sexta-feira, 25 de abril de 2014

DOUTOR HONORIS CAUSA OU EDUCADOR E FILÓLOGO DE MENTIRINHA?




Por: Vereador Mário Frota*
E aí é que o bicho pega, pois, Lula da Silva não é somente analfabeto em português, assim como em qualquer outra língua, a exemplo do espanhol falado nas salas da vetusta Salamanca.
Confesso que fiquei perplexo ao ler, nos jornais, que a Universidade de Salamanca, a escola de nível superior mais antiga da Europa, concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao Lula da Silva, na categoria Educação e Filologia. Por essa histórica universidade passaram nomes ilustres, a exemplo de Hernán Cortez, o conquistador do México, Calderon de La Barca, escritor e poeta de renome internacional, Miguel de Unamuno, escritor e filósofo, que por três vezes foi reitor dessa grande universidade, Adolfo Soares, o primeiro presidente do governo democrático pós-ditadura franquista, Juan Yepes Álvarez, mais conhecido por João da Cruz, místico, teólogo e santo da Igreja Católica, entre outras centenas de nomes igualmente ilustres.
Sobre educação, pessoalmente eu e todo o povo brasileiro gostaríamos de saber que tipo de contribuição o Lula, em seus oito anos, como presidente da República, proporcionou a este País. Nesse meio tempo, melhorou a educação hoje ministrada nas escolas do primeiro e do segundo grau? Em que mudou o ensino nas 57 Universidades federais Brasil afora?
Pela educação do primeiro e segundo grau não fez coisa nenhuma. Quem tiver alguma dúvida sobre a tragédia que se abateu nessa área do ensino, basta examinar pesquisas que vêm sendo feitas por entidades internacionais, que nos colocam entre os piores do mundo no quesito educação, na rabeira, em companhia de países africanos e da América Latina subdesenvolvida, o que, convenhamos, é uma vergonha.
E quanto ao ensino universitário? Neste quesito, basta ver a decadência das universidades federais, sucateadas nesses últimos 10 anos de governo petista.  Os investimentos são ínfimos, praticamente inexistentes, e os salários dos seus professores são baixíssimos, de dar tristeza. Greves pipocam nessas universidades por mais recursos para manutenção dos cursos e por melhorias salarias reivindicadas pelos professores.
Sobre filologia, o dicionarista Antônio Houaiss, neste País, uma das maiores autoridades no assunto, define como sendo “o estudo científico do desenvolvimento de uma língua ou de famílias de línguas, em especial na pesquisa de sua história morfológica e fonológica, baseado em documentos escritos e em crítica dos textos nessas línguas”. E aí é que o bicho pega, pois, Lula da Silva não é somente analfabeto em português, assim como em qualquer outra língua, a exemplo do espanhol falado nas salas da vetusta Salamanca.
O que deduzo de tudo isso é que esses caras que deram esse diploma para o Lula são grandes gozadores ou absolutamente ignorantes sobre a formação intelectual do Barba, codinome de Lula,  informante (alcaguete) dos militares na época da ditadura, fato ora denunciado no livro ‘Assassinato de Reputações: Um Crime de Estado’, de Romeu Tuma Júnior. Depois de quatro meses do lançamento do dito livro, o “Doutor Honoris Causa” em altas bandalheiras, o chefão do mensalão, ainda não conseguiu reunir coragem suficiente para dizer que vai processar Tuma. O termo ‘quem cala consente’ cai, como uma luva, sobre a cabeça desse “educador e filólogo” de mentirinha.  E aqui vai uma pergunta que não quer calar: como uma universidade com tamanha história pode se prestar a tão extravagante palhaçada?    

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.