quinta-feira, 28 de junho de 2012

CPI DA ÁGUA DESVIA O AMAZONINO DO FOCO DAS INVESTIGAÇÕES



Texto: Vereador Mário Frota*
Agora o que não dá para entender é ver o Waldemir José, do PT, e o Joaquim Lucena, do PSB, fazerem o jogo da mentira desse pessoal. Por que eles não se rebelam e denunciam essa farsa?
Brincadeira tem hora. Agora os vereadores que brincam de CPI noticiam que vão à Zona Leste e Zona Norte conversar com as pessoas que lá moram para saber por que elas não têm água.
Ora, até as pedras de Manaus sabem que os bairros destas duas zonas da cidade padecem da falta de água e que, para ter um pouco desse líquido abençoado em casa, enfrentam duas situações: ou usam água de cacimba mesmo, ou se sujeitam a comprar de alguém que tem poço perfurado.
Será que esses vereadores sabem mesmo onde fica as Zonas Leste e Norte, ou será que eles chegaram do planeta Marte? E, daí, com toda razão, não devem conhecer nem mesmo o bairro onde moram. Ironia à parte. Esse pessoal não convoca o Amazonino, que é o maior vilão dessa história, e fica nessa conversa fiada, papo para boi dormir, de que tem que ir às Zonas Leste e Norte para entender porque essas áreas não são servidas de água. Nunca vi coisa mais ridícula.
É óbvio que a maioria dos vereadores que integram a CPI têm razão de sobra para desviar o Amazonino e os outros ex-prefeitos do foco das investigações da Comissão. Tudo bem. Agora o que não dá para entender é ver o Waldemir José, do PT, e o Joaquim Lucena, do PSB, fazerem o jogo da mentira desse pessoal. Por que eles não se rebelam e denunciam essa farsa? Por que estão sendo convicentes, bonzinhos, com tudo isso?
O certo é que 90 dias já se passaram, desde a data em que iniciaram os trabalhos da tal CPI. O que de concreto fizeram até agora? Resposta: convocaram para depor um morto e tentaram trazer outro sujeito que estava com pneumonia, internado num hospital. Agora trazer o Amazonino, nada. O tempo legal da Comissão está se esvaindo e ela continua na estaca zero. E vai continuar, obviamente, porque, como já disse antes, estão morrendo de medo de colocar o guizo no pescoço do gato.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.