quarta-feira, 10 de agosto de 2016

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PODE SALVAR SANTA CASA



Vereador Mário Frota, ao lado do ex-senador Evandro Carreira, lutando pela revitalização da Santa Casa
Por: Roberto Pacheco - MTb 426
"Já fiz abaixo-assinado com mais de 90 mil assinaturas, realizei vários seminários com representantes das Santa Casa de Santos, Porto Alegre, Fortaleza e Belém que trouxeram suas experiências até nós. Além disso, estive com os governadores Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo que se comprometeram em reabrir esse hospital, mas tudo foi em vão. Hoje o prédio do hospital virou um monte de escombros e está prestes a ruir. Essa parceria com o IGH chegou em boa hora e a revitalização da Santa Casa deve resgatar parte da história do Amazonas que estava sendo desconstruída pela incapacidade dos governadores que passaram ao longo desses últimos dez anos"
       O vereador Mário Frota (PHS), em seu pronunciamento de hoje, da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), anunciou o início da negociação de uma parceria com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que demonstrou interesse em revitalizar a Santa Casa de Misericórdia por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O anúncio foi feito depois que o parlamentar se reuniu ontem (9/Ago) com o prefeito de Manaus, Arthur Neto e o representante do IGH, Giovawni Lemos, que se encontra em Manaus para tratar do assunto.
       De acordo com Mário Frota, por ocasião do encontro, o prefeito de Manaus se comprometeu em formar uma equipe de técnicos da área de saúde para discutir com os gestores do IGH a melhor forma de construir essa parceria. "Se chegarmos a um acordo, vamos fazer a imediata desapropriação do prédio, que é de interesse público, para o início das obras de revitalização e ampliação de uma nova Santa Casa mais moderna, que vai servir de referência para todo o país", sintetizou Arthur Neto.
       O Instituto de Gestão e Humanização foi criado em 2010, a partir  da percepção de profissionais especializados, com o objetivo de utilizar práticas de gestões modernas capazes de maximizar os resultados de unidades prestadoras por meio de um atendimento humanizado que priorizasse o bem estar do beneficiário. Já são vinte contratos firmados e mais de 40 unidades geridas pelo instituto em três estados: Bahia, Goiás e Rio de Janeiro. Só no ano passado foram firmados contratos com o Serviço de Enfermagem na Emergência de Queimados do Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Nefrologia do Hospital Geral Roberto Santos, Serviço de Bio Imagem do HGE, Serviço de Enfermagem na Emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista, UPA Roberto Santos e UPA Camaçari. Além desses contratos o IGH também passou a fazer o gerenciamento clínico dos Prontos Atendimentos (PA) Rodrigo Argolo, Hélio Machado, PA Psiquiátrico e SAMU, todos na Bahia.
       De acordo com Giovawni Lemos, o IGH se responsabiliza pela recuperação e ampliação do prédio da Santa Casa, modernização dos equipamentos e a ampliação de profissionais qualificados. "O acordo prevê uma parceria com o município por intermédio de um contrato nos dando amplos poderes para administrar essa unidade de saúde durante 25 anos. Depois disso, a Santa Casa passa a ser gerida pela prefeitura", explica.
       Mário Frota lembrou que vem trabalhado há quase 8 anos para não deixar a Santa Casa morrer, literalmente. "Já fiz abaixo-assinado com mais de 90 mil assinaturas, realizei vários seminários com representantes das Santa Casa de Santos, Porto Alegre, Fortaleza e Belém que trouxeram suas experiências até nós. Além disso, estive com os governadores Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo que se comprometeram em reabrir esse hospital, mas tudo foi em vão. Hoje o prédio do hospital virou um monte de escombros e está prestes a ruir. Essa parceria com o IGH chegou em boa hora e a revitalização da Santa Casa deve resgatar parte da história do Amazonas que estava sendo desconstruída pela incapacidade dos governadores que passaram ao longo desses últimos dez anos", sentencia Mário Frota.