quinta-feira, 12 de maio de 2011

Frota conclama colegas da CMM a aderir à campanha de reativação da Santa Casa


O líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Mário Frota, conclamou os colegas de parlamento durante a sessão plenária desta quarta-feira (11) a aderir à mobilização para reativar o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia, no Centro. Conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, o hospital foi desativado por problemas financeiros e sucateamento em 2004. “Eu imploro aos meus pares daqui desta Casa e ao governo do Estado para que não deixemos a peteca cair. Vamos lutar todos juntos para salvar a Santa Casa, que sempre foi um hospital de referência em Manaus”, declarou.

O pedetista afirmou que fará um protesto em frente ao prédio da Santa Casa, localizada à rua 10 de julho, com um bolo de aniversário pelos sete anos de desativação daquela instituição de saúde. “Vamos fazer um bolo majestoso, com faixas de protesto, e invocarmos a sociedade para esta causa. Temos obrigação de lutarmos para salvar a Santa Casa local”.

Frota garante que há verba prevista no orçamento do governo federal da ordem de R$ 500 milhões para a compra de equipamentos, reforma e ampliação em todas as Santas Casas do País. “O governo do então presidente Lula aprovou essa rubrica na lei orçamentária”. O vereador citou, inclusive, a Santa Casa de Belém (PA) como exemplo de que o Poder Público pode ajudar no processo de reativação. “A então governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, entrou pessoalmente na campanha e investiu na revitalização do hospital. O atual governador (médico Miguel Jatene) aplicou R$ 84 milhões na construção de novos leitos. Porque não pode acontecer o mesmo no Amazonas”, questiona Frota.

Fonte: DIRCOM

Fotografia: Plutarco Botelho