domingo, 14 de outubro de 2012

VANESSA É PRATICANTE DO ATEÍSMO QUE INTERPRETA O PAPEL DE RELIGIOSA HIPÓCRITA



Texto: Vereador Mário Frota*
Ora em templo evangélico e recebe hóstia na igreja católica. Tivesse a TV Globo descoberto o talento da Vanessa para a interpretação, é possível que ela fosse hoje uma boa atriz, melhor do que a política ardilosa e desonesta que abocanhou um mandato de senadora.
A Vanessa é uma velha praticante do ateísmo, inspirado no materialismo histórico, teoria em que Karl Marx, o pai do comunismo, afirmava ser ‘Deus, o ópio do povo’. Para Marx, Deus não existia, ou seja, não passava de uma invenção do homem, com propósito de justificar os interesses das classes dominantes sobre milhões de seres humanos explorados pelos senhores do capitalismo. Agora, no desespero de ganhar a Prefeitura de Manaus, essa mesma Vanessa pousa de evangélica fervorosa e de católica tradicional, com direito a véu, igual ao que minha mãe usava na missa que em que ela me levava quando eu era criança.
No programa político, o tempo todo ela fala em Deus. Já falou que para governar vai sentar com o Braga, com a Dilma, com o Omar e o Lula. Só está faltando dizer que também vai sentar com Deus. Bem a propósito, há alguns anos, convidei o Eron e a Vanessa para almoçarem em minha casa. Na hora do cafezinho, ela confidenciou-me que o Eron, quando assistia filmes de terror, passava a noite tendo pesadelos. E aí brinquei: ‘Eron, materialista tem medo de alma?’ Meio sem jeito, saiu-se com essa: “sabe, Mário, a vida inteira, desde que nascemos, ouvimos histórias de fantasmas. Ora, isso fica lá dentro, no nosso subconsciente, ou seja, embora eu não acredite em Deus, não é fácil a gente se libertar de um passado histórico de alguns milhões de anos”. Lembro-me de ter dito que, como democrata, respeitava todas as religiões e até mesmo os ateus, embora não acreditasse na figura do ateu convicto.
O que não aceito é a hipocrisia e a mentira, a exemplo do que faz agora a Vanessa para ganhar a eleição do dia 28. Primeiro, inventa a história vergonhosa da farsa do ovo que virou cuspe, depois passa a interpretar o papel da religiosa hipócrita que um dia está orando convictamente em um templo evangélico e, no outro, está recebendo a hóstia numa igreja católica. Esse tipo de gente lembra-me dos fariseus, sinônimos de pessoas hipócritas, que vez por outra Jesus tachava-os com expressões ásperas, comparando-os à raça de víboras e a túmulos caiados - branco por fora e podre por dentro.
Tivesse a TV Globo descoberto o talento da Vanessa para a interpretação, é possível que ela fosse hoje uma boa atriz, melhor do que a política ardilosa e desonesta que, com o apoio de agentes políticos poderosos, terminou abocanhando um mandato de senadora pelo Amazonas. Por outro lado, a Vanessa, que não tem nenhum escrúpulo político, esqueceu um velho ensinamento que nos foi passado pelo grande Abrahão Lincoln: “engana-se um povo por algum tempo, por bastante tempo, mas nunca por todo o tempo”.  

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM