segunda-feira, 26 de março de 2012

TERMINAL HIDROVIÁRIO DE SÃO RAIMUNDO ABANDONADO






Lá estive em visita neste último sábado e, ao lado de duas testemunhas, constatei o abandono de uma obra cara e mal planejada.

Por que os governantes deste País usam tão mal o dinheiro oriundo dos impostos que o povo paga com o suor do rosto? Um exemplo gritante foi a construção, no valor de R$ 20 milhões, do Terminal Hidroviário de São Raimundo, usada para embarque e desembarque das balsas que, até pouco tempo, faziam a travessia Manaus/Cacau-Pirêra/Manaus.

A Ponte Rio Negro já estava em franco andamento, quando o governo do Estado resolveu dar início às obras da construção do Terminal de São Raimundo, um absurdo que clama os céus, levando-se em consideração que, com a inauguração da ponte, as balsas perderam a finalidade e hoje se encontram amontoadas naquele porto, sem qualquer serventia.

Lá estive em visita neste último sábado e, ao lado de duas testemunhas, constatei o abandono de uma obra cara e mal planejada. Olhei tudo aquilo com o queixo caído. Ora, que sentido teria a construção daquela obra, se todo mundo sabia que, com a construção da ponte, o serviço de balsas na área seria desativado?

Vi tudo aquilo e não entendi nada. Não é que as obras sejam ruins, pelo contrário, são muito boas. O que ninguém entende é a razão porque uma estrutura tão cara encontra-se agora abandonada. Tudo bem. Já que não vai servir mais como porto para as antigas balsas, por que não transformar em atracadouro para as embarcações do transporte regional.

Se a minha opinião valesse alguma coisa, eu aconselharia o governador Omar Aziz a concluir o porto em questão, autorizando a utilização de duas ou três grandes balsas, para atracação de barcos, que seriam usadas pelas pessoas que chegam do Rio Negro e dos seus afluentes, que hoje embarcam e desembarcam, sem conforto e muito sofrimento, no Igarapé do São Raimundo.

É desperdício, portanto, gastar-se tanto para nada. O dinheiro do povo tem que ser respeitado e, a melhor forma de respeitá-lo, é o governador Omar autorizar a imediata ocupação do porto, ora desativado, pelos barcos de linha que transportam o nosso povo do interior que, até os dias de hoje, ainda não foi contemplado pelo governo do Estado com os serviços de um porto decente para o transporte regional de passageiros.

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CNN

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM