segunda-feira, 20 de julho de 2015

EDUARDO CUNHA ABRE CPIs E TEM INÍCIO A DESCIDA DOS PTRALHAS NAS ESCADARIAS DO INFERNO





Eduardo Cunha autoriza a instalação de CPIs

Por: Vereador Mário Frota*
...afirmam que Cunha quer vingança porque o Palácio do Planalto o delatou como um dos beneficiários do petrolão. No entanto, a tendência do culpado é silenciar sobre o fato, até passar a tempestade. Não foi esse o comportamento do Presidente da Câmara. Não se acovardou, partiu para o ataque... Ora identifico-me com Cunha porque, quando deputado estadual, denunciei à imprensa nacional a mansão que o Amazonino mandou construir no Tarumã.  Quem não deve não teme!
Eduardo Cunha fez o que mais de 90% do nosso povo gostaria de fazer, ou seja, escancarar as portas do inferno para a Dilma, o Lula e os comparsas em crimes cometidos contra o erário público. Com a abertura das CPIs para abrir a caixa preta do BNDS e dos Fundos de Pensão - a exemplo dos Correios e Telégrafos (Postalis), da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), da Câmara dos Deputados e do Instituto de Seguridade Social - tem início a descida dos ptralhas nas escadarias do inferno. Finalmente alguém apareceu e teve a devida coragem de enfrentar os responsáveis pelo processo de corrupção que atolou o Brasil no pântano de águas pútridas que aí está, espetáculo jamais visto em toda a história deste País.
O que não consegui entender é que até deputados e senadores da oposição criticaram a atitude corajosa e desassombrada do presidente da Câmara Federal. Esse fato lembra-me o recuo do PSDB, abrindo mão da instalação de uma CPI com objetivo de investigar o mensalão, escândalo que todos sabiam que o então presidente Lula estava envolvido até os cabelos. A desculpa das lideranças maiores do PSDB era que a tal investigação “criaria graves dificuldades para a governabilidade”. Outra besteira: “que era melhor deixar como está porque Lula iria sangrar até a próxima eleição”. Resultado: Lula passou a perna em todos eles e se reelegeu folgado para um segundo mandato e, por tabela, ainda elegeu Dilma.
Hoje, começo a ver a mesma coisa, sem botar nem por, em muitos líderes da chamada oposição. Segundo eles, Eduardo Cunha está empurrando o País, que enfrenta uma grave crise econômica, para o fundo do abismo. Alegam que ele deveria tomar mais cuidado, pois que tal fato, ou seja, autorizar a instalação das CPI acima citadas poderá acelerar ainda mais a situação de crise por que passa o Brasil. Esse tipo de preocupação ajuda mesmo o nosso Brasil, assolado por escândalos jamais vistos no mundo, a exemplo do que atinge uma empresa pública, no caso a Petrobras? Será que o ideal, o correto, é deixar como está, ou seja, o País continuar afundando nas mãos de uma quadrilha que saqueou sem pena e dó os cofres da nação brasileira?
Outros, afirmam que Cunha quer vingança porque o Palácio do Planalto está por trás da pessoa que o delatou como um dos beneficiários do petrolão. Isso parece evidente. No entanto, a tendência do culpado é se encolher, silenciar sobre o fato, fazer que não é com ele até passar a tempestade. Não foi esse o comportamento do Presidente da Câmara. Não se acovardou, partiu para o ataque e não mediu palavras ao atacar os seus adversários, fato que identifico como a ‘ira do injustiçado’.
Ora identifico-me com Cunha porque, quando deputado estadual, denunciei à imprensa nacional a mansão que o Amazonino, na época governador, mandou construir no Igarapé do Tarumã, ao preço de mais de U$ 2 milhões. Foi grande a repercussão nacional, merecendo matéria inclusive no programa Fantástico, da TV Globo. Em represália, Amazonino pagou um individuo que imitava a minha voz e mandou fazer uma gravação envolvendo-me num escândalo. A falsa gravação foi veiculada pela Revista IstoÉ e repercutiu por todo o País.  Senti-me injuriado. Não fiquei calado. Fui à luta e, ao final de um mês, felizmente a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) descobriram a farsa e fui inocentado. Quem não deve não teme! Eis a questão.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.