segunda-feira, 22 de agosto de 2016

OLIMPÍADAS: SERÁ QUE UM DIA O BRASIL VAI PODER OSTENTAR TÍTULO DE CAMPEÃO EM EDUCAÇÃO?




Neymar foi a estrela que mais brilhou


Por: Vereador Mário Frota*
Que bom o Brasil ganhar tantas medalhas nestas olimpíadas... Uma coisa é certa: só o povo, escolhendo os seus candidatos com responsabilidade, evitando votar em picareta e pilantra, pode levar um dia o Brasil a se reerguer da lama em que maus políticos o empurraram e torná-lo o País sonhado pelos nossos antepassados. Não existe, em minha opinião, outra receita.
       Que bom o Brasil ganhar tantas medalhas nestas olimpíadas. Quem não se emocionou com a vitória da seleção de futebol brasileira vencendo a da Alemanha? Tantas lágrimas rolaram de alegria, não só nessa partida em que Neymar foi a estrela que mais brilhou, mas também em outras modalidade como o vôlei, o judô, o espetacular salto com vara, e tantas outras vitórias que nos renderam medalhas jamais obtidas em outras olimpíadas.
       Como brasileiro assisti tudo muito emocionado. No entanto, a cada espetáculo consagrador, vinha à cabeça a ideia de que um dia este País vai poder sair vencedor em outros campeonatos que, em minha opinião são mais importantes, porque nos libertam de uma situação que nos humilha e destrói nossas esperanças em um Brasil melhor e mais justo para os seus filhos.
       O campeonato que me refiro tem a ver com a educação, a saúde, a segurança, o saneamento básico e o direito a moradia e trabalho para milhões de brasileiros hoje vivendo em situação de grande desespero, com muitas famílias sem o alimento na mesa para os seus filhos. Será que um dia o Brasil vai poder ostentar títulos, a exemplo de campeão em educação, e deixar de ser, nesse tipo de disputa, um país que atualmente está em pé de igualdade com países muito pobres, no nível, por exemplo, de nações africanas?
       E no que diz respeito à saúde pública? Igualmente na rabeira dos países mais pobres do planeta. Aqui em Manaus, Casas de Saúde, controladas pelo Estado, foram fechadas ao público e as que sobreviveram nem mesmo dipirona sobrou para oferecer às pessoas em busca de tratamento para as suas enfermidades. Uma tragédia!
       No que diz respeito à segurança pública e ao saneamento, o povo brasileiro é também vítima de participar de um campeonato que nos coloca no mundo em situação não muito diferente do que aqui acontece envolvendo a educação e a saúde. Ora, se o nosso povo vibrou tanto e ficou feliz com as vitórias dos seus atletas nestas olimpíadas, agora imagine se o Brasil passasse a vencer outros tipos de campeonatos como os que aqui expusemos, transformando-se em vencedor de certames no mundo envolvendo, repito, educação, saúde, saneamento, segurança e direito ao teto e ao trabalho. Seriaa glória suprema, a maravilha das maravilhas.
       Uma coisa é certa: só o povo, escolhendo os seus candidatos com responsabilidade, evitando votar em picareta e pilantra, pode levar um dia o Brasil a se reerguer da lama em que maus políticos o empurraram e torná-lo o País sonhado pelos nossos antepassados. Não existe, em minha opinião, outra receita.

*Advogado;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria