terça-feira, 13 de abril de 2010

EVANDRO CARREIRA É PRATA DA CASA

Medalha de Ouro esquecida. O ex-senador Evandro Carreira foi agraciado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, por intermédio de uma propositura de autoria do vereador Massami Miki, ‘em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa bioecológica da Amazônia e ao despertar da consciência ambiental no Município de Manaus’. A promulgação do Projeto de Decreto Legislativo foi publicada no Diário Oficial do Município, do dia 14 de novembro de 2007 e assinada pelo então presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Leonel Feitoza.
Acontece que até a presente data, depois de quase três anos, o agraciado ainda não foi chamado à sede do Poder Legislativo Municipal para receber a sua justa homenagem. O eternamente senador Evandro Carreira tem 83 anos e seria muito importante que fosse condecorado pelos vereadores de Manaus, pois ele é um cidadão do mundo, estudado e reconhecido pelas classes acadêmicas, tendo participado do filme ‘Terceiro Milênio’, realizado pela Televisão Alemã e traduzido em 26 idiomas – em português, pela Vídeo Globo.

O advogado Evandro das Neves Carreira nasceu em Alvarães, município do Amazonas, foi vereador em Manaus, eleito em 1959 e reeleito em 1963 e Senador da República em 1974, tendo exercido o mandato por 8 anos. Amazonólogo, expositor e conferencista sobre a temática amazônica em seminários, ciclos de debates, conferências e simpósios em Universidades, Diretórios Estudantis e outros organismos. Em 1981 proferiu palestras na Escola Superior de Guerra dos E.U.A., National Defense University e National War College - Forte Mc Mer, Washington, D.C.
A sua principal obra, Recado Amazônico, foi publicada em 10 volumes pelo Senado Federal, onde está inserida suas atividades como Senador da República pelo Amazonas e a genial afirmação que se constituiu um verdadeiro axioma: A Vocação Hidrohelio-Fitozoológica da Amazônia, valendo todos os corolários que decorrem deste axioma, como soem ser as vocações varzeana, ictiológica, ribeirinha, hidroviária, extrativista, fotossintética e pomicultora.
De acordo com a justificativa que acompanha o projeto de Massami Miki, há 40 anos, antes da onda ecológica, Evandro Carreira condenou a implantação de modelos convencionais de desenvolvimento e preconizou a adoção de outro, diferente, respeitador do meio ambiente e adaptado às nossas condições naturais. À época, a tese soava estapafúrdia, porque na cabeça de quase todos, aqui o interior se desenvolveria com a substituição da floresta pela agropecuária de grande porte.
Portanto, quando ainda não se falava em ecologia, Evandro Carreira já defendia essa tese. Ele estava quase meio século à frente das pessoas normais porque enxergava o futuro com sua visão privilegiada pela natureza e abençoada por Deus. É por isso que o nosso povo tem o maior carinho e respeito por este ‘ícone da floresta’ que luta em defesa da biodiversidade amazônica. O seu reconhecimento com a Medalha de Ouro por parte deste Legislativo é uma questão de justiça, pois ele é a prata da casa que o mundo reverencia.

Vereador Mário Frota.
Líder do PDT na CMM
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Para conhecer mais sobre Evandro Carreira:
www.senadorevandrocarreira.blogspot.com

Mário Frota elogia livro de Orlando Farias


Mário Frota elogia 'A dança dos Botos', livro de Orlando Farias
Uma aula de história contemporânea digna das melhores universidades foi como o líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus, vereador Mário Frota, definiu o livro do jornalista Orlando Farias, lançado no sábado à tarde pela Livraria Valer. A obra ‘Dança com Botos e outros mamíferos do poder’, entretanto, não retrata fatos que são do conhecimento do pedetista, por isso ele se propôs a relatar o que sabe ao escritor, para efeito de uma possível revisão futura da obra. O parlamentar aconselhou a leitura do livro fundamentalmente pela classe política local, pois segundo ele contou, a obra aborda desde a década de 50, do ex-governador Plínio Coelho aos dias atuais, e equivale a um curso das melhores universidades do Amazonas sobre a política contemporânea amazonense. “O livro tem a acuidade, percepção e espírito investigativo de um jornalista brilhante que já ganhou por três vezes o Prêmio Esso de Jornalismo”, apontou o vereador, para quem “o companheiro Orlando Farias nos brindou com uma jóia muito preciosa, um livro importante para a história local, que envolve aspectos informativos sobre a política amazonense”. Mário Frota também comentou o discurso do presidente da CMM, Luis Alberto Carijó (PTB) que defendeu a construção de hotéis em Manaus e a preservação do Tropical Hotel, em face da inclusão de Manaus como uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Entretanto, como o torneio mundial de futebol acontece no máximo por 15 dias, Frota tem dúvidas quanto ao interesse de empresários em fazerem grandes investimentos em hotelaria para apenas duas semanas. Ele citou o Festival de Parintins que ocorre durante uma semana no ano, razão pela qual nenhum grande empresário decidiu-se por investir em hotelaria naquela cidade. Mas na questão do Hotel Tropical, Mário Frota declarou que concorda com Carijó porque não se pode deixar ocorrer com aquele hotel o que houve com o Hotel Amazonas, que hospedou vários presidentes da República, entre os quais Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek, mas acabou transformado numa coisa horrorosa, em função do destino que lhe foi dado depois que foi vendido. Fonte: Gabriel Andrade Fotografia: Heraldo Rocha