quarta-feira, 28 de julho de 2010

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MANAUS PODE SER REABERTA


FELIZMENTE JÁ SE PODE VISLUMBRAR UM RAIO DE LUZ NO FIM DO TÚNEL. A NOSSA SANTA CASA PODE SER REABERTA. Sou informado que o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Gaitano Laertes Pereira Antonaccio, ao lado dos diretores dessa grande entidade de classe, mostra-se disposto a lutar pela reabertura da nossa Santa Casa de Misericórdia de Manaus, fechada há seis anos.

É certo que, há um ano e sete meses, ou seja, desde o dia que assumi o mandato de vereador, tenho levantado, de forma isolada, a bandeira da Santa Casa. Nesse meio tempo, venho repetindo muito uma frase que, acredito, tem repercutido no coração das pessoas: A SANTA CASA PEDE MISERICÓRDIA.

Fico feliz em saber que, finalmente, já se pode visualizar uma luz no fim do túnel. Nesse meio tempo, acredito que conseguimos criar uma consciência nas pessoas sobre a necessidade da Santa Casa ser revitalizada, de novo escancarar as suas portas para quem precisa tratar da sua saúde e de seus familiares.

Nesses quase dois anos de campanha, que envolveu um abaixo-assinado de quase 100 mil assinaturas nas ruas, a limpeza da Santa Casa e a organização de dois seminários, onde ouvimos a experiência de administradores de quatro grandes Santas Casas deste país: Santa Casa de Santos, a primeira do Brasil, construída em 1543; a Santa Casa de Porto Alegre, hoje um dos melhores hospitais do país; Santa Casa de Fortaleza, salva pela bravura do povo cearense; e da Santa Casa de Belém, exemplo de intervenção do estado, ocorrida com grande sucesso.

Os dois candidatos ao governo, Omar Aziz e Alfredo Nascimento igualmente me prometeram reabrir a nossa Santa Casa, caso vençam as eleições. O Alfredo Nascimento foi mais longe e já fez constar no seu projeto de governo que, eleito, vai reabrir a Santa Casa.

É muito importante que as forças vivas do Estado se unam para reabrir a Santa Casa. Trata-se do mais antigo hospital de Manaus, hoje integrando o complexo arquitetônico que compreende o Teatro Amazonas, a Igreja e Praça de São Sebastião, o Palácio da Justiça e a Santa Casa de Misericórdia. Dessas obras a Santa Casa é a mais antiga, com 130 anos de existência.

No decorrer dessa campanha, que teve como objetivo criar uma consciência da necessidade de revitalização desse grande hospital senti, de perto, um sentimento forte do povo de Manaus pela nossa Santa Casa. Ao longo da campanha, não encontrei uma única pessoa que não tivesse uma história com a Santa Casa. Às vezes era um que me dizia ter nascido na Santa Casa e saiu com vida; outro, afirmava que a sua mãe havia entrado quase morta na Santa Casa e saiu com vida; havia, ainda, o que disse que o pai foi atropelado, entrou muito mal na Santa Casa, mas de lá saiu andando.

A minha amiga Baby Rizzato me entrevistou dentro da Santa Casa e, quando avistou o apartamento onde teve a sua filha, chorou emocionada. Foi lindo. Puro e sincero sentimento por um hospital com tantas histórias de amor.

Companheiro Antonaccio, o povo de Manaus te agradece. Unidos, podemos trazer à vida esse grande hospital. A verdade é que valeu a pena tanta luta, pois, como dizia o poeta Fernando Pessoa: “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Por: Vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM

2 comentários:

  1. O prédio da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, data do ano de 1880. Durante longas décadas serviu ao povo amazonense. Segundo o articulista Ribamar Bessa, do jornal Diário do Amazonas, não foram encontradas nenhuma documentação anterior ao ano de 1950, ou seja, não conhecemos a sua história na totalidade.
    A Santa Casa, foi o local em que eu nasci, incluindo todos os meus irmãos, meu filho mais velho e, praticamente todos os manauenses que vieram ao mundo até a década de 80.
    Tenho um afilhado, o Jair Tupinanbá, no dia em que ele rompeu a bolsa da sua mãe, fui levá-la a pé até o hospital, resolveu dar o ar da graça bem em frente ao Ideal Clube, passei por uma situação muito difícil; por fim conseguimos chegar até o hospital; estava lotado, não teve jeito, o menino nasceu nos corredores.

    Fiquei muito triste e revoltado com o fechamento do hospital, incluive, fiz algumas postagem no nosso blog (www.jmartinsrocha.blogspot.com) e acompanho o excelente trabalho do vereador Mário Frota, em prol da reabertura do hospital. Parabéns vereador!

    ResponderExcluir
  2. Torço pela efetiva reabertura da santa casa, pois dei um certo tempo da minha vida nela. Porém o poder público não foi misericordioso com ela na época, então chegamos aonde até onde chegamos. É fato também que estamos interessados na abertura desta centenária casa de saúde. Fazer promessas nesta época de eleição é muito fácil. Vamos ver essas promessas vão sair das falacias e virar ações concreta e efetivas.
    Se for até o caso eu estou disposto a fazer minha renuncia do cargo que até o presente momento ocupo na diretoria da santa casa para não atrapalhar essas ações.
    Márcio de Souza, Secretário Geral da Diretoria Executiva da SCMM.

    ResponderExcluir

Fale conosco ou comente esta matéria