sábado, 27 de novembro de 2010

GÁS DE URUCU E INTERNET BANDA LARGA: PUXÃO DE ORELHAS NOS BUROCRATAS



DENÚNCIA E APELO QUE FAÇO AO PRESIDENTE LULA. Presidente Lula estamos honrados com a sua presença aqui no nosso Amazonas. Já que o senhor está por perto, aproveito para fazer-lhe algumas colocações sobre fatos que, acredito, omitiram da sua pessoa.

Por exemplo, os seus assessores o informaram que o gás do Urucu, que é retirado do nosso subsolo e percorre pouco mais de 500 quilômetros para chegar a Manaus, vai custar ao nosso povo 65 por cento mais caro do que o gás que o Brasil compra da Bolívia, e que percorre 2.600 quilômetros para chegar a São Paulo.

Prosseguindo, senhor presidente: por que, apesar do gás que vai alimentar as termoelétricas da Amazonas Energia, que vem aqui de tão perto, a tarifa de luz vai continuar tão cara, ou seja, no mesmo patamar do preço anteriormente cobrado quando a matriz energética era na base do óleo diesel? Ora, presidente Lula, há muitos anos que o povo de Manaus sonha com a chegada do gás, por entender que, a partir de então, a tarifa de luz de Manaus, hoje a mais cara do país, fosse ter redução de preço.

Outra frustração, senhor presidente, tem a ver com a economia no tanque do carro. A vida inteira, todo mundo que tem algum tipo de veículo, seja automóvel, caminhão ou ônibus acreditou que, com a chegada do gás, o custo com o novo combustível fosse ser mais em conta. Caso seja verdade o que comentam, somente um bobo vai fazer qualquer tipo de alteração para adaptar o seu carro para o gás.

Esse sonho, senhor presidente, foi-nos roubado quando veio a notícia, veiculada pelos jornais, de que o gás do Urucu vai ficar 65 por cento mais caro do que o importado da Bolívia. A nossa esperança é que o senhor não permita que os tecnocratas de Brasília nos tratem de forma tão injusta. É até possível que o senhor, depois de tal questionamento, me indague a razão porque a bancada federal do Estado não o alertou sobre o fato, e não assumiu, em Brasília, uma firme e decidida posição de defesa do povo do Amazonas frente a tal injustiça.

Além dessas questões acima colocadas, que nos afligem, faço, em nome de todo o povo do nosso Amazonas, outro pedido, que prefiro chamar de apelo, em nome das votações que o senhor recebeu aqui, e agora, a votação recebida pela sua candidata, Dilma Rouseff, que obteve no Amazonas uma consagradora vitória, a maior do país em termos proporcionais. Trata-se da Banda Larga para a Internet. Pela ausência desse sistema, hoje o Amazonas tem o mais lento e caro serviço de Internet do país. Enumerei duas razões para o senhor não esquecer o Amazonas. E mais uma vez: por favor, senhor presidente, no que diz respeito ao gás, dê um bom puxão de orelhas nos burocratas de Brasília. O povo do Amazonas agradece.

Boa estada aqui, presidente, e um feliz retorno.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM