sexta-feira, 16 de abril de 2010

FORMANDO CONSCIÊNCIA PARA CIDADANIA


Mário Frota cobra responsabilidade do poder com a acessibilidade. Ao abrir nesta sexta-feira, 16, o "I Seminário de Acessibilidade Formando Consciência para a Cidadania", o presidente da Comissão de Direitos da Câmara Municipal, vereador Mário Frota (PDT, disse que "é preciso que haja responsabilidade da sociedade, em especial dos homens e mulheres que nós colocamos no poder" em relação aos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais.

O vereador lamentou que, "às vezes, os que estão no poder dão muito pouca importância às pessoas com deficiência" e lembrou o desrespeito aos direitos humanos como uma das raízes dos males sociais que afetam essas pessoas. Ele alertou para a necessidade de "se olhar para as pessoas portadores de deficiência com amor, com compaixão, porém nunca com preconceito".

Mário Frota lembrou que durante o período em que foi deputado estadual, sua grande preocupação foi criar a Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado, tarefa para a qual enfrentou muitas dificuldades. "A comissão foi criada na porrada. E a partir daquele momento começou-se a falar em direitos humanos no Amazonas. A comissão começou a convocar secretários e até o comandante da PM para prestar esclarecimentos sobre práticas contra os direitos humanos", recordou.

Como exemplo o vereador citou o caso de um adolescente que passou três anos na cadeia por uma suspeição de ter roubado um celular. "Eu nunca tinha visto uma coisa daquela natureza. Se aquele menino era bom, deve ter se transformado diante da violência sofrida na cadeia, porque um fato desses é uma violência sem igual para uma pessoa", disse.

Para Mário Frota, o momento hoje é outro, de uma nova consciência social sobre os direitos humanos "e essa consciência, que é mundial, está crescendo cada vez mais no seio da sociedade". O presidente da Comissão de Direitos Humanos elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo e lembrou que o seminário deve ser "o momento inicial de uma grande jornada que ainda teremos pela frente".

Fonte: Isaias Oliveira
Fotografia: Heraldo Rocha

DESATIVAÇÃO DE CORUJINHAS É MANOBRA


Os jornais noticiam que a partir de segunda-feira todos os corujinhas serão desativados por 60 dias. Ora, em recente entrevista, o prefeito Amazonino Mendes tachou os corujinhas de caça níqueis. Traduzindo: que só servem para, de forma desonesta, tomar o dinheiro do povo. Pelo menos foi isso que todo mundo medianamente inteligente entendeu.

Agora vem a história de desativar os corujinhas por 60 dias. O que se sabe é que se trata de mera manobra para entregar esse tipo de serviço terceirizado a uma outra empresa, dessa vez, uma ligada ao esquema do Negão, basta ver a grana que ela depositou, no período eleitoral, para a campanha do dito cujo.


Tudo bem. Já que o prefeito entendeu que as multas eram cobradas de maneira imoral e ilegal, por que ele não autoriza que todas as multas efetuadas no período sejam anuladas? Essa pergunta, todos querem fazer ao prefeito Negão. Ou seja, ele as considera ilegítimas, mas, mesmo assim, vai cobrar. Tem cheiro de moral de prostíbulo. Mas o que se pode mesmo esperar do sr. Mendes? Para dizer o que disse e não anular as multas, de duas coisas podermos desconfiar: ou ele agiu de má fé, com o fito de fazer politicagem, ou está esclerosado e, sendo assim, deveria estar num hospital e não à frente da Prefeitura.


Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da CMM

PDT VAI DISCUTIR APOIO POLÍTICO


Antes de negociar acordos ou decidir apoiar qualquer candidatura ao governo do Estado, o Partido Democrático Trabalhista (PDT/AM), pretende conversar com os candidatos oficiais para conhecer e avaliar seus programas de governo visando eleger o que achar mais adequado para fomentar o desenvolvimento da região. À presidência da República, o partido deverá apoiar Dilma Rousself, pré-candidata do PT, que tem no ministro do Trabalho, Carlos Luppi (PDT), um aliado em nível nacional.


De acordo com o vereador Mário Frota, vice-presidente do PDT, o partido pretende sair com candidatos próprios a Deputados Estadual e Federal e ao Senado da República que, quando confirmados, terão o apoio irrestrito da legenda. Para o parlamentar, ninguém tem procuração para falar individualmente em nome do partido que tem uma Comissão Provisória Estadual, composta de onze membros, e deve decidir, em conjunto com os demais filiados, os destinos do PDT no Amazonas.


A declaração do vereador tem o objetivo de desmentir boatos de que o PDT do Amazonas já teria fechado acordos e que iria marchar com o nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mário Frota lembra ainda que nada impede a direção do partido conversar democraticamente com todos os candidatos, mesmo porque o prazo das convenções partidárias vai até 30 de junho para definir nomes que deve dar origem aos arcos de alianças.


Para analisar o quadro político do Amazonas e estudar a viabilidade de apoiar candidaturas majoritárias que estão embrionárias para as próximas eleições, o PDT vai realizar nos dias 21 e 22 de maio, um Seminário em Manaus com vereadores, vice-prefeitos do interior do Amazonas e demais filiados do partido.


Mário Frota adianta ainda que o partido sempre delibera de forma democrática, lembrando que nas eleições de 2006, o ex-senador Jefferson Peres decidiu apoiar Eduardo Braga (à época no PPS), para governo do Estado enquanto o restante do partido caminhou com Serafim Correa (PSB). “O PDT, ao longo dos tempos, sempre discutiu abertamente as suas decisões políticas porque não tem caciques dentro da legenda e qualquer menção individual de apoio a nomes é mera especulação de fórum íntimo”, finaliza Mário Frota.


Gabinete do Vereador Mário Frota

Fonte: Roberto Pacheco

Assessor de Comunicação - (Mtb 426)

DEMISSÃO DE GARIS CONTESTADA


Mário Frota volta a criticar prefeito pela demissão de garis. Abrindo o grande expediente desta quarta-feira (14) no plenário Adriano Jorge, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Manaus, vereador Mário Frota (PDT) voltou a criticar o prefeito Amazonino Mendes que não recontratou os 300 garis demitidos pela prefeitura, desobedecendo a uma liminar judicial que preserva o emprego dos trabalhadores temporários do município. "Como o prefeito da capital pode desacatar uma decisão judicial?", questionou.

Ainda durante o pronunciamento, o vereador garantiu que o prefeito pode mandar nos secretários, mas de maneira nenhuma pode fazer isso com os juízes do Amazonas. Para Frota, é desumano ver o sofrimento dos garis que foram demitidos, alguns com mais de 50 anos de idade, enquanto a prefeitura paga uma indenização milionária ao presidente do IMTT, Rafael Siqueira. "O prefeito não se importa com a situação das pessoas", concluiu.
Fonte: Chris Reis
Fotografia: Heraldo Rocha

EVANDRO CARREIRA SERÁ CONDECORADO

Presidente da Câmara Municipal de Manaus, Luis Alberto Carijó (PTB)

CMM vai marcar data para homenagear ex-senador Evandro Carreira.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Luis Alberto Carijó (PTB) encarregou o líder do PDT na Casa, Mário Frota, a marcar junto ao Cerimonial a data em que o ex-senador Evandro Carreira receberá a medalha de mérito que lhe foi concedida há três anos pelo Legislativo municipal.

A medalha de ouro Cidade de Manaus foi concedida a Evandro das Neves Carreira através do Decreto Legislativo No. 016/2007, de autoria do vereador Massami Miki (PSL), e aprovado no mesmo ano.


Ao pedir do presidente Carijó que determinasse a data para entregar a comenda ao homenageado, Mário Frota destacou que o ex-senador Evandro Carreira é um amazonólogo que levou o Senado da República e o Brasil a repensarem a Amazônia através de uma série de pronunciamentos transformados em livros, titulados como ‘Recado Amazônico’. Frota lembrou que a medalha foi conferida há três anos por unanimidade do plenário. "Vamos homenageá-lo enquanto ele está vivo, porque sua idade está avançada. Chegou à idade provecta, em torno de 82 anos, vamos fazer essa festa aqui porque ele tem direito de receber essa comenda", apelou o líder pedetista.

Diante do apelo, Carijó disse que Mário Frota, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM, está encarregado de marcar a data para entregar a comenda. "Com certeza a medalha é justa, porque o ex-senador Evandro Carreira foi sempre um combatente pela causa amazônica, um homem de posições polêmicas, mas de princípios inegavelmente sólidos, então temos o dever de reconhecer o valor desse amazonense", acentuou o parlamentar.

Fonte: Gabriel Andarde
Fotografia: Heraldo Rocha