terça-feira, 10 de agosto de 2010

Moradores do Tarumã-Açu fazem denúncias e pedem apoio dos vereadores



Um grupo de moradores das comunidades rurais Jéferson Peres, Gurgel e Paraíso, localizadas no Tarumã-Açu, esteve na manhã de hoje (10) na Câmara Municipal de Manaus, onde pediram o apoio dos vereadores para não serem retirados do local. Representados por Ismael Oliveira, os moradores ocuparam a galeria da CMM junto com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Amazonas (MSTA) e do Movimento de Assentados do Amazonas.Segundo o líder comunitário Ismael Oliveira, uma pessoa identificada por Sidney que estaria a serviço do secretário Marcelo Dutra, titular da Semmas, teria mandado derrubar casas e agredido as pessoas. Para Oliveira, os funcionários municipais estão agindo fora da lei, já que a Terceira Vara da Justiça Federal proibiu qualquer ação por parte do Estado e Município naquela área. Ismael Oliveira pediu que os vereadores intercedessem junto ao secretário Marcelo Dutra para demitir o servidor acusado. O vereador Mário Frota (PDT), que pediu espaço para o líder comunitário falar na tribuna, propôs que os vereadores façam uma visita à área do Tarumã-Açu para conhecerem a realidade deles, independente do trabalho que a Comissão do Meio Ambiente da Casa está fazendo. O vice-presidente da CMM, vereador Paulo Nasser (PSC) recebeu um dossiê sobre a questão e disse que vai encaminhá-lo para que sejam tomadas providências, dentro do raio de ação legal da Câmara.

Fonte: João Dantas
Fotografia: Plutarco Botelho

Mário Frota aponta má educação dos policiais de trânsito



Os policiais militares estão ‘saindo dos eixos’ quando abordam motoristas durante as operações de fiscalização do trânsito, segundo denúncia apresentada hoje (09) pelo vereador Mário Frota (PDT) em pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus. “Blitz é uma coisa boa, mas os policiais não devem sair dos eixos, pois nem todo mundo é bandido”, alertou o parlamentar. Mário Frota chegou a sugerir a convocação do secretário de Segurança e do comandante da Polícia Militar, para informar à Câmara o que está acontecendo quanto à orientação dos policiais.

Um exemplo da atitude incorreta dos policiais na abordagem dos motoristas foi contado pelo vereador. Mário Frota se queixou que a esposa dele foi tratada com truculência e desrespeito por policiais militares que pararam o carro dela numa rua da cidade e se portaram com agressividade ofensiva e desnecessária.
O vereador aproveitou para esclarecer uma nota publicada no jornal Em Tempo, informando sobre um acidente de trânsito em que ele teria se envolvido. Frota esclareceu que o veículo em que viajava e que colidiu com outro está registrado no nome dele, mas pertence ao seu motorista. De acordo com ele, a dona do outro carro envolvido no acidente usou indevidamente seu nome e com isso, é passível de processo.

Fonte: Chris Reis
Fotografia: Heraldo Rocha