O líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Mário Frota, afirmou ontem (5), não acreditar que o prefeito Amazonino Mendes conclua as obras de restauração do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, antes do término de seu mandato, como foi previsto. As críticas foram formuladas quando o parlamentar comentava sobre a audiência pública realizada na última sexta-feira (2), de autoria do vereador Elias Emanuel (PSB), para debater sobre o calendário da obra de restauração do mercado e o seu modelo de gestão administrativa.
A restauração do prédio histórico do Adolpho Lisboa já dura sete anos em função de entraves burocráticos com Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e Ministério Público Federal (MPF), além da falta de mão de obra especializada, conforme explicou a diretora de operações da ManausCult, Grace Benayon. A obra que tinha um orçamento inicial de R$ 7,7 milhões, já consumiu cerca de R$ 16 milhões do orçamento público municipal.
Quanto ao modelo administrativo do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Mário Frota defende que essa responsabilidade seja dos permissionários, por meio de cooperativa. “Tudo leva a crer que o Amazonino, caso venha a ser reeleito - o que não acredito - e conclua essa obra, vá entregar a administração do mercado para os seus amigos do Shoppinguai, deixando os seus 185 permissionários, na beira do cais, a ver navios” sentencia.
Gabinete do vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Por: Roberto Pacheco (MTb 426)