terça-feira, 17 de maio de 2011

Frota propõe criar Conselho Gestor para sistema de bilhetagem eletrônica

“Nós temos sim que trazer para o controle da Prefeitura
esses recursos, mas colocar sob a vigilância da sociedade organizada"

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Mário Frota (PDT) informou em plenário, na manhã desta segunda-feira (16), que está apresentando uma emenda ao Projeto de Lei do Executivo Municipal que trata da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte coletivo da cidade.

A emenda de Frota propõe a criação de um Conselho Gestor para o sistema. De acordo com a proposta, o Conselho será integrado por funcionários da Prefeitura de Manaus e membros da sociedade civil organizada, com representante da OAB, do Sindicado dos Rodoviários, do Ministério Público Estadual, um estudante secundarista e um representante Conselho dos Economistas. “Assim teríamos um órgão extremamente responsável, para fiscalizar os recursos da bilhetagem eletrônica estimados em torno de R$ 450 milhões”, disse ele.

Para o pedetista, essa é a única fórmula capaz de evitar abusos futuros. “Nós temos sim que trazer para o controle da Prefeitura esses recursos, mas colocar sob a vigilância da sociedade organizada, por que se tirar o controle da bilhetagem de uma empresa privada e entregar a outra privada é como se trocar seis por meia dúzia”, argumentou.

Em aparte, o vereador Wilker Barreto (PHS), vice-líder do prefeito, disse que pelo volume estimado de faturamento da bilhetagem eletrônica há que se ter um sistema de controle efetivo. “Se terceirizado ou municipalizado é o município que vai controlar as informações. A transparência da informação não é obrigação é dever do município que deve dar maior transparência e visibilidade. O que não pode é deixar da forma que está, onde quem controla são os próprios empresários”, destacou.

Finalizando, Frota disse que, como presidente da CCJR já encaminhou o projeto para o vereador Joaquim Lucena (PSB), também membro da comissão, que vai relatar e emitir parecer. Ele acredita na próxima quinta-feira (19), o projeto entre na pauta das discussões dentro da comissão, onde serão realizadas audiências públicas com vários convidados para debater a matéria.

Fonte: Manoel Marques

Fotografia: Plutarco Botelho

Mário Frota pede investigação séria sobre morte do empresário Ferrugem

16 Maio 2011
Posted in Política

O vereador Mário Frota (PDT), fez um duro pro­nun­ci­a­mento no pe­queno ex­pe­di­ente da Câ­mara Mu­nic­ipal, le­van­tando sus­peitas de ex­e­cução na morte do em­presário Fer­rugem, em Pres­i­dente Figueiredo. "O cumpri­mento do man­dado de busca e apreensão que se trans­formou num banho de sangue tem um cheiro muito forte de ex­e­cução "N", dis­parou Mário Frota, afir­mando que a versão ap­re­sen­tada pelos poli­ci­aios está "mal con­tada". Frota disse que não tinha visto ta­manha bru­tal­i­dade, ar­rogância e tru­culência, numa ação poli­cial. "Nem mesmo na época da di­tadura mil­itar houve uma ação com­parável", destacou Mário Frota, sug­erindo que as au­tori­dades pro­curem in­ves­tigar, ime­di­ata­mente. Pelos fatos de que tomou con­hec­i­mento, Mário Frota disse que é pre­ciso in­ves­tigar mo­ti­vações políticas para esse crime porque o rapaz, sabida­mente, era ameaçado de morte pelo poder local e a Guarda Mu­nic­ipal do prefeito de Figueiredo deu todo su­porte para aquela ação.

Adicionar novo comentário Acessos: 179

Fonte: http://www.blogdafloresta.com/