sexta-feira, 28 de outubro de 2011

BADERNEIROS DO GRUPO DE AMAZONINO SE INFILTRAM NO MOVIMENTO DOS ESTUDANTES PARA PROMOVER TERRORISMO

Como nos tempos da ditadura militar, baderneiros orientados pelo grupo do prefeito se infiltraram na manifestação pacífica dos estudantes para criar terrorismo e chamar a atenção da polícia para prender e desmoralizar os líderes do movimento. Portão da Câmara Municipal de Manaus foi derrubado e a Guarda Municipal chamada para conter os ânimos.

Não é justo jogar nas costas dos estudantes e dos proprietários dos ônibus executivos a confusão que terminou em baderna, ocorrida ontem por ocasião de uma manifestação com propósitos pacíficos e reivindicatórios, com a participação de estudantes e motoristas dos ônibus executivos, que protestavam contra o aumento abusivo, mais do que isso, criminoso, das passagens de ônibus.

Estive presente a manifestação e, ao lado de vereadores da oposição subi no caminhão de som e fiz um discurso duro, denunciando o prefeito de estar associado aos donos de ônibus nesse aumento absurdo, que elevou a tarifa de ônibus, ao ponto de Manaus ter hoje a tarifa mais cara da região Norte e Nordeste e, proporcionalmente, a mais elevada do País.

O ato transcorreu de forma pacífica e ordeira enquanto os vereadores da oposição faziam os seus discursos em cima do caminhão. Já me encontrava no plenário da Casa quando soube que pessoas estranhas ao movimento estavam bagunçando e promovendo terrorismo entre as pessoas presentes ao ato público. Foi quando pedi, por meio de uma questão de ordem que o Presidente da Casa adotasse providências no sentido de que fosse colocado um basta aos baderneiros que tentavam acabar, na porrada, o ato até em então ordeiro e pacífico como garante à Constituição pátria.

Em reunião na sala da Presidência, na presença de donos dos ônibus executivos e das lideranças estudantis, afirmei que esse tipo de filme vi muitas vezes na época da ditadura militar. A tática, expliquei, não era diferente da que todos presenciaram naquele momento, ou seja, agentes infiltrados se aproveitavam dos movimentos populares e promoviam a baderna, criando situação que justificava a polícia chegar baixando o pau e prendendo as lideranças.

Em minha opinião – afirmei – esses agentes que agora se infiltraram no movimento de vocês para promover a baderna é gente orientada e paga pelos donos de ônibus e pelo pessoal do Prefeito. A quem interessava que esse movimento ordeiro e pacífico terminasse em pancadaria, senão a esse pessoal que, por décadas, espolia e explora o nosso povo há tanto tempo? Alguém é ingênuo – disse – para acreditar que por trás dessa baderna está o Papa ou a Rainha da Inglaterra? – ironizei.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

(Foto: Heveny Bandeira)

g1.globo.com