quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SERAFIM E AMAZONINO EMPURRAM O ADOLPHO COM A BARRIGA E ARTHUR FAZ GOL DE BICICLETA



Texto: Vereador Mário Frota*
O Arthur está de parabéns porque cumpriu à risca a sua palavra, porém, quem mais ganha é o povo do Amazonas que hoje pode exibir com orgulho, para o Brasil e para o mundo, umas das suas mais belas joias arquitetônicas.
O mercado Adolpho Lisboa, depois de tanto tempo, pois que entrou em reforma há mais de sete anos - reforma essa iniciada na administração Serafim Correa e prolongada na gestão Amazonino Mendes - finalmente, agora, pode ser visto exatamente como quando foi inaugurado à época do apogeu da borracha, num tempo em que Manaus era vista como uma das cidades mais ricas do planeta.
O Adolfo Lisboa, mais conhecido pelo nosso povo como Mercadão, é, segundo estudiosos da arquitetura, o mais completo exemplo do art nouveau francês no Amazonas. Portanto, enquanto dois ex-prefeitos empurraram com a barriga a revitalização do Adolpho Lisboa, o Arthur, dando cumprimento às suas promessas de campanha, o inaugurou no 10º mês da sua administração.  Verdadeiro gol de bicicleta.
Hoje um jornal local informa que algumas goteiras foram detectadas ontem por ocasião de uma forte chuva. Nada a preocupar. A empresa construtora do telhado já está realizando os reparos necessários. Em verdade, são pequenos ajustes naturais em construções novas. Segundo o dirigente da citada empresa, logo tudo estará normalizado.  É só uma questão de tempo.
Os permissionários sofreram por todos esses anos sem saber a quem recorrer. Obrigados por todos esses tempos a sobreviver em baixo de uma latada, já haviam perdido as esperanças de voltar ao antigo lugar de trabalho, até que, finalmente, o Arthur apareceu e os salvou do sofrimento e da humilhação.
Agora, mais de sete aos depois eis que retornam a trabalhar nas dependências do Mercadão, usufruindo do conforto da modernidade, trabalhando e ganhando o pão de cada dia num lugar digno, bonito, que nos remete aos tempos áureos de uma época em que Manaus era uma extensão de metrópoles européias, principalmente de  Paris, à época  conhecida por cidade luz, modelo, naqueles  tempos, a ser imitado em todo o mundo.
Que beleza! Finalmente o nosso Mercadão está de volta. Tão bonito quanto na época em que foi construído. O Arthur está de parabéns porque cumpriu à risca a sua palavra, porém, quem mais ganha é o povo do Amazonas que hoje pode exibir com orgulho, para o Brasil e para o mundo, umas das suas mais belas joias arquitetônicas.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.