Sem legenda
Parece que a novela que envolve o Terminal Pesqueiro de Manaus está chegando ao fim. Será? Só agora os luminares do Ministério da Pesca, que financiaram a obra, mas não exerceram qualquer fiscalização ao longo da sua construção, descobriram que o dito Terminal, construído para armazenar 200 toneladas de peixe, é insuficiente para estocar o pescado capturado na época da safra, para garantir o produto para a chamada entre safra, época em que o peixe fica várias vezes mais caro do que a carne. A obra que já consumiu a bagatela de R$ 18 milhões ainda está longe de um final feliz.
O projeto do Terminal Pesqueiro, uma antiga reivindicação dos manauenses, iniciado há seis anos, terminou em frustração, em mais um projeto mal pensado, ou seja, sem o planejamento e a administração necessários para que, ao final de tantos milhões gastos, o povo de Manaus pudesse usufruir do benefício esperado.
E agora? Quanto mais vão gastar para que o Terminal comece a funcionar e justificar os milhões dos impostos do povo que nele já foram gastos? Qualquer idiota sabia que a função mais importante desse Terminal, além, naturalmente, de servir de porto de desembarque de pescado, era o armazenamento para a entre safra, com objetivo de, mantendo estoques elevados, segurar a especulação na fase em que o preço do pescado - pela ausência desse produto nas feiras e mercados - sobe de forma astronômica, ou seja, o alimento preferido do nosso povo fica proibido para o bolso da maioria.
Quanto mais vão gastar na construção do local onde o peixe será tratado (eviscerado) e armazenado para o consumo da sociedade na entre safra? Não sei e ninguém sabe, mas, de antemão posso garantir que não vai ser pouco dinheiro. Como se pode justificar uma obra, que ainda está por ser concluída, ter custado aos cofres públicos tal fortuna? E, o pior: construída, de forma irresponsável, em cima de um terreno que no passado recebeu milhares de toneladas de serragem, haja vista que, por muitas décadas, ali funcionou a Serraria dos Pereira. Para se ter uma idéia do risco de desabamento, ao lado, há poucos anos, desabou o porto do Pedrão, tragédia responsável pela morte de várias pessoas. Ou seja, o que aconteceu com o porto do Pedrão, pode acontecer em futuro próximo com o esse Terminal. Algumas pessoas me afirmaram que já dá para ver as primeiras rachaduras.
Um pateta começou a obra e o outro agora passa a manja para o Ministério da Agricultura, que recebe a obra sem auditar, ou melhor, sem querer saber quando do dinheiro do povo foi investido na obra e quanto pode ter sido roubado. Ao final, quem vai pagar por tanta burrice e tanto dinheiro público desperdiçado?
Por: Vereador Mário Frota
Líder do PSDB na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM