sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DEPUTADOS FAZEM ESPETÁCULO DE PURA DEMAGOGIA

Espetáculo midiático: “Ao invés de participar de tal exibicionismo, por que não reivindicam a melhoria do transporte coletivo da cidade?”

Essa história de Manaus sem carro por um dia, com objetivo de retirar os veículos de circulação das ruas de Manaus, tem efeito meramente simbólico e, o pior, desvia o povo de um assunto mais grave: a falta de um sistema de transporte coletivo de massas que atenda as reais necessidades da população que precisa chegar com segurança e um mínimo de conforto ao seu trabalho e, depois, retornar para o seu lar.

Por outro lado, como Manaus não tem ciclovias, andar de bicicleta nas nossas ruas chega a ser perigoso, pois, a cada rua entupida de veículos de toda natureza, o ciclista corre o risco de ser abalroado e morrer. Andar de bicicleta em ruas de cidades de clima temperado, de trânsito organizado e sem a presença de grandes ladeiras, pode-se dizer que é prazeroso, ótimo para a saúde. Agora enfrentar um clima rigorosamente quente como o nosso, principalmente nesta época do ano, com um trânsito perigoso até para quem anda de carro - sem falar que Manaus é uma cidade cheia de altos e baixos - a coisa muda de figura, e como. Aliás, Manaus não tem ciclovias e, em muitas ruas, nem mesmo calçadas existem.

Até Rio Branco, a capital do Acre, uma cidade pequena e muito menor em importância econômica do que Manaus, hoje a maior e mais importante metrópole do Norte do país, tem boas ciclovias como bem pode ser constatado. Agora, que alguém me aponte uma única ciclovia construída em Manaus, uma cidade de dois milhões de habitantes. Diminuir o número de carros que estrangulam o trânsito de Manaus sou favorável, mas querer que isso aconteça pedindo às pessoas que cheguem aos seus empregos de bicicleta ou a pé é, no mínimo, falta de bom senso, para não dizer ridículo. Imagine alguém ter que pedalar de ida e volta de algum bairro da Zona Leste para o seu lugar de trabalho localizado em área do centro? O que vai sobrar desse pobre coitado no fim do dia?

Três deputados chegaram à Assembléia a pé, num espetáculo de pura demagogia. Ao invés de participar de tal exibicionismo, por que não reivindicam a melhoria do transporte coletivo da cidade, haja vista que muitos dos ônibus que transportam o nosso povo estão caindo aos pedaços, quebrando nas ruas, quando não pegando fogo em alguma rua de bairro? Falando sério, colegas deputados. Como seria se esses ilustres parlamentares morassem em bairros distantes? Será que eles iriam aguentar ir e vir ao trabalho a pé e, ao final, retornar às suas casas? Agora, tivéssemos bons ônibus à disposição do povo, acredito que muita gente deixaria os seus carros em casa, o que seria mais do que normal. Enquanto o prefeito de Manaus não resolver tal problema, todo o resto é mera fantasia, desvio de uma discussão séria, como o dessa história um tanto romântica de deixar o carro em casa e ir trabalhar a pé ou de bicicleta. É brincadeira.

Por: Vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Foto: http://www.blogmarcossantos.com.br