quinta-feira, 27 de junho de 2013

PREÇO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS FOI APENAS A GOTA D’ÁGUA





Texto: Vereador Mário Frota*
O problema é que a paciência do povo acabou. Não teve nada a ver com o aumento nas passagens de ônibus. Em verdade essa história foi apenas a gota d’água que estava faltando para dar início à grande explosão que ocorreu nas ruas.
Os governantes deste País, que sempre entorpeceram o povo com futebol e carnaval (pão e circo), eis que de repente passaram a entender que a palavra povo é alguma coisa concreta e não mera figura abstrata como acreditavam eles, até o presente momento em que muitos milhares de pessoas deixaram as sua casas e foram às ruas protestar,  dizer não à corrupção desenfreada que, nesses 12 anos de administração petista tomaram conta do Brasil, a exemplo do episódio escandaloso que ficou conhecido como mensalão.
Tinha razão o Dr. Ulisses Guimarães, o homem que liderou a nação brasileira na retomada do poder civil das mãos dos militares, quando afirmava que “maus governantes têm medo do povo na rua”.  Bem a propósito, a derrota da PEC 37, que inexoravelmente seria aprovada no Congresso Nacional, como, num passe de mágica, foi fragorosamente derrotada pelos mesmos que, há alguns dias atrás, estavam loucos para aprová-la.
Somente o medo do povo nas ruas poderia levar o Congresso, a toque de caixa, votar a malfadada Emenda 37. Medo do eleitor faz milagre. Outros projetos de interesse da sociedade, a exemplo da reforma política, há uns 10 anos mofam nas gavetas das comissões técnicas da Câmara e do Senado, e nenhuma medida é aprovada para aprová-los. Para a grande maioria dos parlamentares que integram as duas Casas do Congresso o povo que se exploda, que morra numa corda bem grossa envolta ao pescoço.
O problema é que a paciência da população acabou. Não teve nada a ver com o aumento de R$ 0,20 ou 0,30 nas passagens de ônibus. Em verdade essa história foi apenas a gota d’água que estava faltando para dar início à grande explosão que ocorreu nas ruas. Gota d’água parecida com a que fez eclodir a revolução americana, que culminou com a expulsão dos ingleses do território das 13 Colônias Americanas. A gota d’água ocorreu em razão do aumento, na marra, da taxa sobre o chá, medida imposta pelo parlamento inglês, fato que levou cidadãos americanos, fantasiados de índios, a incendiar no porto de Boston, vários navios carregados de chá. O aumento desenfreado na tarifa do transporte de ônibus no Brasil foi, portanto, a gota d’água que estava faltando para levar o nosso povo às ruas exigindo mais respeito e consideração.
Foto: http://www.redeamazonica.com.br/amazonasfm/blog/noticias/segunda-manifestacao-em-manaus-deve-ocorrer-nesta-segunda-feira-no-centro/ 

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.