quarta-feira, 6 de abril de 2011

GASOLINA É CARA POR CAUSA DA FOME CANINA DO GOVERNO FEDERAL

De que adiantou ser auto-suficiente em petróleo se o Governo Federal, para fortalecer a Petrobrás, nos esfola em vida, impondo aos nacionais o preço que bem entende, como se tudo, cada gota, fosse comprada do exterior?

NO BRASIL A PETROBRAS RETIRA O PETRÓLEO DO NOSSO SUBSOLO EM REAL E NOS VENDE EM DÓLAR. QUANDO VAI ACABAR ESSA ESCRAVIDÃO? POR QUE PAÍSES QUE NÃO POSSUEM UMA GOTA DE PETRÓLEO, A EXEMPLO DO PARAGUAI, TEM UMA GASOLINA MUITO MAIS BARATA DO QUE A NOSSA? O aumento desenfreado da gasolina para quase R$ 3,00, não apenas afeta o bolso de quem tem carro, mas de todo mundo, porque toda vez que o governo aumenta os combustíveis a inflação é empurrada para cima. A desculpa agora, pela alta da gasolina recai na elevação do preço do etanol (álcool) que, por lei, entra na composição da gasolina num percentual de 25%.

O Brasil é o único país auto-suficiente em petróleo que vende a gasolina para o seu povo por preço proibitivo. De que adiantou ser auto-suficiente em petróleo se o Governo Federal, para fortalecer a Petrobrás, que tem o monopólio da extração, refino e distribuição de seus subprodutos, nos esfola em vida, impondo aos nacionais o preço que bem entende, como se tudo, cada gota, fosse comprada do exterior?

Aqui, por causa do tal etanol - e essa é a última desculpa - o preço, que já era caro, pulou de R$ 2,70 para R$ 2,93. Ora, de quem é mesmo a culpa pelo preço absurdo que pagamos pela gasolina, o mais elevado entre os países do planeta que já conseguiram auto-suficiência nesse produto? No Paraguai não há petróleo e o litro da gasolina custa R$ 1,45. A Argentina, o Chile e o Uruguai, somados, produzem menos de 1/5 da produção brasileira, e o preço da gasolina gira em torno de R$1,70.

Desde 2007 o Brasil é auto-suficiente em petróleo, fato que foi anunciado pelo próprio governo. Somado a isso, somos hoje, depois da descoberta de petróleo no pré-sal, a 3º reserva de petróleo do mundo. E por que, apesar de tudo isso, a gasolina do Brasil está entre as mais caras do planeta, acima até mesmo de países que não produzem e refinam uma única gota de petróleo?

Resposta: primeiro pela fome canina do governo federal que, para manter a Petrobrás, esse gigante faminto, dono do monopólio do petróleo no País, de forma insaciável nos explora, cobrando o dobro em impostos pelo litro da gasolina. Exemplo: no caso do litro da gasolina custar R$ 1,00, o governo (federal, estadual e municipal) cobra R$ 1,00 de imposto, dobrando, assim, o preço. No caso da gasolina, sem medo de errar, o maior vilão é o governo.

Há ainda muita especulação na venda nos postos, o que tem levado a sociedade a suspeitar da presença de cartéis. O certo é que somado aos impostos cobrados pelo estado brasileiro a exploração dos postos, a gasolina beira hoje os R$ 3,00, o que é um absurdo, falta de respeito do governo federal, o maior vilão nessa história em que a vítima somos nós, o povo brasileiro.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Foto: www.robsonniering.blogspot.com

ÔNIBUS SUCATEADO COM BARRA DE DIREÇÃO QUEBRADA MATA QUATRO PESSOAS

Ônibus articulado, com a barra de direção quebrada, mata 4 e fere 15 pessoas...
...na Zona Leste, fato ocorrido nesta segunda-feira (4), à noite, no bairro Coroado.

AMAZONINO DEVE BAIXAR A BOLA, PASSAR ÓLEO DE PEROBA NA CARA E ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELO TRANSPORTE COLETIVO EM MANAUS. Mais uma tragédia envolvendo os ônibus velhos colocados à disposição do nosso povo pelas empresas concessionárias desse serviço público. Quatro pessoas morreram e umas 15 saíram feridas e foram hospitalizadas. Pela televisão, pude ver cenas terríveis. Entre pedaços de concreto oriundos das paredes das casas onde o ônibus bateu, misturado com ferro retorcido, pode-se ver grandes manchas de sangue.

As velhas ‘patas chocas’ (ônibus articulados), uma herança do Sistema Expresso de triste memória, implantado em Manaus pelo ex-prefeito Alfredo Nascimento, agora, velhos e carcomidos pelos tempos, pois que nenhum deles tem menos de 17 anos nas ruas de Manaus, agora começam a matar pessoas inocentes que, tudo o que desejam, quando entraram naquele monte de ferrugem, é chegar em casa, depois de um dia duro no trabalho.

Agora é hora de apurar quem são os culpados pela tragédia. A Transmanaus, a proprietária da sucata? A Prefeitura administrada pelo Amazonino? O motorista que dirigia o veículo? Em minha opinião, esse não tem nenhuma culpa, pois, tudo o que estava fazendo, era dirigir um ônibus velho, caindo aos pedaços, que teve a barra de direção quebrada, fato que provocou o trágico acidente.

Os verdadeiros responsáveis o povo os conhece muito bem. Os responsáveis são alguns ex-prefeitos e o atual, que permitiram que os ônibus que fazem o transporte coletivo de Manaus chegassem ao nível de sucateamento em que se encontram. Só para lembrar: no decorrer do ano passado e nos primeiros deste, entre 10 a 12 ônibus pegaram fogo, sendo que a maioria envolvendo as famigeradas ‘patas chocas’.

Do Alfredo até o Amazonino, todos são responsáveis pelo o que está acontecendo. Fui vice-prefeito do Serafim e, por ocasião da chegada dos 500 ônibus prometidos pela Transmanaus, o alertei que os veículos não eram novos, mas na sua esmagadora maioria encarroçados, ou apenas desamassados e pintados. Não fui ouvido. O tempo provou que estava com a razão. O resultado está aí e fala mais alto.

Quantas pessoas ainda sofrerão ferimentos e muitas vão morrer, até que a Prefeitura impeça que ônibus caindo aos pedaços continuem transportando o povo de Manaus? Para ajudar as empresas concessionárias de Manaus, o Serafim, mediante projeto de lei, aumentou de 8 para 10 anos a vida útil dos ônibus. O que espero agora, é que Amazonino, outro apaixonado pelos donos de ônibus, não amplie de 10 para 12 ou 15 anos o tempo dessas carroças nas ruas da cidade.

Depois de tudo isso, da tragédia que foi esse desastre matando três pessoas inocentes, sugiro que o Amazonino baixe a bola, passe óleo de peroba na cara, e recue dos R$ 2,80 sobre a tarifa da passagem que está impondo ao povo de Manaus. É como já disse da tribuna da Câmara: Isso não é aumento, é assalto. Mãos para o alto, e vá logo passando dinheiro!

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Fotos: http://www.emtempo.com.br

TERMINAL PESQUEIRO

Marise Mendes: "Vamos dar a Cesar o que é de Cesar".

Sobre a matéria “Terminal Pesqueiro naufragou com Serafim e Amazonino”, publicado neste blog, a vereadora Marise Mendes fez o seguinte comentário:


Mário Frota,

Você só não tem razão quando culpa o Amazonino pela inutilidade do “suposto” Terminal Pesqueiro.

Os 5 milhões, nunca foram usados na administração do Amazonino. Vamos dar a Cesar o que é de Cesar.

Marise

CMM debate reajuste da tarifa de água

O requerimento de convocação, aprovado em plenário no dia 28 de fevereiro, é de autoria do vereador Mario Frota (PDT) e foi subscrito pelo presidente da CMM, Isaac Tayah (PTB).

Reajuste de 10, 24% na tarifa de água, falta de abastecimento na zona Leste, cumprimento de metas previstas pela empresa Águas do Amazonas, concessionária do serviço, no plano de repactuação do contrato. Esses são os principais itens de discussão da audiência pública que acontece nesta quarta-feira (06), a partir das 10h, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O aumento no preço da água está em vigor desde o dia 4 de abril. Para prestar esclarecimentos, a Casa convocou o diretor-geral da Águas do Amazonas, Vicente Ferreira Linhares. O requerimento de convocação, aprovado em plenário no dia 28 de fevereiro, é de autoria do vereador Mario Frota (PDT) e foi subscrito pelo presidente da CMM, Isaac Tayah (PTB). Tayah, aliás, já havia representado contra a Águas do Amazonas sobre o aumento do preço no Ministério Público Estadual (MPE), que acatou a representação e a transformou numa Ação Civil Pública, que tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública.

O petebista contesta legalidade do reajuste e diz que a concessionária do serviço não cumpre o que prometeu na repactuação do contrato. “A empresa não vem cumprindo as metas estabelecidas na repactuação do contrato. A Casa sempre recebe reclamações sobre a má prestação do serviço nas comunidades. Agora, surge este reajuste sem justificativa plausível”, contestou Tayah.

Na Ação Civil Pública, o MPE aponta, inclusive, omissão da prefeitura, poder concedente, em não realizar audiências públicas com participação popular para esclarecer os critérios para o reajuste.

Fonte:DIRCOM
Fotografia: Plutarco Botelho