quarta-feira, 7 de março de 2012

IGARAPÉ DO DAVI: MALUCOS EM DISPARADA PODEM FAZER VÍTIMAS


Disse inclusive ao tenente que me ouvia, que em breve devo marcar audiência com Capitão dos Portos para relatar-lhe tais fatos e pedir-lhe que autorize a fixação de placas redutoras de velocidade naquela área.

A Capitania dos Portos, responsável pela fiscalização de embarcações nos rios do Amazonas, sofre corte no seu já minguado orçamento, o que não é bom, levando-se em conta os relevantes serviços prestados à segurança que esse órgão vinculado à Marinha do Brasil presta à nossa região, no concernente a segurança dos barcos que diariamente cruzam os rios da região, transportando passageiros e cargas.

É uma pena a falta de sensibilidade do Governo Federal para um setor importante, responsável pela segurança de milhares de pessoas transportadas pelas estradas líquidas do Amazonas, o estado brasileiro que é dono da maior rede hidrográfica do País e do mundo. Mais de 90% das pessoas que chegam a Manaus, oriundas do interior do Estado, aqui desembarcam nos portos da cidade e não pelo aeroporto ou pela rodoviária. Somos uma região sem similar no mundo, única, mas, infelizmente, o Governo Federal e o próprio Governo do Estado estadual teimam em não atentar para tal realidade. É uma pena.

Bem a propósito, no sábado retrasado em visita a uma lancha de minha propriedade, que se encontra ancorada para reparos numa oficina no Igarapé do Davi, deparei-me com a presença de um barco da Capitania que fiscalizava a área. No retorno parei e conversei com o tenente responsável pela operação, parabenizei-o pele serviço prestado e, em seguida, fiz-lhe um apelo no sentido de que a Capitania afixasse algumas placas ao longo daquele Igarapé, com o objetivo de conter a velocidade dos barcos que chegam e entram naquele porto em grande velocidade, produzindo banzeiro forte, prejudicial a todos os flutuantes garagens, as oficinas e aos próprios barcos ali atracados.

Disse inclusive ao tenente que me ouvia, que em breve devo marcar audiência com Capitão dos Portos para relatar-lhe tais fatos e pedir-lhe que autorize a fixação de placas redutoras de velocidade naquela área. Espaço para sustentação dessas placas não vai faltar, pois qualquer dos proprietários vítimas dos malucos que entram e saem em disparada no Davi, com certeza vão oferecer nos seus flutuantes espaço para a Capitania instalar quantas forem necessárias. Dito isso, espero que essa sugestão chegue aos ouvidos do Capitão dos Portos, que sei tratar-se de um profissional competente, com propósitos de lutar pela melhoria do transporte nos nossos rios.

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da cmm