terça-feira, 20 de abril de 2010

AMAZONINO: ESCLEROSE OU POÇO DE CINISMO?



Amazonino: Esclerose, ou poço de cinismo.
Há duas semanas o prefeito Amazonino afirmou, em alto e bom som, que os corujinhas não passavam de caça níqueis. Deu a entender que se tratava de uma malandragem da Prefeitura para arrancar dinheiro do bolso do povo. Pelo menos é o que todo mundo, medianamente inteligente, entendeu. O reizinho é um poço de cinismo ou está esclerosado.

Agora vem anunciar, pelos mesmos jornais, que a prefeitura vai instalar 72 corujinhas em lugares estratégicos da cidade. Trata-se de absoluta falta de pudor. Ontem tachou os 39 corujinhas já existentes de caça níqueis e, agora, na maior cara de pau, diz que daqui a 60 dias serão instalados 72, ou seja, quase o dobro. O negão é o cara. Um dia ele manda cacete nos corujinhas, tachando-os de caça níqueis; no outro, ele anuncia que vai contratar uma outra empresa, a Consiadei, que é de um amigo que o ajudou com dinheiro na campanha passada. Só que agora não serão mais 39 corujinhas caça níqueis, mas 72. Não tem nada melhor do que ser amigo do rei.

Tivesse ele um mínimo de seriedade não teria emplacado na IMTT o incrível Siqueirinha, um ex-juiz com cara de gnomo que só entende de trânsito porque aprendeu a dirigir carro. Pois bem, esse Siqueirinha embolsou nada menos de seis milhões de reais a título de uma desapropriação feita no passado pelo próprio Amazonino. Coisa de pai para filho. É o que se pode chamar de administração dos amigos e para os amigos. A escolha do secretariado não é feita pelo critério do mérito, mas recai nos que adulam, bajulam e beijam o pés do chefe.

Enquanto que só pela educação, ou seja, através de campanhas orientando o povo a respeitar a sinalização do trânsito, a dirigir preocupado em proteger a vidas dos seus semelhantes, é que vamos diminuir os acidentes de trânsito. Por que, ao invés de corujinhas, os governantes não investem em programas educativos sobre o trânsito nas TVs e pelas rádios? Falta espírito público nessa turma que só pensa em arrecadar para ter mais dinheiro para meter no bolso.

Combati, com todas as minhas forças, os militares que tomaram o poder em 1964. Combati e orgulho-me de ter, ao lado de milhares de brasileiros, que não se renderam á prepotência do autoritarismo das baionetas, participado da derrubada daquele infame regime de força. Agora, o que não entendo, é porque a ditadura mensalmente patrocinava amplas campanhas educativas pela televisão e pelas rádios, não apenas sobre trânsito, mas também relacionadas à higiene pessoal (a exemplo da campanha que envolvia o personagem Sugismundo), enquanto, depois, na fase democrática, os governantes simplesmente se omitiram, lavaram as mãos, não se preocupando com campanhas educativas.

É por isso que o prefeito Amazonino prefere encher a cidade de corujinhas, de preferência instalar um desses caça-níqueis em cada esquina, para ajudar o amigo que o apoiou com grana na eleição passada. Quem se atreve a falar em campanha educativa para o Negão ele bota para correr. Não perca o seu tempo.

Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

ALÇA VIÁRIA EM FRENTE À UFAM


ALÇA VIÁRIA EM FRENTE À UFAM. O vereador Mário Frota apresentou requerimento, em forma de indicação, junto à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), solicitando ao prefeito Amazonino Mendes que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a realizar estudos de viabilidade técnica para a construção de uma Alça Viária na Avenida Rodrigo Otávio, em frente ao Mini Campus da Fundação Universidade do Amazonas, com a finalidade de desafogar o trânsito no trecho compreendido entre os bairros de Coroado e Japiim.
Gabinete do Vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Roberto Pacheco
Jornalista – Drt/AM 426



Manaus/AM., 05 de abril de 2010


REQUERIMENTO: 0561/2009
AUTOR: Vereador Mário Frota


Assunto: Requerer ao Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a realizar estudos de viabilidade técnica para a construção de uma Alça Viária na Avenida Rodrigo Otávio, em frente ao Mini Campus da Fundação Universidade do Amazonas.

Senhor Presidente, Senhores Vereadores e Senhoras Vereadoras.
Requeiro, em forma de indicação ao Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a realizar estudos de viabilidade técnica para a construção de uma Alça Viária na Avenida Rodrigo Otávio, em frente ao Mini Campus da Fundação Universidade do Amazonas, bem como, a retirada do sinal controlador do trânsito, com a finalidade de facilitar o acesso à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e descongestionar o tráfego de veículos naquela artéria.

JUSTIFICATIVAS

O desvio, controlado por um sinal de trânsito, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, em frente ao Mini Campus da Fundação Universidade do Amazonas, no sentido Coroado/Japiim está-se constituindo num verdadeiro gargalo, complicando a vida dos motoristas que trafegam na área e dificultando os trabalhos dos operadores da Engenharia de Trânsito.
No horário de pique, apesar da construção do Viaduto do Coroado, o trânsito fica totalmente congestionado no trecho que compreende aquele complexo viário, no início da área do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) até o desvio localizado em frente à UFAM.


Atenciosamente.

Vereador Mário Frota
Líder do PDT na CMM
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM





DEU NA IMPRENSA

Resumo das principais notícias veiculadas na mídia impressa referente às atividades parlamentares do vereador Mário Frota, no período de janeiro a abril de 2010.
Gabinete do vereador Mário Frota

MÁRIO FROTA NEGA ACORDOS FECHADOS
O vice-presidente do PDT, vereador Mário Frota disse que ninguém tem procuração para falar individualmente em nome do partido. A declaração tem o objetivo de desmentir a informação de que o PDT apoiará o nome indicado pelo presidente Lula.
Coluna: Fale com a gente
Jornal Diário do Amazonas
Domingo, 18/04/2010


CACIQUE
O vereador Mário Frota informou que seu partido, o PDT, vai discutir com todos seus membros qual candidato irá apoiar para o governo do Estado, nas eleições de outubro. Frota disse que ninguém está autorizado a falar pelo partido e que o PDT não tem cacique, por isso as decisões são tomadas pelo coletivo. O vereador adiantou que o PDT marcha com a candidata do PT, Dilma Rousseff, à Presidência da República e que terá candidato próprio ao Senado.
Coluna: Perfil
Jornal de Comércio
Sábado e Domingo, 18 e 19/04/2010


CACIQUE
O vereador Mário Frota (PDT) ficou incomodado com os rumores de que o PDT teria fechado acordo com o PR de Alfredo Nascimento. “Não tem essa de favas contadas. Não temos caciques. Somos um partido democrático e não vamos aceitar imposições de cima para baixo”, rebelou-se.
RESISTÊNCIA
Esta é a segunda vez, nos últimos dois anos, que Frota se rebela contra decisões de cúpula nacional. A primeira foi se opor à entrada do deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) na legenda. Na ocasião, Frota venceu a peleja.
Coluna: Contexto
Jornal: A Crítica
Sábado 17/04/2010


PDT INDEFINIDO
O vereador pedetista Mário Frota informou, ontem, em seu blog, que o PDT ainda não fechou com nenhuma candidatura majoritária, apesar de o presidente da sigla, senador Jefferson Praia, já ter acenado para o ex-ministro Alfredo Nascimento (PR).
DEFINIÇÃO PRÓXIMA
Segundo Mário Frota, o anúncio do nome que será apoiado pelo PDT será feito no encontro com os militantes nos dias 21 e 22 do mês que vem. Agora, tudo é especulação.
Coluna: Contexto
Jornal: Amazonas Em Tempo
Sábado, 17/04/2010


EVANDRO CARREIRA
Tarde, mas vai acontecer. O ex-governador Evandro Carreira, 83, será homenageado pela CMM com a mais importante honraria da Casa, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus. A homenagem foi proposta pelo vereador Mário Frota (PDT) há quase três anos.
Coluna: Sim & Não – Pinga Fogo
Jornal: A Crítica
Quarta-feira, 15/04/2010


EVANDRO CARREIRA
O vereador Mário Frota (PDT) vai insistir no apelo para que a CMM entregue ao ex-senador Evandro Carreira, 83, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus.
O reconhecimento a Carreira foi aprovado pela Casa em 2007, mas até agora não entregou a medalha.
Coluna: Sim & Não – Pinga Fogo
Jornal: A Crítica
Quarta-feira, 14/04/2010


CHAPA
A assessoria do vereador Mário Frota distribuiu informação ontem de que o PDT vai lançar no dia 1º de Maio o senador Jefferson Praia como pré-candidato a deputado federal para as eleições de 2010. Frota, segundo a notícia, vai encabeçar a chapa como candidato a governador.
HUMILHAÇÃO
Do vereador Mário Frota (PDT), sobre a nomeação do ex- prefeito Manoel Ribeiro para o Implurb: “ Para o Amazonino (Mendes) foi um problema de crise de consciência, mas para o ‘Maneca’ foi uma humilhação. Ele saiu da prefeitura (em 1988) escorraçado pelo Amazonino.”
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Sexta-feira, 09/04/2010


SE
O vereador Mário Frota (PDT), que tenta na justiça evitar a demolição do Vivaldão, apresentou a condição que o fará recuar da medida. “Se o Governo mostrar que a Fifa exigiu a demolição de estádio, eu retiro minha assinatura”.
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Quinta-feira, 08/04/2010


EMBATE
Dos posicionamentos contrários a ação contra a demolição do Vivaldão, tanto na Aleam quanto na CMM e do vereador Mitoso (PV), ontem, na CMM, talvez, tenha sido o mais contundente. Mitoso encarou o colega Mário Frota (PDT), questionou o porquê dele não ter se manifestado antes, já que é da Comissão de Esportes, e o acusou de ser contra a Copa em Manaus.
CANDIDATOS
O vereador Mário Frota e o deputado Luiz Castro – candidatíssimos à eleição de outubro - assinaram a ação do Instituto Amazônico da Cidadania, que tenta barrar a demolição do Vivaldão. Na Aleam, Castro foi o alvo da maioria dos parlamentares.
Coluna: Contexto
Jornal: Amazonas em Tempo
Quarta-feira, 07/04/2010


LEITURA
O governador Omar Aziz reagiu ontem ao vereador Mário Frota (PDT), que tenta na justiça impedir a demolição do Vivaldão. Disse que a discussão deveria ser puxada por Frota antes da licitação e pediu que o parlamentar estude mais o assunto.
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Terça-feira 06/04/2010


ABRAÇO
O deputado Luiz Castro (PPS), o vereador Mário Frota (PDT) e Instituto Amazônico da Cidadania planejam fazer uma manifestação contra a demolição do Estádio Vivaldo Lima. O ato consiste em um abraço simbólico em torno do Estádio. Resta saber se a iniciativa contará com tantos adeptos.
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Terça-feira 05/04/2010


PANFLETAGEM
O vereador oposicionista Mário Frota começou o pré-aquecimento para disputar as próximas eleições. Com a revitalização da Santa Casa de Misericórdia como uma das suas principais propostas, vai lançar sua candidatura à Aleam pelo PDT.
Coluna: Júlio Ventilari
Jornal: A Crítica
Terça-feira 30/03/2010


ELE É DEUS?
Do vereador Mário Frota (PDT), sobre o projeto do Executivo, que pretende acabar com satisfação que o prefeito Amazonino Mendes (PTB) tem que prestar à CMM antes de sair do País. “Quem ele pensa que é? Mais do que o presidente? Ele pensa que é Deus?”
Coluna: Sim & Não
Jornal: A Crítica
Terça-feira 30/03/2010



QUE HORROR...
Uma prova de total irresponsabilidade com a coisa pública, pode ser constatada por quem quiser: numa sala cheia de paredes rachadas, goteiras e cupim, no que sobrou do prédio da Santa Casa de Misericórdia, jogados no chão, encontram-se os balancetes e as prestações de conta da administração do doutor João Lúcio Machado, ex-provedor daquela instituição. Tudo no lixo, como, alias, está o próprio hospital, que, segundo bocas e bicos, dificilmente voltará a ser um lugar de cuidados com a saúde. Talvez até um point para abrigar artistas e seus trabalhos regionais. Para que a SC volte a funcionar, seria necessário uma injeção de mais de R$ 20 milhões, suficiente para a construção de dois hospitais modernos. *** Sobre a Santa Casa, Mário Frota falará no programa “Nosso Encontro” de hoje, no canal 4.
Coluna: Baby Rizzato
Jornal: A Crítica
Sábado 20/03/2010


BALBÚCIOS
O vereador Mário Frota (PDT) emitiu nota para explicar porque deixou o plenário da Casa antes do fim do discurso do prefeito: “Ele não distribuiu a mensagem, a acústica do plenário é péssima e, além disso, o Amazonino não fala, balbucia”.
Coluna: Sim & Não
Jornal A Crítica
Terça-feira, 09/02/2010


ESPERANÇA DO VEREADOR
O Vereador Mário Frota (PDT) tem a esperança de enquadrar o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, no Artigo 82-A da lei Orgânica do Município, que obriga os prefeitos a cumprirem suas promessas.
Coluna: Contexto
Jornal Amazonas Em Tempo
Domingo, 31/01/2010

ÁGUA
Os vereadores Hissa Abraão (PPS) e Mário Frota (PDT) vão visitar na próxima semana onze bairros para verificar o problema da água na cidade. Eles são integrantes da comissão especial criada pela CMM para investigar a falta d’água em Manaus.
Coluna: Sim & Não
Jornal A Crítica
Quarta-feira, 20/01/2010