sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

AUXÍLIO PALETÓ: SE PAGAREM VOU DOAR NOVAMENTE


Texto: Vereador Mário Frota*
Fiz a entrega do dinheiro e senti-me profundamente gratificado. Não fiz isso por demagogia como muitos podem pensar até porque, no passado, já fiz coisa igual.
Palavra dada, palavra cumprida. Conforme prometi, deduzindo o imposto de renda, entreguei em partes iguais o dinheiro que recebi da Câmara Municipal de Manaus, a título de auxílio paletó, a três entidades filantrópicas: Casa Mamãe Margarida, entidade que trata de crianças oriundas de famílias destruídas; Hospital do Câncer da Criança, que trata de crianças atingidas por essa terrível doença; e a Fazenda Esperança, a primeira instituição surgida em nosso Estado com propósito de salvar jovens vítima das drogas, esse cancro maldito destruidor de milhões de famílias mundo afora.
Fiz a entrega do dinheiro e senti-me profundamente gratificado. Não fiz isso por demagogia como muitos podem pensar até porque, no passado, já fiz coisa igual. Quando o Arthur foi eleito prefeito em l988, também fui eleito vereador. Logo que assumiu a Prefeitura, convocou extraordinariamente a Câmara Municipal com objetivo de aprovar uma mini reforma administrativa.
Tudo bem, naquela época a Lei mandava pagar todas as reuniões extraordinárias convocados pelo chefe do Poder Executivo.  Um único dia de trabalho dava direito aos vereadores de  receber o salário de um mês. Confesso que me senti incomodado com aquilo e, na frente da imprensa,  entreguei a quatro instituições de caridade o dinheiro que havia caído na minha conta.
Lembro-me que os colegas vereadores não gostaram e me tacharam de exibicionista e demagogo. É possível que alguns dos atuais colegas da Câmara digam a mesma coisa agora. Não interessa, podem dizer o que bem entenderem, pois pouco me importo com a opinião deles. Enquanto essa lei do auxílio paletó não cair, o que espero que ocorra em breve, vou continuar fazendo o que fiz agora.   

*Advogado;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.