quarta-feira, 28 de julho de 2010

TRANSPORTE COLETIVO: COOPERATIVAS PARABENIZAM MÁRIO FROTA

Manaus(AM), 23 de julho de 2010


Ao Excelentíssimo Senhor

Vereador JOSÉ MÁRIO FROTA MOREIRA

Manaus – AM.


O movimento cooperativista amazonense parabeniza Vossa Excelência pela firme defesa em fortalecer as cooperativas de transporte que atuam no executivo e alternativo, ao invés de criar empresa estatal ou priorizar empresa de fora para solucionar os problemas do transporte público em Manaus (conforme nota publicada no Jornal A Crítica, de 23 de julho do corrente ano).

Cabe-nos informá-lo que as cooperativas de transporte geram cerca de 1.200 (mil e duzentos) postos de trabalho formal, pois todos são cooperados (donos), distribuídos em 32 (trinta e duas) cooperativas, sendo 22 (vinte e duas) de micro-ônibus executivo e alternativo, 06 (seis) de taxistas e 04 (quatro) no transporte fluvial.

Estamos conscientes que precisamos aperfeiçoar a gestão de nossas cooperativas e buscar melhorar a prestação de nossos serviços. Para isso não temos medido esforços, buscando parceiros e investindo recursos financeiros em capacitação e no Programa de Autogestão e Governança para as cooperativas do segmento.

Portanto, nobre Vereador, é preciso convencer os Governos de que as sociedades cooperativas são boas, senão as melhores, para se fazer parcerias e buscar a solução dos problemas que assolam nosso transporte público, pois distribuímos renda, promovemos a inclusão social ao passo em que organizamos toda a sociedade.

Aproveito a oportunidade para convidá-lo a compor nossa Frente Parlamentar do Cooperativismo em Manaus – FRENCOOP Municipal, pois reconhecemos vosso trabalho, dedicação e contamos com Vossa Excelência na defesa dessa filosofia que é o “COOPERATIVISMO”.

Sendo o bastante até o momento, subscrevemos sinceras,

Saudações Cooperativistas,


Petrúcio Magalhães Júnior

Presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM

Equias Silva Subrinho

Presidente da FECOOTRAM

Stenira Pereira da Costa

Presidente da CCTAM

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MANAUS PODE SER REABERTA


FELIZMENTE JÁ SE PODE VISLUMBRAR UM RAIO DE LUZ NO FIM DO TÚNEL. A NOSSA SANTA CASA PODE SER REABERTA. Sou informado que o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Gaitano Laertes Pereira Antonaccio, ao lado dos diretores dessa grande entidade de classe, mostra-se disposto a lutar pela reabertura da nossa Santa Casa de Misericórdia de Manaus, fechada há seis anos.

É certo que, há um ano e sete meses, ou seja, desde o dia que assumi o mandato de vereador, tenho levantado, de forma isolada, a bandeira da Santa Casa. Nesse meio tempo, venho repetindo muito uma frase que, acredito, tem repercutido no coração das pessoas: A SANTA CASA PEDE MISERICÓRDIA.

Fico feliz em saber que, finalmente, já se pode visualizar uma luz no fim do túnel. Nesse meio tempo, acredito que conseguimos criar uma consciência nas pessoas sobre a necessidade da Santa Casa ser revitalizada, de novo escancarar as suas portas para quem precisa tratar da sua saúde e de seus familiares.

Nesses quase dois anos de campanha, que envolveu um abaixo-assinado de quase 100 mil assinaturas nas ruas, a limpeza da Santa Casa e a organização de dois seminários, onde ouvimos a experiência de administradores de quatro grandes Santas Casas deste país: Santa Casa de Santos, a primeira do Brasil, construída em 1543; a Santa Casa de Porto Alegre, hoje um dos melhores hospitais do país; Santa Casa de Fortaleza, salva pela bravura do povo cearense; e da Santa Casa de Belém, exemplo de intervenção do estado, ocorrida com grande sucesso.

Os dois candidatos ao governo, Omar Aziz e Alfredo Nascimento igualmente me prometeram reabrir a nossa Santa Casa, caso vençam as eleições. O Alfredo Nascimento foi mais longe e já fez constar no seu projeto de governo que, eleito, vai reabrir a Santa Casa.

É muito importante que as forças vivas do Estado se unam para reabrir a Santa Casa. Trata-se do mais antigo hospital de Manaus, hoje integrando o complexo arquitetônico que compreende o Teatro Amazonas, a Igreja e Praça de São Sebastião, o Palácio da Justiça e a Santa Casa de Misericórdia. Dessas obras a Santa Casa é a mais antiga, com 130 anos de existência.

No decorrer dessa campanha, que teve como objetivo criar uma consciência da necessidade de revitalização desse grande hospital senti, de perto, um sentimento forte do povo de Manaus pela nossa Santa Casa. Ao longo da campanha, não encontrei uma única pessoa que não tivesse uma história com a Santa Casa. Às vezes era um que me dizia ter nascido na Santa Casa e saiu com vida; outro, afirmava que a sua mãe havia entrado quase morta na Santa Casa e saiu com vida; havia, ainda, o que disse que o pai foi atropelado, entrou muito mal na Santa Casa, mas de lá saiu andando.

A minha amiga Baby Rizzato me entrevistou dentro da Santa Casa e, quando avistou o apartamento onde teve a sua filha, chorou emocionada. Foi lindo. Puro e sincero sentimento por um hospital com tantas histórias de amor.

Companheiro Antonaccio, o povo de Manaus te agradece. Unidos, podemos trazer à vida esse grande hospital. A verdade é que valeu a pena tanta luta, pois, como dizia o poeta Fernando Pessoa: “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Por: Vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM

DOMINGOS CHALUB INAUGUROU NOVA FORMA DE ADMINISTRAR O TJA


O DESEMBARGADOR DOMINGOS CHALUB INAUGUROU, À FRENTE DO TJA, UM NOVO TEMPO, ÉPOCA E TEMPO DE MUITA DEMOCRACIA. Quero, daqui, agradecer ao amigo desembargador Domingos Chalub o envio, a este humilde vereador, da prestação de contas da sua administração à frente do nosso Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), fato raro nos administradores deste país que, ao terminar seus mandatos, não dão a menor satisfação a ninguém do que fizeram ou deixaram de fazer.

Outro fato que a mim impressionou foi a forma de administrar do amigo desembargador Chalub. No início da sua administração fez afixar os números dos seus telefones na parede da sala de entrada do Tribunal, mandou retirar a porta do seu gabinete e, a partir de então, passou a receber a todos que lá chegavam com a mesma disposição e sorriso no rosto, fosse um advogado, um juiz ou uma simples pessoa do povo.

Administrar com a cara feia foi abolida na sua administração. Pessoalmente, sem demérito para os demais ex e futuros presidentes, até por que todo mundo tem o seu estilo de administrar, mas o desembargador Domingos Chalub inaugurou um novo tempo do TJA, tempo e época de muita democracia. Para ele, portanto, nota 10.

Por: Vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM