terça-feira, 24 de março de 2015

MÁRIO FROTA DEFENDE CENTRAL DE ABASTECIMENTO MUNICIPAL



Mário Frota: Vamos colocar essa responsabilidade nas mãos do prefeito (Arthur Neto), que é sensível ao clamor dessa classe.

Para discutir a proposta, o vereador vai convidar órgãos e instituições ligados ao setor, como o Sindicato dos Feirantes de Manaus, a Associação dos Feirantes da Manaus Moderna e a da Feira do Produtor, a Secretaria de Produção Rural do Estado, a Secretaria Municipal de Feiras e Mercados e o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). “Tenho certeza que com o apoio de todos, encontraremos uma solução”.
O vereador Mário Frota (PSDB) encampou uma antiga reivindicação de feirantes e distribuidores de alimentos de Manaus: a criação de uma Central de Abastecimento Municipal. Na manhã desta segunda-feira (23) anunciou que vai realizar Audiência Pública para ouvir essas categorias, agendada para o dia 9 de abril.
Mário Frota assegurou que os feirantes de Manaus, os distribuidores e importadores de alimentos se ressentem de um local de abastecimento nos moldes da Central de Abastecimento (Ceasa), no início da BR-319, que foi desativada.
De acordo com o vereador, todos os municípios que conhece tem sua Ceasa, citando Belém (PA) e São Paulo (SP). Para Mário Frota, a criação de uma Ceasa do município é uma necessidade de urgência. “Vamos colocar essa responsabilidade nas mãos do prefeito (Arthur Neto), que é sensível ao reclamor dessa classe”, disse ele, lembrando que milhares de pessoas que vivem da venda de alimentos que vem do interior e de outros Estados para abastecimento.
Segundo o vereador, assim como no passado o sonho do setor pesqueiro era o Terminal Pesqueiro, o sonho dos feirantes, tanto da Manaus Moderna (Centro) quanto da Feira do Produtor (Zona Leste) é um Ceasa onde possam adquirir seus produtos para abastecer as feiras. “No Terminal Pesqueiro, o sonho do setor era que a safra fosse comprada e ficasse guardada nos frigoríficos para ser usada na entressafra e regular o preço do pescado”, disse ele.
Devido não funcionar, na Semana Santa, a Igreja Católica até liberou os fiéis de comprarem peixe, porque nesse período o preço é até cinco vezes mais caro. “Hoje o Terminal até rachou e gastaram R$ 22 milhões para construir o terminal”, lembrou.
Para discutir a proposta, o vereador vai convidar órgãos e instituições ligados ao setor, como o Sindicato dos Feirantes de Manaus, a Associação dos Feirantes da Manaus Moderna e a da Feira do Produtor, a Secretaria de Produção Rural do Estado, a Secretaria Municipal de Feiras e Mercados e o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). “Tenho certeza que com o apoio de todos, encontraremos uma solução”, assegurou.

Texto: Nely Pedroso - DIRCOM/CMM
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

MÁRIO FROTA APRESENTA PROJETO DE RODÍZIO DE PLACAS PARA O TRÂNSITO


Mário Frota: foram construídas poucas obras de infraestrutura para dar vazão ao trânsito.
Por Roberto Pacheco (MTb 426)
De acordo com as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), existem 700 mil veículos de quatro ou mais rodas e 200 mil motocicletas rodando nas ruas de Manaus, sendo que mensalmente são emplacados 6 mil novos veículos. “No início dos anos 80 eram 140 mil carros rodando nas ruas de Manaus e a cidade só tinha capacidade para comportar 70 mil automóveis... precisamos reduzir o número de veículos nas ruas da cidade”, ressaltou Mário.”.
O vereador Mário Frota, líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus, apresentou projeto, em forma de indicação, ao prefeito de Manaus, Arthur Neto, para criação do Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de Manaus, com a finalidade de regulamentar a proibição de circulação de veículos em dias alternativos, para amenizar os problemas de congestionamentos de trânsito nas ruas da capital.
Para o parlamentar, esse programa vai diminuir os gargalos no trânsito por meio da redução da quantidade de veículos em circulação nas vias públicas, com base no dígito final da placa de licenciamento. De acordo com o projeto de Mário Frota, deixariam de circular durante a semana: na segunda-feira, os veículos de placas com finais 1 e 2; terça-feira, finais 3 e 4; quarta-feira, finais 5 e 6; quinta-feira, finais 7 e 8; e sexta-feira: finais 9 e 0, exceto as ambulâncias, frota policial, ônibus, taxis, caminhões de cargas, conforme o regulamento municipal, e outros veículos de usos emergenciais.      
A proibição de circulação no trânsito nesses dias ficaria limitado às seguintes vias: avenida Umberto Calderaro Filho, avenida Mário Ypiranga Monteiro, avenida Constantino Nery, avenida Djalma Batista, avenida André Araújo e centro da cidade, no horário das 07:00h às 19:00h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.
De acordo com as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), existem 700 mil veículos de quatro ou mais rodas e 200 mil motocicletas rodando nas ruas de Manaus, sendo que mensalmente são emplacados 6 mil novos veículos.
“No início dos anos 80 eram 140 mil carros rodando nas ruas de Manaus e a cidade só tinha capacidade para comportar 70 mil automóveis. De lá para cá foram construídas poucas obras de infraestrutura para dar vazão ao trânsito e enquanto não resolvemos os problemas de transportes alternativos, precisamos reduzir o número de veículos nas ruas da cidade”, ressaltou Mário.