sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ESTADOS UNIDOS E INGLATERRA SERIAM NAÇÕES SUBDESENVOLVIDAS COM APENAS DOIS PARTIDOS






Sob o comando de Ulisses Guimarães (à direita), o PMDB elegeu, pela via do colégio eleitoral, Tancredo Neves (à esquerda), presidente da República.


Texto: Vereador Mário Frota*
28 anos depois, eis que temos no Brasil 32 partidos políticos. O povo só precisou de um – o MDB - para enfrentar e derrotar o regime militar, que chegou ao poder em 1964, e nele permaneceu por longos 21 anos.
A partir der 1968, ano em que a ditadura militar mergulhou o País no Ato Institucional nº 5, mais conhecido naqueles tempos nebulosos por AI-5, o Brasil passou a dispor de apenas dois partidos: a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
A Arena era o partido que dava apoio político aos donos do poder, enquanto o MDB defendia o retorno do País à democracia, ou melhor, ao Estado de Direito. Em outras palavras: A Arena era governo e o MDB representava a oposição, ou o que se entendia por oposição à época.
Com o passar das eleições o MDB foi crescendo até se transformar no PMDB. Sob o comando de Ulisses Guimarães o partido cresceu, se fortaleceu e, ao final, com o apoio do nosso povo derrubou a ditadura, fato ocorrido em 1985, quando o grande PMDB elegeu, pela via do colégio eleitoral, Tancredo Neves, presidente da República.
28 anos depois, eis que temos no Brasil 32 partidos políticos. O povo só precisou de um para enfrentar e derrotar o regime militar, que chegou ao poder em 1964, e nele permaneceu por longos 21 anos. Pessoalmente, não consigo entender a razão de tantos partidos. Tem agremiação partidária para todos os gostos. Umas falam em socialismo, outras se dizem social-democratas, muitas usam o trabalhismo e trabalhador como escudo, sem falar no uso de outros chavões apelativos, igualmente manjados, a exemplo de cristão, liberal, republicano, e vai por aí. É uma salada sem fim.
Finalmente para completar a panelada partidária, surgem agora mais dois: o Partido Republicano da Ordem Social, que abreviaram para Pros, e o tal Solidariedade, quem sabe inspirado no partido histórico criado na Polônia, por Lech Walesa.   Por pouco não emergiu o da Rede Sustentabilidade, partido com um nome esquisito, o mais exóticos dos muitos que estão aí. Que tipo de esperança trazem essas novas agremiações partidárias para os milhões de brasileiros que hoje, decepcionados com o PT do Lula e da Dilma, acreditam tanto em partidos políticos como eu em mula sem cabeça, história de lobisomem e cobra grande que bota navio no fundo.
Ora, se partido político fizesse a diferença, os Estados Unidos, que tem apenas dois, o Republicana e o Democrata e a Inglaterra, que também só possui dois, o Trabalhista e o Conservador, seriam nações subdesenvolvidas, sem qualquer importância, enquanto o Brasil, com essa penca de partidos que aí está, seria uma potência  econômica e militar das mais importantes do Planeta.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.