sábado, 14 de janeiro de 2012

OMAR AZIZ DEVERIA IMPLANTAR O TOLERÂNCIA ZERO

Omar poderia implantar aqui o Tolerância Zero, inspirado no trabalho de Giulliani, em Nova Iorque. O povo de Manaus vai aplaudi-lo, Governador. Com certeza absoluta!

O Omar Aziz promote colocar um basta no banditismo que tomou conta da cidade. Todo mundo está torcendo para que o programa Ronda nos Bairros seja logo implantado e dê certo.

A insegurança nas ruas de Manaus preocupa as pessoas. Aonde chego vem logo alguém me questionar sobre a onda de crimes que está ocorrendo em Manaus. Até pela rede social facebook me cobram sobre a questão da segurança, como se o problema fosse de responsabilidade do Município, onde exerço a função de vereador. A todos, pacientemente, digo que também estou preocupado com o grave problema, até porque em Manaus resido com a minha família. Por fim, explico que a segurança pública é de responsabilidade do Governo do Estado, que tem sob seu comando a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Segundo estatísticas, de janeiro do ano passado até este janeiro de 2012, aproximadamente mil pessoas foram assassinadas nas ruas da nossa Manaus. Isso é mais do que o número de pessoas que morreram, no mesmo período, na Faixa de Gaza, região conflitada, um verdadeiro barril de pólvora, disputada por Israel e Palestinos. E por que a situação aqui virou isso que aí está, ou seja, assaltos à mão armada e assassinatos à luz do dia? O que se pode fazer para acabar com toda essa violência que incomoda, mais do que isso, assombra a sociedade manauense?

Quem quiser saber como combater e erradicar os crimes que acontecem aqui e em outras cidades do País, aconselho que leia o trabalho dos autores James Q. Wilson e George Kelling, intitulado Janelas Quebradas (Broken Windows Teory), teoria publicada no início da década de 80, que inspirou, à época, o recém eleito prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giulliani, na luta contra à criminalidade. Resultado: Em pouco tempo Nova Iorque, então considerada a cidade mais insegura do Planeta mudou de feição, transformando-se em metrópole razoavelmente segura. Ensinam os autores da teoria Janelas Quebradas, que não adianta apenas combater os crimes graves, mas também os de menor proporção, como pichações, malandragem, pequenos furtos e distúrbios causados por gangues de ruas. Em outras palavras: combatendo os pequenos delitos, previnem-se os grandes.

A teoria da Tolerância Zero vem diminuindo os índices de criminalidade em todas as cidades americanas onde foi implantada. Ora, se deu certo lá, por que não dá aqui e se aplica no combate aos criminosos nas cidades brasileiras, inclusive nesta Manaus, onde os bandidos demonstram não ter um pingo de medo da Polícia? Além do projeto Ronda nos Bairros, bem que o Omar poderia implantar aqui o Tolerância Zero, inspirado no trabalho de Giulliani, em Nova Iorque. O povo de Manaus vai aplaudi-lo, Governador. Com certeza absoluta!

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PSDB na cmm

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Foto: http://www.portalflagranteam.com.br/

Alex_Pazuello