segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Salve a velha Jaqueira




Mais um prédio centenário de Manaus está ameaçado pelo abandono e pelo descaso.
E novamente, apenas a população e a sociedade civil organizada poderá intervir neste triste destino que está destruindo a Santa Casa de Misericórdia e que já vitimou definitivamente o Cine Teatro Guarany.
A “bola da vez” é a Jaqueira, nome carinhoso com o qual ficou conhecido o prédio que até 2012, funcionou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, na Praça dos Remédios, na região central.
O local, que guarda parte significativa da história do Amazonas, também tem importância nacional uma vez que foi a sede da primeira universidade do Brasil – a Escola Livre de Manaós – em 17 de janeiro de 1909.
Como cidadão e ex-aluno da “Jaqueira”, na manhã do último domingo (18), participei juntamente com centenas de outros colegas, de um café da manhã promovido na frente da faculdade pelo movimento “Salve a Velha Jaqueira”, que tem como objetivo maior revitalizar o antigo prédio.
O movimento não é exclusivo para ex-alunos, mas é destinado para todos aqueles que entendem e lutam pela preservação do patrimônio histórico, cultural e acadêmico amazonense e brasileiro.
Como vereador, apresentei no plenário da Câmara de Municipal a situação alarmante e nas próximas semanas estaremos iniciando uma série de ações para sensibilizar a sociedade na defesa de nossa querida faculdade.
Entre tantos prédios históricos destruídos, já perdemos o Guarany e estamos na iminência de ficar sem a Santa Casa. Vamos ficar de braços cruzados assistindo mais esta tragédia?