terça-feira, 26 de julho de 2011

TRANSPORTE COLETIVO: ÔNIBUS VELHOS ESTÃO RECEBENDO MAQUILAGEM INTEGRAL

Mário: “Fiquei maravilhado e um tanto pávulo. Quando descobri que eram ônibus velhos fiquei com raiva e denunciei ao Serafim que, mesmo sabendo o que estava ocorrendo, cruzou os braços, não mexeu uma palha contra os espertalhões donos de ônibus”.

Antenada como sempre, a minha amiga, jornalista Baby Rizzato, bota a boca no trombone e alerta aos navegantes para uma malandragem que está sendo armada pelos donos de ônibus. Segundo Baby, “no bairro de São Lázaro, Zona Sul da Cidade, há um local cuidadosamente abrigado da curiosidade dos passantes, onde ônibus cacarecos estão recebendo maquilagem integral, iniciando pela parte mecânica (aquela ‘guaribada’ que agente saca bem), e terminando por uma lista larga em ‘rosa shock’, atingindo boa parte da lataria. O trabalho é feito após as 22 horas. E eu confesso, temo que entre os coletivos que prometem chegar, como novos, estejam os maquiados.”

A Baby está certa. Eles já fizeram isso no passado, quando enrolaram o ‘panaca’ do Serafim, e, agora, mais uma vez, vão repetir a dose caso a sociedade organizada não reaja. Vamos dar uma olhada no passado. Orgulhoso, o Serafim Correia colocou em fila, em frente ao Olímpico Clube, na Constantino Nery, os primeiros 80 ônibus, frutos do acordo com os donos das empresas que se comprometeram, em troca do aumento das tarifas das passagens, 500 novos veículos nas ruas de Manaus.

Ansioso, cheguei à cerimônia de entrega dos ônibus e vi que brilhavam à luz do sol mais do que costa de pão doce. Fiquei maravilhado. Depois de conversar com todo mundo voltei para o carro e, em tom de orgulho, um tanto pávulo, falei ao meu motorista: e aí Marden, gostou dos ônibus novos? Que beleza, rapaz. Estou feliz porque, finalmente, o nosso povo vai andar agora em ônibus estalando de novo.

Marden fez um riso maroto e sapecou: “enquanto o senhor estava conversando com os seus amigos, percorri a fila para ver melhor os ônibus. O segundo veículo da fila está soltando óleo no asfalto. O Senhor já viu ônibus novo vazando óleo? Confuso com o que estava ouvindo, reagi: que é isso Marden, basta olhar para esses ônibus para ver que são todos novos. Marden voltou à carga: “Já fui motorista de carro pesado e sei o que estou lhe dizendo. O senhor já viu ônibus novo com pneu recauchutado? Olhe e o senhor vai ver que estão todos com pneus recauchutados. E prosseguiu: “Veja as borrachas de vedação das portas e janelas e o senhor vai ver que o isolamento foi tão mal feito que as borrachas estão borradas de tinta. Por fim, parou o carro no fim da fila, atrás de dois ônibus do antigo Expresso e apontou: “veja, pintaram tão mal que ainda dá para ver as cobras entrelaçadas da União Cascavel”.

Fiquei danado de raiva com tudo o que me foi mostrado pelo Marden, arrasado, pedi a ele que me deixasse em casa. Com mais raiva fiquei quando, mesmo sabendo o que estava ocorrendo, porque eu lhe falei, o Serafim cruzou os braços, não mexeu uma palha contra os espertalhões donos de ônibus que, mais uma vez, enganavam o nosso povo.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM