segunda-feira, 22 de agosto de 2016

OLIMPÍADAS: SERÁ QUE UM DIA O BRASIL VAI PODER OSTENTAR TÍTULO DE CAMPEÃO EM EDUCAÇÃO?




Neymar foi a estrela que mais brilhou


Por: Vereador Mário Frota*
Que bom o Brasil ganhar tantas medalhas nestas olimpíadas... Uma coisa é certa: só o povo, escolhendo os seus candidatos com responsabilidade, evitando votar em picareta e pilantra, pode levar um dia o Brasil a se reerguer da lama em que maus políticos o empurraram e torná-lo o País sonhado pelos nossos antepassados. Não existe, em minha opinião, outra receita.
       Que bom o Brasil ganhar tantas medalhas nestas olimpíadas. Quem não se emocionou com a vitória da seleção de futebol brasileira vencendo a da Alemanha? Tantas lágrimas rolaram de alegria, não só nessa partida em que Neymar foi a estrela que mais brilhou, mas também em outras modalidade como o vôlei, o judô, o espetacular salto com vara, e tantas outras vitórias que nos renderam medalhas jamais obtidas em outras olimpíadas.
       Como brasileiro assisti tudo muito emocionado. No entanto, a cada espetáculo consagrador, vinha à cabeça a ideia de que um dia este País vai poder sair vencedor em outros campeonatos que, em minha opinião são mais importantes, porque nos libertam de uma situação que nos humilha e destrói nossas esperanças em um Brasil melhor e mais justo para os seus filhos.
       O campeonato que me refiro tem a ver com a educação, a saúde, a segurança, o saneamento básico e o direito a moradia e trabalho para milhões de brasileiros hoje vivendo em situação de grande desespero, com muitas famílias sem o alimento na mesa para os seus filhos. Será que um dia o Brasil vai poder ostentar títulos, a exemplo de campeão em educação, e deixar de ser, nesse tipo de disputa, um país que atualmente está em pé de igualdade com países muito pobres, no nível, por exemplo, de nações africanas?
       E no que diz respeito à saúde pública? Igualmente na rabeira dos países mais pobres do planeta. Aqui em Manaus, Casas de Saúde, controladas pelo Estado, foram fechadas ao público e as que sobreviveram nem mesmo dipirona sobrou para oferecer às pessoas em busca de tratamento para as suas enfermidades. Uma tragédia!
       No que diz respeito à segurança pública e ao saneamento, o povo brasileiro é também vítima de participar de um campeonato que nos coloca no mundo em situação não muito diferente do que aqui acontece envolvendo a educação e a saúde. Ora, se o nosso povo vibrou tanto e ficou feliz com as vitórias dos seus atletas nestas olimpíadas, agora imagine se o Brasil passasse a vencer outros tipos de campeonatos como os que aqui expusemos, transformando-se em vencedor de certames no mundo envolvendo, repito, educação, saúde, saneamento, segurança e direito ao teto e ao trabalho. Seriaa glória suprema, a maravilha das maravilhas.
       Uma coisa é certa: só o povo, escolhendo os seus candidatos com responsabilidade, evitando votar em picareta e pilantra, pode levar um dia o Brasil a se reerguer da lama em que maus políticos o empurraram e torná-lo o País sonhado pelos nossos antepassados. Não existe, em minha opinião, outra receita.

*Advogado;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.


Moradores do Parque Mauá recebem Frota


     O Parque Mauá é uma comunidade localizada na região do Distrito Industrial de Manaus onde moram cerca de 80 famílias com uma série de demandas, principalmente água, energia elétrica e urbanização das ruas.

     Estivemos na manhã de sábado (20) visitando e conhecendo de perto a realidade de nossos amigos e pudemos constatar as carências da ausência de décadas de políticas públicas em nossa Manaus.


     Na rua do Seringal, o morador Gilberto Menezes alertou ainda para os problemas de segurança. “A noite fica difícil porque não temos nenhum tipo de vigilância”.

     Assim como o Parque Mauá, Manaus tem diversas outras áreas carentes que necessitam do acompanhamento permanente do Poder Público.


     No encontro com os moradores, reafirmamos nosso compromisso de dar voz às suas demandas na Câmara Municipal
e na defesa de condições dignas de moradia para todos aqueles que precisam. 
           
            #NemTodosSãoIguais