terça-feira, 27 de setembro de 2011

“PARA SALVAR JOVENS DROGADOS BASTA UMA MIGALHA DO DINHEIRO ROUBADO PELOS POLÍTICOS”

Parabéns frei Hans, para o senhor e toda a sua equipe. Que Deus os abençoe pelo trabalhado que fazem tão somente com o propósito de servir à Deus e ao próximo.

Ontem a Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou a Fazenda da Esperança, órgão da Igreja Católica, que oferece tratamento para jovens viciados em drogas. Reunião que, pelo Regimento da Casa não poderia superar meia hora, estendeu-se pela sua relevância, por mais de três horas.

O que mais me deixou impressionado foram as palavras do seu idealizador, frei Hans Stapel, que usou de expressões duras, denunciando que os governantes nada fazem pelos jovens que se envolvem com droga neste país, destinando às entidades que o fazem recursos parcos, quase esmolas, que demoram um tempão para chegar ao destino, no caso as entidades particulares que tratam dos jovens atingidos

Em seguida frei Hans comparou os gastos que o governo vem fazendo para a Copa de 2014, com os destinados às entidades que enfrentam no dia a dia o desafio de retirar milhares de jovens brasileiros envolvidos com drogas. “Aqui”, afirmou frei Hans, “estão gastando milhões com os preparativos da Copa, igualmente como foi feito na África do Sul. Estive recente naquele país e o que vi foram estádios gigantescos, hoje sem uso. Passada a Copa, o que restou foi a AIDS e a fome que destroem aquele pobre povo”.

Concordo com o frei Hans no tocante ao descaso dos governos no tratamento de drogados, na esfera Municipal, Estadual e Federal. A questão, nessas três áreas, é tratada com o mais soberano desprezo, como se nada existisse. É uma vergonha, mas, pelo o que sei, em todo o país, não existe uma única clínica mantida por essas três esferas para tratamento de dependentes químicos de famílias pobres. Diariamente jovens se degradam e perdem as suas vidas, mas os governantes teimam em fechar os olhos e nadas vêem.

Frei Hans se esqueceu de dizer que para salvar esses jovens, muitos ainda crianças, bastava que parte, uma ínfima migalha do dinheiro roubado pelos políticos, fosse direcionado para o tratamento desses milhões de pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, hoje mergulhadas no inferno das drogas. O ideal seria existir no Amazonas não apenas uma Fazenda da Esperança, mas dezenas delas, espalhadas pela capital e pelo interior do Estado, aonde as drogas também chegaram, principalmente nas cidades da calha do Solimões, hoje o principal corredor da cocaína no país. Tal fato não é possível em razão da insensibilidade dos governantes que teimam em achar que o problema deve ser encarado como uma questão de polícia e prisão, e não de saúde pública com o tratamento das vítimas dos traficantes que muitas vezes morrem por falta de uma clínica especializada.

Parabéns frei Hans, para o senhor e toda a sua equipe. Que Deus os abençoe pelo trabalhado que fazem tão somente com o propósito de servir à Deus e ao próximo.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

MÁRIO FROTA: “DEIXEI O PDT POR ENTENDER QUE A ENTRADA DO AMAZONINO NO PARTIDO ERA UM ATO DE ESTUPRO”


Dermilson Chagas, uma espécie de faz tudo do Stones Machado, demonstra ser
uma pessoa “magnânima” quando afirma que “o PDT não vai atrás do meu mandato”.

No jornal Diário do Amazonas deste domingo, o Dermilson Chagas, uma espécie de faz tudo do Stones Machado, demonstra ser uma pessoa “magnânima” quando afirma que “o PDT não vai atrás do meu mandato por entender que tenho razões para deixar o PDT com a entrada do Amazonino no Partido. E ainda que ao PDT não interessa confusão neste momento de crescimento”.

Quero, daqui, dizer ao Dermilson, que esse problema já foi resolvido na última reunião com a participação da maioria dos integrantes da Comissão Provisória do PDT/AM, antes da extinção do seu mandato no último dia 31 do mês passado.

Nessa reunião, depois de um longo depoimento, dizendo e justificando as razões porque não poderia ficar no partido, caso o Amazonino Ingressasse nos seus quadros, ao final, todos os presentes à reunião concordaram como justas, extremamente coerentes a minha posição em deixar a agremiação caso tal fato viesse a ocorrer.

Publico, aqui o texto em que a ex-Executiva do partido no Amazonas reconhece tal fato, constante na Ata de Reunião do dia 26 de agosto de 2011, já devidamente registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, com sede na rua Lobo D`Almada, nº 413 – Centro, nos seguintes termos:

“Depois de ouvir as argumentações do vereador Mário Frota, que todos sabem adversário histórico do Prefeito Amazonino Mendes, considerado por órgãos de imprensa como o seu inimigo nº 1, a direção do PDT no Amazonas, através de seus membros presentes, após votação, aprovou a emissão pela Direção do PDT/AM de carta com apoio formal ao desligamento do vereador José Mário Frota Moreira do PDT, por entender como legítima, justa e absolutamente coerente a posição do ilustre vereador, caso seja mesmo confirmada a entrada do prefeito Amazonino Mendes nas fileiras do Partido Democrático Trabalhista”.

O meu advogado está ultimando a petição informando oficialmente as razões do meu desligamento do PDT à Justiça Eleitoral do Estado, devidamente acompanhado da Ata da Reunião da ex-Excecutiva do PDT/AM, registrada em cartório.

Palavra dada, palavra cumprida. Desde que começaram a falar que o Amazonino poderia se filiar ao PDT afirmei que, caso acontecesse tal desgraça, eu estaria fora do partido fundado por Brizola, por entender tal fato como um ato de estupro a um partido marcado, ao longo da sua história, pela ética e pela honra.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM