quarta-feira, 12 de junho de 2013

ERON PEDE A CABEÇA DE CIDADE INSPIRADO EM STALIN

Texto: Vereador Mário Frota*
Convivendo com o Eron, o ouvi afirmar que o seu partido inspirava-se na figura de Stalin, o cruel e brutal ex-dirigente da ex-União Soviética, responsável direto pelo assassinato de milhões de dissidentes, entre eles Leon Trotsky, assassinado na cidade do México.
O secretário Eron Bezerra, quando na oposição, metia a língua em todo mundo e não queria saber das consequências. No entanto, agora, no governo, o velho comunista (?) reage como uma fera a quem o critica e, num lance que surpreendeu a todos, enviou documento à Assembleia Legislativa do Estado, solicitando aos seus ex-colegas de parlamento que cassem o mandato do deputado Orlando Cidade, por falta de decoro parlamentar, pelo crime de tê-lo chamado de incompetente e inoperante à frente da Secretaria de Estado da Produção Rural.
Essa turma do PCdoB não é fácil. Quando na oposição eles falam em democracia, mas, no poder, o viés stalinista aflora, ao ponto de tratarem como inimigos todos os que ousam criticá-los. E por que nessa história vem à tona a figura do ditador Josef Stalin? Resposta: pela razão de que, convivendo com o Eron, por várias vezes o ouvi afirmar que o seu partido inspirava-se na figura de Stalin, o cruel e brutal ex-dirigente da ex-União Soviética que, segundo alguns historiadores, foi o responsável direto pelo assassinato de milhões de dissidentes, entre eles Leon Trotsky, assassinado na cidade do México, a seu mando.  Stalin não perdoava seus adversários. Depois da morte de Lênin assumiu o poder e, ato contínuo, expurgou e assassinou dezenas de líderes, todos eles ligados historicamente ao comandante-chefe da Revolução de 1917.
Esse Stalin era o líder inconteste do comandante Eron e dos seus camaradas do PCdoB. Inspirado no seu líder, alguém já imaginou o que o Eron poderia fazer com o seu crítico deputado Orlando Cidade, caso tivesse nas mãos o poder que Stalin desfrutou na ex-União Soviética? Bem, é bom nem pensar. Basta ver o que os comunistas, inspirados no stalinismo, fizeram com as populações civis dos países onde eles tomaram o poder, a exemplo do Laos e do Camboja.
A minha geração, no meio do embate da guerra fria, sentiu grande simpatia pelo comunismo soviético, inspirado na doutrina de Karl Marx. Em plena ditadura militar, afrontávamos o autoritarismo de direita usando camisas com o rosto de Che Guevara. Tempos heroicos aqueles. No entanto, com a queda do império soviético, a reintegração da Alemanha Oriental à Alemanha Ocidental e o retorno dos países que estavam dentro da famigerada cortina de ferro à democracia, a verdade veio à tona e, o que era admiração, virou decepção. Ora, logo passei a entender a frase cunhada pelo grande Churchill: “quem não foi comunista até os vinte anos não tem coração. Quem continua até depois dos 30, não tem celebro”. Em outras palavras: é um idiota. Outra que ouvi muito, é que “o pior capitalista é o comunista que virou capitalista”. Em qual dessas enquadra-se o camarada Eron que pediu a cassação do mandato do deputado Orlando Cidade, pelo grave crime de tê-lo chamado de incompetente e inoperante à frente da Secretaria que ora administra? A resposta, deixo a critério do ilustre leitor (a) deste texto assinado pelo autor deste humilde blog.       

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.