sábado, 13 de novembro de 2010

CPMF – DILMA JOGA SUJO E TRATA ELEITOR COM DESPREZO



OS ASSESSORES DE DILMA ROUSEFF, ESQUECERAM DE DIZER A ILUSTRE SENHORA, QUE A QUESTÃO CPMF É NITROGLICERINA PURA. A presidente eleita, Dilma Rousseff, ao longo da campanha não deu uma palavra a respeito da Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF). Assunto que se pode dizer tratar-se de nitroglicerina pura para ser discutido em época eleitoral. Ato seguinte à eleição soltou um balão de ensaio, usando alguns dos governadores eleitos ou reeleitos, e prometeu analisar a criação do retorno da CPMF.

A reação logo se fez ouvir. Estourou como uma bomba. As pessoas se sentiram traídas e se indignaram com toda a razão. Ora, se era sua pretensão recriar a CPMF, porque então, ao longo da campanha eleitoral, não se pronunciou a respeito? Em minha opinião o nome disso é jogo sujo; é tratar os seus eleitores com o mais soberano desprezo. Vejamos: teria conseguido os votos que teve caso tivesse usado de sinceridade e afirmado, no programa eleitoral, que era seu propósito ressuscitar a CPMF?

O problema é que terminou mexendo em casa de maribondo, caba, como dizemos por aqui, e a confusão está posta e virou briga feia. Com a recriação da CPMF, o Brasil passa de 83 para 84 tributos, entre cobrança de impostos, taxas e contribuições. Somos os campeões do mundo em tributos. O problema é que há imposto de mais e retribuição em serviços à sociedade de menos. Por exemplo: quem está satisfeito com a segurança pública, com a saúde, com a educação, com o saneamento básico? Ora, na Inglaterra, país onde também os impostos são elevadíssimos, o povo não reclama desses serviços, considerados entre os melhores do planeta.

Espero, eu e todo mundo, principalmente os que votaram na presidenta eleita, que ela use de prudência e bom senso e não permita que tal fato ocorra, pois vai parecer traição, e traição da grossa a muita gente que nela acreditou.

A desculpa para a recriação desse imposto (é possível que venha com um outro nome), é que a saúde vai mal. Ora, quando foi que a saúde foi bem neste país, na época em que povo pagava a CPMF, criada no governo Fernando Henrique Cardoso? Conversa fiada. A saúde continuou igual, nem melhor e nem pior do que hoje. A desculpa esfarrapada só tem um objetivo: meter a mão no bolso do povo e retirar-lhe o último centavo para fazer frente, por exemplo, com a contratação de 24 mil cargos, ditos de confiança, na sua grande maioria para empregar cabos eleitorais do PT, o partido da boquinha, como o batizou o ex-governador do Rio de Janeiro, Antônio Garotinho.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM