quinta-feira, 4 de março de 2010

FALTA DE ÔNIBUS É REPRESÁLIA DOS EMPRESÁRIOS


O POVO POBRE GEME COM A FALTA DE ÔNIBUS. MAS COMO PUNIR OS ALIADOS E FINANCIADORES DE CAMPANHAS?

Por que entra prefeito e sai prefeito e nenhum deles é suficiente homenzinho para enfrentar os donos de ônibus que teimam em desrespeitar o povo de Manaus? Não é preciso ser adivinho ou sábio para saber a razão de tal covardia. O problema é que historicamente prefeitos e donos de ônibus sempre fizeram parcerias, principalmente em época de eleição. Sempre teve muita grana nessa história. Quem nunca ouviu falar da mala preta? O problema é que isso tirou a moral dos prefeitos em relação aos poderosos donos de ônibus. Como punir os aliados e financiadores de campanhas eleitorais? A questão é que, em situações como essa, de falência absoluta do transporte coletivo, o certo seria o Prefeito Amazonino entrar de imediato com uma intervenção, mandando a guarda municipal e a polícia arrancar os ônibus os garagens e fazê-los circular pela cidade. O ônibus é do dono da empresa, mas o serviço é uma concessão do município. Ora, se os donos de ônibus não cumprem as cláusulas contratuais que os obriga a prestar serviços de qualidade aos usuários, então cabe ao Prefeito agir com mão de ferro na defesa do povo. O problema é que certos tipos de favores não deixam. Em represália pela redução de 15 centavos na passagem, centenas de ônibus estão sendo retidos nas garagens. O povo geme e cerra os dentes no seu sofrimento diário nas paradas e terminais, mas nada é feito. É possível, ou alguém duvida que a essa hora, o Prefeito e os donos de ônibus não estão reunidos para beber uísque e champanhe. Ora, para eles o povo é só um detalhe. É o babaca que, de quatro em quatro anos, elege os amiguinhos dos donos de ônibus.

Vereador Mário Frota
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM
Líder do PDT na CMM

CPI DO TRANSPORTE COLETIVO DE MANAUS PODE IR PRO BREJO


A CPI PARA INVESTIGAR A FALÊNCIA DO TRANSPORTE COLETIVO DE MANAUS É VÁLIDA. O QUE NÃO PODE É O PREFEITO, QUE TEM MAIORIA ESMAGADORA NA CASA, RESOLVER INFLUENCIAR NA ESCOLHA DO PRESIDENTE E DO RELATOR. SE TAL ACONTECER, A CPI VAI PRO BREJO.


A celeuma está criada. É a marca da zorra. Vereadores criam três CPIs para investigar a mesma coisa, ou seja, o que deu origem a falência do transporte coletivo de Manaus. Entra neste liquidificador vários ingredientes picantes, a exemplo dos milhões de reais emprestados do BNDES para o Expresso ou “estresso” como é conhecido, que até hoje o povo de Manaus paga, sem falar nos recursos do próprio município; investigar o consórcio Transmanaus, uma arapuca que favoreceu ainda mais os tubarões que sugam os pobres da periferia que tem a seu dispor uma frota de ônibus carcomida pela ferrugem, caindo aos pedaços; a investigar as planilhas que servem de base para o aumento da tarifa, entre as mais caras do País. É uma salada dos diabos. A única coisa certa, é que não se chegará a lugar nenhum se a CPI for controlada pela maioria governista. São cinco os integrantes da CPI, entre os quais é escolhido um presidente e um relator. E se o Amazonino resolve, usando o peso da sua base na Casa, indicar o presidente e o relator, as peças chaves para que qualquer CPI dê certo? Aí a CPI vai para o espaço, pois já nasce contaminada. Foi exatamente o que aconteceu com a CPI que deveria abrir a caixa preta da Petrobrás. O presidente Lula mexeu os pauzinhos e conseguiu que a sua base emplacasse a presidência e a relatoria. Resultado: A CPI da Petrobrás foi esvaziada e, como era de se esperar, não deu em nada. Se isso acontecer aqui, somente um idiota pode acreditar que tal CPI vai investigar alguma coisa.

Vereador Mário Frota
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM
Líder do PDT na CMM