terça-feira, 29 de janeiro de 2013

MÁRIO FROTA QUER SECRETARIA PARA FOMENTAR EMPREGO E RENDA



Texto: Roberto Pacheco (MTb 426)
Mário Frota lembra que essa nova secretaria vai fomentar desenvolvimento e, portanto, gerar mais divisas e arrecadação de impostos.
Com a finalidade de atrair investimentos para fomentar o comércio, a indústria e as empresas fornecedoras de serviços, o vereador Mário Frota, líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vai apresentar uma proposta ao prefeito Arthur Neto (PSDB), para a criação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic). A nova pasta vai atuar como agência promotora de desenvolvimento, com a responsabilidade de identificar alternativas econômicas e atrair pequenos, médios e grandes empreendimentos para Manaus.
A medida, além de criar oportunidades de negócios, vai aumentar a oferta de empregos e gerar melhor distribuição de renda para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador manauara. Para chegar a essa conclusão o vereador realizou uma pesquisa nos sites de alguns estados do país e constatou que as capitais e as principais cidades brasileiras possuem uma secretaria para promover negócios junto ao comércio e à indústria.
     O parlamentar explica ainda que o município, por meio da Semic, vai precisar fazer parcerias com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Governo do Estado do Amazonas para estimular o campo da pesquisa, desenvolvimento e de formação de capital intelectual, capacitando, treinando e qualificando trabalhadores para ampliar a produção de bens e serviços.
Sobre a decisão do prefeito Arthur Neto, em diminuir o número de secretarias municipais, Mário Frota lembra que essa nova pasta vai fomentar desenvolvimento e, portanto, gerar mais divisas e arrecadação de impostos para o município. “Por outro lado, a Semic deverá ser eminentemente técnica, sem deixar de ser política, com um quadro enxuto, formado por profissionais altamente qualificados para desempenhar atividades fins”, explica.
De acordo com Mário Frota, a cidade de Manaus possui o maior e mais importante pólo eletro eletrônico e de duas rodas da América Latina, onde estão instaladas cerca de 650 indústrias, sem chaminés, que respeitam as questões do meio ambiente e geram mais de 100 mil empregos diretos e outros 250 mil indiretos. “Não podemos ficar alheios a essas estatísticas. A responsabilidade de atrair investimentos não é restrita ao Governo e à Suframa. O município precisa ter mais representatividade junto ao Conselho de Administração da Suframa (CAS) e participar das grandes decisões do governo estadual, voltadas para a cidade de Manaus”, conclui Mário.

Gabinete do Vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Por: Roberto Pacheco (MTb 426)

CIRCO DE HORROR EM SANTA MARIA



Texto: Vereador Mário Frota*



Será que os culpados desse crime vão ser julgados e presos? Espero que os senhores do Ministério Público do Rio Grande do Sul desçam o pau nesses criminosos, sem pena e piedade.

Foi preciso uma tragédia se abater sobre nossas cabeças para que centenas de boates fossem lacradas País afora, porque ‘o brasileiro só fecha a porta depois de roubado’ e isso faz parte da nossa cultura que, em parte, tem a ver a propina que embala o jeitinho brasileiro.
Construir uma casa de espetáculos com apenas uma porta, a de entrada - utilizando a título de revestimento acústico material altamente inflamável e que produz uma fumaça mortal, capaz de tirar a vida de uma pessoa em pouco mais de dois minutos - é coisa de mau caráter. É ganância de uma figura extremamente inescrupulosa, em suma, um irresponsável que só pensa em faturar e não está nem aí para a perda de vidas, a exemplo do que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Mas o culpado é apenas o psicopata ganancioso proprietário do estabelecimento, ou, associado a ele? Há outras figuras igualmente responsáveis pela tragédia ocorrida? Em verdade, a boate de sua propriedade não passava de uma armadilha mortal, sob as vistas grossas das autoridades daquele município. Vejamos, portanto. Nenhuma casa de espetáculo, pela legislação nacional, pode existir sem o alvará de funcionamento concedido pela prefeitura, documento que, para ser expedido, exige uma séria de exigências, a exemplo de um laudo de segurança fornecido contra incêndio pelo corpo de bombeiros.
Muitas vidas jovens foram brutalmente ceifadas dentro de uma armadilha letal. Foi preciso que muitas lágrimas fossem derramadas para que as autoridades brasileiras finalmente, agora, abram os olhos e resolvam enfrentar o problema de frente, por medo de mais tragédias, a exemplo desse circo de horror que o Brasil inteiro assistiu pela televisão.
Sem portas laterais e saídas de emergência pelos fundos, a boate virou um inferno com labaredas e fumaça mortal matando mais de duas centenas de pessoas e ferindo outro tanto.  Encerro com uma pergunta que não quer calar: será que os culpados desse crime vão ser julgados e presos? Espero que os senhores do Ministério Público do Rio Grande do Sul desçam o pau nesses criminosos, sem pena e piedade. 

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.