sábado, 16 de junho de 2012

AMAZONINO INCENTIVA QUE A CONSLADEL ENCHA AS RUAS DE ‘CORUJINHAS’



Texto: vereador Mário Frota*
Prefeito, onde o senhor está “investindo” os milhões de reais que, em associação com os donos da Consladel, arranca, na marra, do povo de Manaus?
A Consladel, uma empresa com pendências na Justiça de outros Estados, aqui ganhou o valor de vários prêmios seguidos na sena, ao abocanhar R$ 90 milhões da Prefeitura de Manaus para pintar algumas faixas nas ruas e meter a mão no bolso do nosso povo com a instalação de um monte de  caça níqueis na cidade.
O Amazonino, também conhecido pelos desafetos como ‘Maumenino’, não é de brincadeira. Logo que assumiu baixou o pau na empresa que havia sido contratada pelo Serafim Correia para fazer o serviço que a tal Consladel faz hoje. Não poupou críticas ao antecessor, taxando os radares instalados pela empresa contratada pelo Serafim, de caça níquel, e vai por aí.
No entanto, o que ele faz agora, nessa área, deixa o Sarafa no chinelo. A cidade está cheia de radares (corujinhas) multando todo mundo na maior covardia e despudor.  Na administração passada só era multado quem fosse leso, levando-se em conta que antes dos radares eram afixadas placas indicativas da presença dos mesmos.
Agora, aproveitando-se de uma decisão do Contran, que deixou de levar em conta o caráter pedagógico dos radares, ou seja, orientar as pessoas a diminuir a velocidade em certas vias, a Prefeitura permite e até incentiva que a Consladel encha as ruas da cidade com as suas máquinas caça níqueis. Em cima da bola de retorno, em frente ao Tropical Hotel, instalaram um desses aparelhos e estabeleceram velocidade de 40 quilômetros.
Bem a propósito, dia desses, descobri que o meu carro, que é uma picape S 10, havia sido multada porque eu teria passado na área a 50 quilômetros. Nunca vi maior absurdo. Só um doido, bêbedo ou drogado, poderia transitar naquela área com mais de 30 quilômetros.  Totalmente impossível alguém passar por aquele radar com 50 quilômetros, haja vista que, se tal fato acontecesse, com certeza teria passado por cima da bola, até porque se trata de um carro pesado, impossível de fazer determinadas manobras.
Ao final, o caráter pedagógico, com propósito educativo de orientar o motorista a diminuir a velocidade em certos trechos da cidade desapareceu, dando lugar à ambição de faturar alto em cima de um povo torturado por impostos municipais, estaduais e federais. Perguntar não ofende: ‘Prefeito, onde o senhor está “investindo” os milhões de reais que, em associação com os donos da Consladel, arranca, na marra, do povo de Manaus?’ Não se ofenda, eu só quero saber.

*Líder do PSDB na CMM
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM