segunda-feira, 26 de maio de 2014

CPI DA PETROBRAS: É A RAPOSA "INVESTIGANDO" QUEM ESTÁ COMENDO OS FRANGOS QUE ELA PROTEGE (Parte II)




 Por: vereador Mário Frota*
Até quando a nação brasileira vai suportar esse tipo de despudor que enxovalha o esforço de milhões de brasileiros que continuam lutando por um País mais justo e digno para todos? Essa resposta, espero que seja dada por esse mesmo povo insatisfeito com o que aí está nas eleições que se aproximam. É o que eu e milhões de brasileiros esperamos.
Voltando a falar na CPI, ora em atividade no Senado, com objetivo de investigar os escândalos que pipocaram envolvendo a Petrobras num mar de lama, não é muito estranho que ela tenha sido instalada sem a presença da oposição, responsável pelas assinaturas que a tornaram legal, mas  tão somente constituída por  senadores da base de  apoio da presidente Dilma?  Com a oposição de fora das investigações, o governo, acusado pela roubalheira que atinge de cheio a empresa número um do País, de forma cínica e debochada decidiu, sem nenhum pudor, investigar a si próprio, ou seja, é a própria raposa investigando quem está comendo os frangos do galinheiro que ela foi contratada para vigiar e proteger.
Esse tipo de espetáculo é impossível em democracias como a norte-americana ou nos países europeus, a exemplo da França, Inglaterra, Bélgica e Alemanha. Tal fato seria visto como um escândalo sem precedentes, portanto, inadmissível acontecer nos chamados países que integram o primeiro mundo. A renúncia de Richard Nixon da presidência dos Estados Unidos da América, não aconteceu em razão de roubalheira de dinheiro público, a exemplo do que ocorre aqui, mas por delito de natureza ética e moral, envolvendo a espionagem do partido republicano na sede do democrata, no episódio que ficou conhecido por escândalo de Watergate.
Fosse nos Estados Unidos  as acusações que ora pesam sobre a administração petista, centenas de vezes  mais graves do que o ocorrido no episódio Watergate,  não só esse partido seria execrado  do poder, como, também, com absoluta certeza, a maioria dos envolvidos inexoravelmente já  estaria   vendo o sol nascer quadrado. Lula e Dilma, defenestrados da vida pública e, olha lá, se também não terminassem encarcerados na mesma penitenciária. O que neste País é normal, ou melhor, governantes são apontados como chefes de quadrilhas e tudo continua como está, no País de Abraão Lincoln soa como escândalo e os envolvidos vão presos. Nos países desenvolvidos, ao contrário daqui, não há  espaço para a palavra impunidade.
O que o nosso povo, pessimamente representado nas duas Casas que integram o Congresso Nacional, pode esperar dos seus representantes na sua grande maioria manipulada pelo poder de Lula e Dilma? Com um Congresso desse quilate para que inimigo? Um parlamento que permite que tal pantomima, vergonhoso acinte à democracia, não é merecedor do respeito do seu povo. Até quando a nação brasileira vai suportar esse tipo de despudor que enxovalha o esforço de milhões de brasileiros que continuam lutando por um País mais justo e digno para todos? Essa resposta, espero que seja dada por esse mesmo povo insatisfeito com o que aí está nas eleições que se aproximam. É o que eu e milhões de brasileiros esperamos.  

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM