domingo, 16 de junho de 2013

MUTIRÃO DE LIMPEZA: ARTHUR NETO PROMETE REABRIR A SANTA CASA



Texto: Vereador Mário Frota*
Em conversa que mantive recentemente com o Arthur, ele falou que já tem em mente um plano para a Santa Casa. E foi além: “Mário, quem mexer no centro desta cidade, estará na obrigação moral de resgatar a nossa Santa Casa de Misericórdia”.
Ontem, com apoio do meu amigo, Paulo Farias, secretário municipal de Limpeza Pública, conseguimos, mais uma vez, retirar o lixo que tomava conta das dependências da nossa  Santa Casa de Misericórdia.
Desejo, daqui, lembrar que, na administração passada, apesar da dura oposição que fiz ao Amazonino, todas as vezes que solicitei apoio ao então secretário de Limpeza Pública, José Aparecido, para ajudar na retirada da sujeira que tomava conta da Santa Casa, o apoio veio de imediato, sob a supervisão do seu diligente sub secretário, Túlio Kniphoff. Tal fato vem a demonstrar que o sentimento de amor que todos sentimos pela Santa Casa supera, em muito, as diferenças partidárias e ideológicas.
Na conversa que mantive com os garis que lá estavam, na sexta-feira pela manhã, de todas aquelas pessoas humildes ouvi expressões de preocupação com o abandono da Santa Casa e quando o grande hospital vai voltar a ser o que foi até oito anos  atrás,  quando teve  as suas portas fechadas e, desde então, vive no mais soberano abandono. 
Esse tipo de indagação, partindo de pessoas de camadas sociais diferentes, ouço todos os dias. Os ex-governadores e prefeitos de Manaus deram as costas à Santa Casa. Nesse meio tempo gastaram-se milhões de reais em obras, a exemplo do que foi investido na ponte sobre o rio Negro e, mais recentemente, na Arena da Amazônia, o novo estádio para a Copa do Mundo, mas nenhum centavo no hospital mais  antigo de Manaus, símbolo vivo da herança da medicina portuguesa no Brasil.
A minha esperança, agora, repousa no Arthur Virgílio, companheiro que, ao longo da sua história política, nunca decepcionou ninguém. Em conversa que mantive recentemente com ele, falou-me que já tem em mente um plano para a Santa Casa. E foi além: “Mário, quem mexer no centro desta cidade, estará na obrigação moral de resgatar a nossa Santa Casa de Misericórdia”.
Como dizia a minha velha mãe, para o bom entendedor meia palavra basta. Não foi uma meia palavras que ouvi do meu amigo prefeito, mas uma  frase inteira, que entendi como compromisso já assumido na defesa de um patrimônio que é de  todos  que habitam o nosso Amazonas e desejam  uma solução urgente para uma questão que, de forma vergonhosa,  perdura há  oito anos.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.  



SALÁRIO DOS PROFESSORES: PT DO MENSALÃO DÁ AJUSTE DE APENAS 7,6% E PREFEITURA DE MANAUS 10,1%





Escândalo do ‘mensalão’ transformou o PT no mais corrupto partido da história deste país.
Texto: Vereador Mário Frota*
O governo federal, controlado pelo PT, há 12 anos, concedeu aumento de apenas 7,6%... Ficaria triste é se estivesse fazendo parte de um partido que, depois do escândalo do ‘mensalão’, transformou-se no mais corrupto partido da história deste país.   
Nesta terra, hipocrisia e demagogia são as duas coisas que mais abomino. Infelizmente, fui obrigado a conviver com essas duas palavras nessa última quarta-feira, por ocasião da votação do projeto de iniciativa do executivo municipal que tinha por objeto ajustar o salário dos professores da rede municipal em 10,1%.
O único partido que se recusou a aprovar o projeto de interesse dos professores foi o PT, sob o argumento que era pouco e que o ideal seria 15%.
Vamos, então ver, até onde chega a hipocrisia e demagogia da ‘companheirada’ do PT. O governo federal, controlado pelo PT, há 12 anos, concedeu aumento, aos professores da área federal, de apenas 7,6%. O piso salarial dos professores do município de Manaus é, como se sabe, R$ 900 reais, mais elevado do que o dos professores da União e um pouco mais do que os do Estado do Amazonas.
Indo na esteira do município, os jornais desse fim de semana noticiam que o governador Omar Aziz também concedeu aumento de 10% aos professores da rede estadual.
Por tudo isso, não consigo entender a razão que levou o PT a colocar professores nas galerias da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com o torpe propósito de vaiar e agredir  os vereadores  que resolveram defender  o aumento concedido pelo prefeito Arthur Virgílio aos professores do município.
Como líder do PSDB, fui o primeiro orador a assumir a tribuna com o objetivo de defender o reajuste concedido pela Prefeitura. No meu discurso afirmei que o ideal mesmo seria o aumento ser o dobro ou o triplo do concedido pelo prefeito, mas, infelizmente, o orçamento do município não teria como suportar, levando-se em conta que, o fazendo, não sobraria recursos para investir em obras tão aguardadas pela sociedade, a exemplo do fechamento de buracos e o recapeamento das ruas da cidade.
Aos vaiadores não interessava dizer que os vereadores do PT os estavam enganando, transformando-os em massa de manobra, em pobres marionetes para vaiar os vereadores que, com realismo, defendiam o aumento dos 10,1% concedidos pela prefeitura da capital. De que adiantava, por exemplo, eu dizer que o nosso reajuste era quase 3% maior do que o oferecido, dias atrás, pela presidenta Dilma aos professores da área federal?
Ao longo da minha vida política - e lá se vão quase 40 anos - nunca recebi vaias de ninguém. Essa foi a primeira vez. Não me senti ofendido. Ficaria triste é se estivesse fazendo parte de um partido que, depois do escândalo do ‘mensalão’, que envolveu o alto comando das hostes petistas, transformou-se no mais corrupto partido da história deste país.   

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.