quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SINETRAM CONTROLA CATRACA E AINDA QUER AUMENTO DE PASSAGEM DE ÔNIBUS



Arthur Neto: “não me pressionem!” 
 Texto: Vereador Mário Frota*
Perguntei ao prefeito se a Prefeitura controlava a catraca: “claro que sim. Aqui dono de ônibus não manda; quem manda é a Prefeitura”
Entendo que os donos de ônibus vêm, nos últimos tempos, de forma autoritária, forçando a Prefeitura a aumentar a passagem de ônibus, pela simples razão de que são eles, via Sinetram, os controladores da catraca, ou seja, administram, com mão de ferro, todo o arrecadado, tanto nas vendas das passagens, quanto do vale transporte dos estudantes.
Manaus deve ser a única Capital do País onde esse tipo de controle não é feito pela Prefeitura. Quando vice-prefeito estive em São Luiz, Maranhão, e perguntei ao então prefeito Tadeu Palácios se a Prefeitura controlava a catraca. Sem pestanejar, respondeu-me: “claro que sim. Aqui dono de ônibus não manda; quem manda é a Prefeitura. Do controle da catraca não abro mão, a não ser que eu esteja doido”.
Essa é uma batalha que o Arthur deverá travar com os donos de ônibus. Sem o controle da venda das passagens, como pode a Prefeitura ter a dimensão necessária à elaboração das planilhas de custo? Alguém já disse que permitir que os donos de ônibus controlem ao seu bel prazer a venda das passagens, é o mesmo que entregar à raposa a guarda do galinheiro. 
Será que não está aí a razão de Manaus ostentar a passagem mais cara do Norte e Nordeste do País? Ora, ninguém consegue entender é o fato de que, aqui, os donos de ônibus não pagam o ICMS sobre o diesel que eles usam nos ônibus. Em todo o Brasil esse tipo de isenção só acontece na nossa Manaus. Ora, por que então esse dado não conta na hora de aumentar a tarifa da passagem?
Com certeza que o Arthur não vai se deixar manipular pelos donos de ônibus como aconteceu com o Serafim e, mais recentemente, com o Amazonino. Com o Arthur tenho certeza que vai ser diferente. Ele já mandou o recado aos poderosos tubarões dos ônibus: “não me pressionem!”

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.