal estava à pão e água, aliás, só água mesmo, porque pão, não havia mais”, ironizou .

Na época vereador, Mário lembra que o então governador, Amazonino Mendes foi à loucura por medo da pressão que sofreria dos servidores do estado, que também poderiam reivindicar aumento. “O desespero do Negão foi tão grande que ele mandou até emissários com o propósito de desestimular o Artur a dar aumentos. Mas o Artur mandou o Amazonino ‘para bem longe’, possivelmente, para plantar batatas”, recorda Frota.

De lá para cá, de acordo com o vereador, algumas categorias, porque são melhores organizadas, a exemplo da área de saúde e educação, têm conseguido algumas vantagens, mas, assim mesmo, reduzidas. Enquanto isso a maioria esmagadora dos funcionários amarga salários baixos, de fome, e sobrevivem só Deus sabe como.

Para o parlamentar, só agora, pressionado, o atual prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, concede aos azulzinhos 100% de aumento salarial. “Mas ele está fazendo isso por respeito ao trabalho duro, necessário e exemplar dessa categoria? Coisa nenhuma! O problema é que a turma estava caindo fora, procurando emprego em outras áreas”, analisa o vereador, acrescentando ainda que “ou o prefeito dava aumento ou não ficava ninguém, pois os pobres coitados tiveram que esperar sete intermináveis anos por um aumento. Um absurdo”.

Agora, Mário Frota questiona quando o prefeito vai dar aumento para as demais categorias - o grosso dos funcionários públicos municipal. “Em minha opinião, nunca! O Amazonino jamais escondeu o soberano desprezo que sente por funcionários, isso na condição de governador, por três vezes e, agora, pela segunda vez como prefeito. Ele quer que o funcionário público se exploda”, sentencia.

Gabinete do Vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Paulo Onofre