sábado, 25 de maio de 2013

ARTHUR FAZ UMA ADMINISTRAÇÃO - ANOS LUZ - MAIS EFICIENTE QUE AMAZONINO



Texto: Vereador Mário Frota*
Depois de tantos anos no sol duro da oposição, eis que, finalmente, aparece um administrador que me dá grande prazer apoiá-lo.  E o faço com muita honra, pois, finalmente, já dá para se ver que, depois de tanto tempo, agora Manaus tem Prefeito.
Ao longo da minha vida política – e lá se vão mais de três décadas - a maior parte do tempo tenho feito oposição aos governantes.  Fui implacável no combate à ditadura militar e não menos ao Amazonino Mendes, por ocasião do seu último mandato como governador do Estado e, mais recentemente, como prefeito de Manaus.
Tenho passado tanto tempo na oposição que muita gente pode ficar a imaginar que “esse Mário Frota só sabe mesmo é criticar”. Mas não é bem assim. Procurando ajudar o meu povo, as minhas críticas sempre foram construtivas, a não ser quando o ato que ora denunciava envolvia desvio de dinheiro público e outras maracutaias. Aí o pau descia direto no lombo dos corruptos de plantão.
Mas agora a coisa mudou, pois apoio um prefeito, o Arthur Virgílio, que faz uma administração anos luz mais eficiente e, acima de tudo mais transparente, comparada a desastrosa e corrupta que aí estava, sob o comando do ex-prefeito, meu adversário. Comparar a administração do Arthur com a do Amazonino, é o mesmo que acreditar que não há diferença entre luz e trevas.
Ontem, por exemplo, participei de dois eventos com o Arthur. O primeiro numa visita à feira do Parque 10, e a segunda na entrega de vários carros e motos à Secretaria de Saúde do município. O que se vê hoje é um prefeito atencioso com as pessoas, mesmo às mais humildes, cumprimentando e abraçando a todos. Arthur não consegue passar por uma criança sem puxar assunto com ela. Não é à toa que a meninada o adora.
Umas das poucas vezes que o Amazonino fez visitas a áreas pobres da cidade, o resultado foi um desastre, a exemplo do ocorrido com a mulher paraense, moradora em uma área de risco. Amazonino pergunta à senhora: “de onde você veio”? Ela: “eu vim do Pará”. Amazonino: “Tá explicado”. Em seguida: frente uma recusa da pobre mulher em se mudar do local, Amazonino, na maior grosseria, ataca: “então morra”!
Todos temos defeitos, pois é da natureza humano ninguém ser perfeito,  mas, ouvir  do Arthur um insulto desse a uma pessoa seja  humilde ou não, ninguém  jamais ouvirá   da sua boca. Pelo contrário, mesmo cansado, como o vi nesse fim de semana, na feirinha foi de banca em banca cumprimentando e abraçando a todos. Mulheres e homens abriam espaço para serem fotografados ao seu lado.  O comportamento das pessoas que tomavam o café da manhã na feira não era nada diferente. Igualmente, todas queriam ser fotografados ao lado do prefeito.
Logo depois, na cerimônia da entrega das chaves, fato que ocorreu em frente à maternidade Moura Tapajós, caiu uma chuva danada, com muito vento, molhando até mesmo quem estava embaixo da minúscula barraca de lona. Arthur não desistiu, apesar do tempo feio, tocou a cerimônia, não se deixando intimidar com as rajadas d’água. O pessoal da imprensa que o entrevistava agüentou firme. Estoicismo dos dois lados.
Depois de tantos anos no sol duro da oposição, eis que, finalmente, aparece um administrador que me dá grande prazer apoiá-lo.  E o faço com muita honra, pois, finalmente, já dá para se ver que, depois de tanto tempo, agora Manaus tem Prefeito.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.